Avançar para o conteúdo principal

NASA e ESA descobrem buraco negro assustador que devora 12 luas por dia


Foi descoberto um monstruoso buraco negro supermassivo no centro de uma galáxia. Segundo uma equipa de astrónomos da NASA e da ESA, os dados agora revelado indicam que o buraco negro consome grandes quantidades de material aquecido a cada nove horas. Um buraco negro é uma região do espaço da qual nada, nem mesmo partículas que se movem à velocidade da luz, podem escapar.

Nesse sentido, este é um novo comportamento de um buraco negro supermassivo que nunca tinha sido detetado antes pelos cientistas.

Este buraco negro consome quatro luas três vezes por dia
O buraco negro está situado bem no centro da galáxia GSN 069, a 250 milhões de anos-luz da Terra, e contém cerca de 400.000 vezes a massa do Sol. Os investigadores recorreram ao observatório de raios-X Chandra (NASA) e ao XMM-Newton (ESA) para concluir que este buraco negro consome, aproximadamente, quatro luas três vezes por dia.

Este comportamento é tão sem precedentes que tivemos de criar uma nova expressão para o descrever.
Referiu o investigador Miniutti.

O cientista, que é o primeiro autor de um artigo da Nature publicado este mês, descreveu o processo como “Erupções Quase-Periódicas de Raio-X”. A atividade do monstruoso buraco negro foi descoberta pela primeira vez pelo observatório de raios-X da ESA chamado XMM-Newton.

Grandes explosões vindas da galáxia GSN 069
Conforme foi veiculado, este observatório detetou duas explosões a 24 de dezembro de 2018. Posteriormente, após Miniutti e os seus colegas seguirem o fenómeno, encontram um mês depois mais cinco explosões na GSN 069. Além destas, o observatório de raios-X Chandra da NASA detetou outras três explosões adicionais no mês seguinte, a 14 de fevereiro.

Ao combinar os dados destes dois observatórios de raios-X, seguimos estas explosões periódicas durante pelo menos 54 dias. Isto dá-nos uma oportunidade única para testemunhar o fluxo de matéria para um buraco negro supermassivo, que acelera e desacelera repetidamente.
Explicou o coautor e cientista da ESA, Richard Sazton.

Nesse sentido, foi observado que o buraco negro desfruta das suas refeições “bem preparadas”. Isto porque a temperatura do gás que cai na sua direção aumenta em cerca de um milhão a 2,5 milhões de graus.

Pensamos que a origem da emissão de raios X é uma estrela que o buraco negro rasgou parcial ou completamente e está lentamente a consumir pouco a pouco.
Referiu Margherita Giustini da ESA.

Ainda há várias explicações sobre o que foi visto
Segundo o que afirmou Giustini, a origem das explosões repetidas era “uma história completamente diferente” e precisava de ser mais estudada. Desta forma, os autores sugerem que há duas explicações possíveis para as explosões.

Uma delas é que a energia se acumula durante o consumo até que se torna instável e a matéria cai rapidamente no buraco negro produzindo as explosões, o ciclo é então repetido. Por outro lado, a outra teoria dos investigadores refere que pode haver uma interação entre a matéria que está a ser consumida e um corpo secundário orbitando o buraco negro, talvez os restos de uma estrela parcialmente digerida.

Os novos dados dos observatórios Chandra e XMM-Newton implicam que o tamanho e a duração das refeições do buraco negro diminuiu e a distância entre elas aumentou. Por isso, as observações futuras desta descoberta serão cruciais para ver se a tendência continua.

https://pplware.sapo.pt/ciencia/nasa-e-esa-descobrem-buraco-negro-assustador-que-devora-12-luas-por-dia/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Componentes baratos para PC? Estas são as armadilhas a evitar!

  Com as placas gráficas a preços cada vez mais altos, apesar de pouco ou nada mudarem de um ano para o outro, é normal tentar cortar nos outros componentes quando se monta um PC gaming. Mas atenção: o barato pode sair caro! Poupanças mal pensadas em peças como motherboard, memória, PSU ou até a caixa, podem transformar um setup promissor numa máquina cheia de problemas. Aqui ficam 7 sinais de alerta que deves ter em conta antes de carregar no “comprar”. 1. CPUs dual-core Há 20 anos eram topo de gama. Hoje, são… fósseis tecnológicos. - Advertisement - Processadores com dois núcleos ou apenas 4 threads estão muito abaixo do mínimo aceitável para 2025, e pior ainda se quiser montar uma máquina capaz de aguentar alguns anos. No mínimo, olha para um Intel Core i3-12100F ou um AMD Ryzen 5 5500, ambos muito mais equilibrados. Se o orçamento apertar, o Ryzen 5 5600G traz gráficos integrados decentes para aguentar enquanto não compras uma gráfica dedicada. 2. RAM single-channel Colocar só ...