Avançar para o conteúdo principal

Ultra-rápido! Nova bateria dá 500 km de autonomia em menos de 5 minutos



 A Desten diz ter carregador para elétricos capaz de igualar o tempo de abastecimento de um carro a gasolina ou a gasóleo: atestado em menos de 5 minutos!

Os carregadores de alta velocidade vão ser fundamentais na democratização do automóvel elétrico, tornando-o em alternativa prática e exequível mesmo para o condutor que tem de percorrer centenas de quilómetros num dia e não pode gastar horas parado para recarregar as baterias.


A meta para a nova geração de elétricos é igualar o tempo médio do abastecimento de um carro a gasolina e a gasóleo, sendo que cada vez mais empresas garantem que isso é possível.


Depois do carregador Terra 360, dos suíços da ABB, a prometer 100 km de autonomia elétrica em menos de 3 minutos, os especialistas da Desten conseguem suplantar estes números, com o seu carregador ultrarrápido de 900 kW, capaz de uma carga completa em menos de 5 minutos.


A revelação aconteceu “à boleia” Piëch Automotive, que acaba de apresentar a versão de produção do seu belíssimo GT elétrico, que, além do estilo e das performances, surpreendeu pelos rapidíssimos tempos de carregamento anunciados: 4 minutos e 40 segundos para recuperar 500 km de autonomia.


Os números, referenciais até ao momento, só possíveis com recurso às novas baterias da Desten e do carregador ultrarrápido da empresa de Hong Kong, que já revelou alguns detalhes da tecnologia.

Num evento em Jakarta, Indonésia, a companhia explicou que “descobriu e desenvolveu novos materiais e novas células” que permitiram a criação de uma nova bateria para 3.000 ciclos de carregamento e mais de um milhão de quilómetros. Os especialistas querem mais detalhes…


Quando se conecta ao carregador de 900 kW, a nova bateria não aquece mais de 15º C acima da temperatura ambiente na bateria – taxa de descarga máxima de 10 Celsius. Informação que a empresa garante ter sido verificada por “organizações independentes”.


A principal dúvida reside agora nas especificações técnicas. De acordo com a New Atlas, o pack 4680 da Tesla tem uma potência nominal de 380 Wh/kg, enquanto a empresa de Hong Kong anuncia 160 Wh / kg.


A Desten afirma que os seus módulos, compostos por células de 19 Ah, não necessitam de refrigeração líquida, pelo que permitem acoplar mais unidades em menos espaço. Mas mais detalhes só serão disponibilizados mais à frente, mais perto do arranque da comercialização. A companhia asiática pretende instalar carregadores na via e comercializar também este tipo de equipamentos para uso doméstico, com todas as adaptações necessárias na rede para permitir carregamentos à velocidade incrível de 900 kW.


https://www.motor24.pt/noticias/ultra-rapido-novo-carregador-da-500-km-de-autonomia-em-menos-de-5-minutos/1537553/

Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...