Fintech deu pelo ataque informático a 10 de setembro. Garante tê-lo resolvido logo no dia seguinte. Pede desculpa e diz continuar a ser uma plataforma segura.
José Varela Rodrigues
A Revolut foi alvo de um ataque informático, confirmou um porta-voz da fintech com sede em Londres ao site Techcrunch. O Dinheiro Vivo também já confirmou a intrusão junto de fonte oficial da empresa. O ciberataque foi identificado a 10 de setembro e terá exposto os dados de cerca de 50 mil clientes.
De acordo com a fintech criada por Nikolay Storonsky e Vlad Yatsenko, uma entidade não autorizada concretizou um "ataque direcionado", conseguindo ter acesso aos dados de "uma pequena percentagem (0,16%) dos clientes".
A resposta de fonte oficial, enviada à redação por e-mail, não foi mais precisa que isto. No entanto, segundo o TechCrunch, a empresa já informou as autoridades da Lituânia, país onde a atividade bancária da Revolut está registada, tendo informado sobre uma intrusão não autorizada a cerca de 50 mil clientes da Revolut (incluindo mais de 21 mil clientes são da União Europeia).
O Dinheiro Vivo questionou a Revolut se entre os clientes afetados há portugueses (ou clientes registados em Portugal), mas a fintech rejeita revelar esse tipo de informação específica.
Fonte oficial refere que o acesso indevido aos dados dos clientes ocorreu "por um curto período de tempo". A empresa considera ter neutralizado o ataque informático logo no dia seguinte à identificação do mesmo.
"Identificámos e isolámos imediatamente o ataque para limitar efetivamente o seu impacto e entramos em contacto com os clientes afetados", acrescenta fonte oficial. Todos os clientes afetados já terão sido contactados.
A Revolut garante, ainda, que quem não recebeu qualquer e-mail da fintech, alertando para o sucedido, é porque "não foi afetado", ou seja, não ficou com os dados pessoais expostos. A mesma fonte assevera que não houve acesso ou roubo a "quaisquer fundos" registados na fintech.
"O dinheiro dos nossos clientes está seguro - como sempre esteve", afirma fonte oficial, considerando que a plataforma da Revolut está a funcionar corretamente e, por isso, os clientes "podem continuar a usar os seus cartões e contas normalmente".
"Levamos incidentes como este verdadeiramente a sério e gostaríamos de pedir sinceras desculpas a todos os clientes que foram afetados, a segurança dos nossos clientes e os seus dados são a principal prioridade da Revolut", conclui.
Revolut sofre ciberataque e dados de 50 mil clientes ficam expostos (dinheirovivo.pt)
Comentário do Wilson:
Ficamos sem saber se Revolut agradecei e recompensou os hackers pela descoberta desta vulnerabilidade ou se iremos ter publicados os dados desses 50 mil clientes?
Os hackers não trabalham de graça, a função deles é encontrar vulnerabilidades e comunicá-las à entidade esperando em troca uma recompensa.
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