Avançar para o conteúdo principal

Japão e Mitsubishi ajudam Bill Gates a construir central nuclear Natrium


Bill Gates e Warren Buffett investem em conjunto no projeto. - Rick Wilking/Reuters


 A ideia inicial da Terra Power era constriur o reator Natrium com a ajuda da empresa estatal chinesa China National Nuclear Corp. Contudo, depois de Donald Trump ter restringido os acordos nucleares com a China, a equipa de Bill Gates viu-se forçada a procurar novos parceiros.


A Agência de Energia Atómica do Japão e a Mitsubishi vão ajudar a Terra Power de Bill Gates a contruir o reator nuclear Natrium, que será desenvolvido no Wyoming, nos Estados Unidos. A notícia foi este sábado avançada pelo diário japonês Yomiuri, que indica que que as partes vão assinar já este mês um acordo para fornecimento de suporte técnico.


O Natrium é um reator nuclear de última tecnologia, que vai ser desenvolvido pela TerraPower, de Bill Gates, e pela PacifiCorp, de Wareen Buffett. Apresentado em junho de 2021 como um ponto de viragem para o setor da energia, o projeto passa por desenvolver uma central nuclear mais pequena, com menos custos e de construção mais rápida.


O desenvolvimento do reator conta com um financiamento do governo dos Estados Unidos na ordem dos quatro mil milhões de dólares. Vai utilizar uma antiga fábrica de carvão no Wyoming, estado norte-americano com maior produção deste combustível fóssil no país. Prevê-se que o Natrium seja inaugurado em 2028.


A ideia inicial da Terra Power era constriur o reator Natrium com a ajuda da empresa estatal chinesa China National Nuclear Corp. Contudo, depois de Donald Trump ter restringido os acordos nucleares com a China, a equipa de Bill Gates viu-se forçada a procurar novos parceiros.



Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di