Avançar para o conteúdo principal

A criptomoeda Ethereum consumia, anualmente, a mesma quantidade de eletricidade que a Nova Zelândia. Agora isso acabou


© 2018 QuoteInspector.com


 A criptomoeda Ethereum, a segunda mais importante do mundo depois da Bitcoin, completou esta quinta-feira uma mutação tecnológica fundamental para o seu futuro, que lhe permitirá reduzir o seu consumo de energia em praticamente 99%.


"Acabou! (...) A todos os que contribuíram para o sucesso da The Merge ('fusão'): hoje podem sentir-se muito orgulhosos" escreveu na rede social Twitter Vitalik Buterin, co-fundador desta blockchain.


Como todas as criptomoedas, a Ethereum começou a funcionar por meio de uma cadeia de blocos de instruções criptografadas, que são criados incessantemente por milhares de computadores por todo o mundo, de forma autónoma e automática.


Com essa operação, a moeda, que representa 20% do mercado (40% para a Bitcoin), passa por um sistema conhecido como "proof of work" ("prova de trabalho"), que atesta que o registo foi feito por esses computadores, até a "proof of stake" ("prova de aposta"), em que basicamente são recompensados aqueles que aportam financeiramente o seu capital.


É uma mudança complexa que, do ponto de vista ecológico, tem um enorme impacto no mundo das criptomoedas. Estima-se que a operação da Ethereum até agora consumia anualmente a mesma quantidade de eletricidade que a Nova Zelândia.


"Tudo aconteceu exatamente como planeado", disse Simon Polrot, especialista em blockchain e ex-presidente da Associação para o Desenvolvimento de Ativos Digitais, à AFP.


O preço da Ethereum foi recuperando nas plataformas de criptomoedas nesta quinta-feira, como a CoinMarket.


As criptomoedas são uma criação totalmente informatizada e virtual, baseada apenas na fiabilidade da sua solvência nos mercados graças às blockchains, que supostamente são infalsificáveis.


A Ethereum é fundamental nesse mercado tão volátil, já que praticamente todos os negócios no mundo da arte digital são feitas com essa moeda.


Praticamente todos os tokens não fungíveis (NFTs), que são uma espécie de título de propriedade de obras de arte digitais, são criados na blockchain da Ethereum.


"Os aplicativos financeiros descentralizados", que permitem empréstimos por meio de criptomoedas, "funcionam corretamente", disse à AFP Manuel Valente, da plataforma francesa Coinhouse.


De acordo com Charlie Erith, diretor do fundo de investimento em criptoativos ByteTree AM, a participação de mercado da Ethereum pode crescer "nos próximos meses e anos".


Essa porcentagem pode "atingir 25% até o final do ano e 30% até o final do próximo ano", confirmou Edouard Hindi, diretor de investimentos do fundo Tyr Capital em Genebra.


As criptomoedas têm sido alvos de críticas de associações ambientalistas por essa voracidade energética.


Com essa mudança, as críticas podem desaparecer rapidamente.


Mas Ethereum enfrenta outro problema cuja evolução terá que ser monitorada nos próximos meses.


Os donos de grandes computadores com enorme poder computacional, que agora sairão de jogo, ameaçam manter a antiga forma de operação, que era uma lucrativa fonte de renda.


Isso poderia efetivamente criar um "fork", ou seja, duas blockchains diferentes com o mesmo nome.


O mundo das criptomoedas e NFTs é objeto de um enorme frenesi especulativo.


Um criador de NFT chamado VanityBlocks anunciou nesta quinta-feira que havia criado um token do último "bloco" criado usando o método de "prova de trabalho" do Ethereum, pouco antes da mudança histórica.


A plataforma de negociação de arte digital OpenSea oferecia essa imagem (dois olhos em um fundo preto) e, de acordo com o histórico de vendas, houve uma oferta de 10 ethereum pelo NFT


A criptomoeda Ethereum consumia, anualmente, a mesma quantidade de eletricidade que a Nova Zelândia. Agora isso acabou - Atualidade - SAPO 24


Comentários

Notícias mais vistas:

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

O que se sabe sobre a esfera 'alienígena' que pousou na Colômbia?

Em 2025, uma descoberta inusitada chamou a atenção de cientistas e moradores de  Buga , uma cidade no departamento de  Vale do Cauca , na Colômbia. Uma esfera prateada, descrita por alguns como  "alienígena",  foi encontrada após testemunhas relatarem ter visto o objeto realizando movimentos no céu antes de  "pousar"  na região. A cidade, conhecida por seu santuário religioso e belas paisagens, tornou-se o centro de um mistério que desperta curiosidade e especulação. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas Foto: Reprodução / Perfil Brasil O objeto, que foi rapidamente recuperado após seu pouso, possui características intrigantes. Segundo os relatos, a esfera apresenta figuras gravadas em sua superfície e uma estrutura interna complexa, composta por três camadas de material semelhante a metal. No interior, foram encontradas 18 microesferas que circundam um núcleo ce...