Avançar para o conteúdo principal

Ainda se lembra dos pagers? Serviço resistiu no Japão mas agora chega ao fim


Apesar de ser uma tecnologia datada, o serviço da Tokyo Telemessage ainda tinha mais de 1.500 clientes. Em Portugal a descontinuação do serviço de chamada de pessoas, foi bastante mais “precoce”, com a última operadora a cessar a operação em 2002.

Por mais estranho que possa parecer, até esta semana o serviço de chamada de pessoas, conhecido por paging, ainda era uma realidade no Japão. Hoje, 1 de outubro, a única fornecedora do serviço no país decidiu pôr um ponto final no "negócio", focando-se agora em distribuir informações aos governos locais através dos seus serviços de mensagens.

Em Portugal a prestação do serviço que começou a ser utilizado a nível mundial a partir dos anos 80 foi descontinuada muito mais cedo, ainda em 2002, sendo substituída pelos telemóveis. De acordo com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), o paging é um serviço de telecomunicações móveis unidireccional, destinado ao envio de mensagens endereçadas não vocais de baixo débito, sonoras, numéricas e alfa-numéricas. O serviço pode ser prestado através de diversos tipos de redes e tecnologias, nomeadamente as baseadas nos sistemas POCSAG, FLEX e ERMES.

Apesar de ter deixado de produzir o pager há 20 anos, só agora é que a empresa japonesa Tokyo Telemessage descontinua oficialmente o serviço, dizendo que o foco passa a ser ajudar os governos locais através de mensagens de texto, nomeadamente na prevenção de catástrofes. Não deixando de agradecer aos últimos 1.500 clientes “resistentes”, a empresa garante que vai apostar noutras áreas em breve.

Pager em Portugal: qual a realidade do país?
Segundo a ANACOM, em Portugal o paging nunca "chegou a afirmar-se nos sistemas que lhe sucederam". Lançado a nível comercial em 1990, o paging contava em 1998 com 264.300 assinantes e com 11.847 chamadas feitas. No entanto, passados apenas dois anos, esses números passaram para 29.700 e 1.159, respetivamente e em 2001 a realidade era ainda mais negativa, com 5.400 assinantes e menos de 1.000 chamadas realizadas nesse ano.

A TMN, marca da Portugal Telecom, cessou a prestação deste serviço a 31 de julho de 2001, no Continente e Região Autónoma da Madeira, mantendo-se na Região Autónoma dos Açores até 31 de agosto. Já a Vodafone tinha cessado a prestação do paging a 31 de outubro de 2001.

Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Tempestade "Kristin": Conselho de Ministros adota medidas no montante de 2,5 mil milhões de euros

Conselho de Ministros, Lisboa, 1 fevereiro 2026 (Gonçalo Borges Dias/GPM)  O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, anunciou hoje, dia 1 de fevereiro, a adoção, pelo Conselho de Ministros, de um pacote de medidas destinado a apoiar as populações e as empresas na recuperação dos efeitos da tempestade "Kristin", que atingiu o território nacional na noite de 27 para 28 de janeiro. Além do prolongamento do estado de calamidade até 8 de fevereiro, foi apresentado um conjunto de medidas de emergência e de recuperação, num valor global de 2,5 mil milhões de euros, dirigido ao apoio aos cidadãos, às empresas e à recuperação de infraestruturas públicas e privadas. Aprovou uma Resolução do Conselho de Ministros (RCM) que alargou temporal e territorialmente a situação de calamidade em resultado da tempestade "Kristin", decretada pela RCM n.º 15-B/2026, nos seguintes termos: a) A situação de calamidade é prolongada até Às 23h59 do dia 8 de fevereiro de 2026,considerando as persist...

Isenção de portagens por uma semana para quem entra e sai em 4 nós de acesso da A8, A17, A14 e A19

  Isenção nas autoestradas A8, A17, A14 e A19 só se aplica a quem entra ou sai em quatro nós e não ao tráfego que atravessa as vias. Brisa vai acomodar 30% da receita perdida. Estado paga o resto. O Governo anunciou a isenção de portagens durante uma semana nos nós que servem as zonas afetadas pela depressão Kristin. Estas isenções vão abranger troços da A8, A17, A14 e A19 e vão começar a ser aplicadas à meia noite e estender-se até às 24 horas do dia 10 de fevereiro, a próxima terça-feira. O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, durante uma visita a uma empresa de Pombal. O Ministério das Infraestruturas e Habitação esclareceu entretanto, em comunicado que troços vão ficar isentos de portagens até 10 de fevereiro. E acrescentou que o tráfego que atravesse as autoestradas entre os nós acima referidos não será isentado. Fica isento todo o tráfego que tenha origem ou destino: Na A8, entre o nó de Valado de Frades e o nó de Leiria Nascente (COL); Na A17, entre o n...