Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Lisboa vai dar até 1.500 euros às famílias mais carenciadas


Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa: Foto DR


 O fundo de emergência social de 4,4 milhões de euros vai ser gerido pelas juntas de freguesia.


A Câmara Municipal de Lisboa criou um fundo de 4,4 milhões de euros a entregar às juntas de freguesia da capital, que pode resultar num apoio de 1.500 euros às famílias mais carenciadas.


A proposta foi aprovada por maioria na assembleia municipal, com a abstenção dos deputados municipais não-inscritos Miguel Graça e Daniela Serralha (eleitos pela coligação PS/Livre) e das deputadas do PS Sofia Escária e Simonetta Luz Afonso, e com os votos a favor dos grupos municipais do BE, Livre, PEV, PCP, PS, PSD, PAN, IL, MPT, PPM, Aliança, CDS-PP e Chega.


Em entrevista à RTP, na última noite, Carlos Moedas destacou que “as freguesias têm aqui um papel importantíssimo (…) para apoiar as famílias que têm necessidades mais imediatas”.


“É dinheiro da Câmara Municipal que é dado às freguesias e as freguesias podem ajudar as famílias diretamente com um cheque, muitas vezes entre 1.000 e 1.500 euros, para pagar a renda da sua casa, para ajudar alimentarmente, para ajudar IPSS que muitas vezes vão ajudar essas famílias”, explicou o autarca.


Se a família estiver em dificuldade “fala com o presidente da sua junta, ele vê qual é a situação e pode ajudar, por exemplo, a pagar a renda de casa”, acrescentou.


Segundo o autarca trata-se de um “fundo de emergência social muito flexível que pode ter de abranger várias famílias”.


Moedas anunciou ainda que autarquia vai aumentar a devolução do IRS que os lisboetas pagam à Câmara, já no próximo ano, de 3% para 3,5% e a isenção de IMI para quem tem até 35 anos.


Câmara de Lisboa vai dar até 1.500 euros às famílias mais carenciadas - Renascença (sapo.pt)

Câmara de Lisboa pode dar 1500 euros às famílias mais carenciadas | Lisboa | PÚBLICO (publico.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di