Avançar para o conteúdo principal

Estudo: Tesla está a preparar bateria que dura 1,6 milhões de quilómetros


Elon Musk já tinha revelado e surge agora um estudo que o comprova: a Tesla está a desenvolver uma bateria que tem capacidade para um milhão de milhas (1,6 milhões de quilómetros).

Um estudo da Dalhousie University, do Canadá, revela em detalhe o método químico que irá permitir a criação de uma célula que permite que as baterias conservem energia durante mais tempo. A Universidade tem um acordo exclusivo com a Tesla, pelo que se suspeita de que será esta tecnologia que permitiu a Musk avançar em abril que a empresa estava a trabalhar na bateria de um milhão de milhas (ou 1,6 milhões de quilómetros).

O documento a que a Wired teve acesso descreve que as baterias possam ser usadas em frotas de carros autónomos e camiões que tenham de percorrer grandes distâncias, como é o caso do Tesla Semi, por exemplo.

Apesar de o estudo mostrar integralmente todo o processo químico, ou seja, quem o ler terá capacidade de o replicar, a Tesla não demonstra grande preocupação, pois já terá possivelmente um processo ainda melhor, algo que a fabricante não confirma.

A investigação revela que, após quatro mil ciclos de carga e descarga, as baterias perderam apenas 10% de capacidade. Um estudo de 2014 concluia que as baterias de iões de lítio perdem 50% da sua capacidade após mil ciclos.

A Tesla e Jeff Dahn, que lidera a equipa por trás do estudo, receberam o registo de uma patente para uma tecnologia semelhante à que é descrita no documento pouco tempo depois de esta investigação ter sido tornada pública.

http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/ciencia/2019-09-23-Estudo-Tesla-esta-a-preparar-bateria-que-dura-16-milhoes-de-quilometros

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di