Avançar para o conteúdo principal

Windows tem cada vez mais ataques de ransomware. Faça já isto!



Primeiro vamos olhar para para a proteção contra ransomware do Windows 10

Assim na barra de pesquisa escreva ransomware como mostra a imagem abaixo. Clique por cima da opção Proteção contra ransomware do lado esquerdo do menu do Windows 10 e do lado direito clique em abrir.


Isto leva-nos a próxima janela. Para ficar protegido agora mesmo só tem de dar um clique no botão que está abaixo de Acesso controlado a pastas. Quando ligar esta opção vai ganhar logo muito mais proteção conta esta ameaça.


Muitas pessoas não conhecem esta opção, nem sequer estão protegidas. Tudo porque ela vem desativada por defeito. Assim, de uma forma totalmente grátis, podemos ficar protegidos de imediato!


Ter esta opção ativada é algo quase crítico. Sobretudo para quem não tem outro antivírus instalado no computador, para além do Windows Defender, que é o sistema nativo da Microsoft.


Claro que apesar de tudo isto, é boa ideia ter também um backup de todo o sistema. Isto porque não há mecanismos infalíveis e mesmo com esta forma de proteção alguma ameaça mais perigosa pode entrar.


Ativar no novo sistema operativo da Microsoft

No Windows 11 o processo é praticamente o mesmo. Dito isto, vá ao menu Iniciar e na pesquisa escreva ransomware. Agora do lado direito, depois de ter surgido a opção Ransomware Protection escolha Open.


Agora e onde diz Controlled folder access ative a opção.


Como vê é bastante simples e vale a pena.


https://www.leak.pt/windows-ransomware/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...