A China desenvolveu aquela que é a primeira arma sónica portátil. O aparelho foi desenvolvido por militares em conjunto com as forças da Lei e pretende ajudar a dispersar multidões
Os investigadores da Chinese Academy of Sciences explicam que se trata, a nível mundial, da primeira arma sónica portátil. O instrumento causa um «efeito biológico» de desconforto extremo, com vibrações causadas nos ouvidos, nos olhos, no estômago, no fígado e no cérebro. O professor Xie Xiujuan explica que há um contentor em forma de tubo que alberga um gás inerte. Ao serem aquecidas, as partículas do gás vibram e criam um som profundo e monótono.
A arma dispara ondas contínuas de som de baixa frequência para produzir estas vibrações. Há vários estudos que mostram que este tipo de som causa tonturas, fadiga, dores de cabeça e até palpitações no coração, lembra o NY Post.
O aparelho surge numa altura em que a China está sob os holofotes mundiais pela forma como está a agir para controlar os protestos pró-democracia em Hong Kong.
A arma já passou os testes no terreno e os cientistas já terão concluído o estudo sobre os efeitos no corpo humano. Não há ainda indicações de quando é que o instrumento vai começar a ser usado.
http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-09-24-China-tem-arma-sonica-portatil-para-controlar-multidoes
Comentários
Enviar um comentário