A Desten diz ter carregador para elétricos capaz de igualar o tempo de abastecimento de um carro a gasolina ou a gasóleo: atestado em menos de 5 minutos!
Os carregadores de alta velocidade vão ser fundamentais na democratização do automóvel elétrico, tornando-o em alternativa prática e exequível mesmo para o condutor que tem de percorrer centenas de quilómetros num dia e não pode gastar horas parado para recarregar as baterias.
A meta para a nova geração de elétricos é igualar o tempo médio do abastecimento de um carro a gasolina e a gasóleo, sendo que cada vez mais empresas garantem que isso é possível.
Depois do carregador Terra 360, dos suíços da ABB, a prometer 100 km de autonomia elétrica em menos de 3 minutos, os especialistas da Desten conseguem suplantar estes números, com o seu carregador ultrarrápido de 900 kW, capaz de uma carga completa em menos de 5 minutos.
A revelação aconteceu “à boleia” Piëch Automotive, que acaba de apresentar a versão de produção do seu belíssimo GT elétrico, que, além do estilo e das performances, surpreendeu pelos rapidíssimos tempos de carregamento anunciados: 4 minutos e 40 segundos para recuperar 500 km de autonomia.
Os números, referenciais até ao momento, só possíveis com recurso às novas baterias da Desten e do carregador ultrarrápido da empresa de Hong Kong, que já revelou alguns detalhes da tecnologia.
Num evento em Jakarta, Indonésia, a companhia explicou que “descobriu e desenvolveu novos materiais e novas células” que permitiram a criação de uma nova bateria para 3.000 ciclos de carregamento e mais de um milhão de quilómetros. Os especialistas querem mais detalhes…
Quando se conecta ao carregador de 900 kW, a nova bateria não aquece mais de 15º C acima da temperatura ambiente na bateria – taxa de descarga máxima de 10 Celsius. Informação que a empresa garante ter sido verificada por “organizações independentes”.
A principal dúvida reside agora nas especificações técnicas. De acordo com a New Atlas, o pack 4680 da Tesla tem uma potência nominal de 380 Wh/kg, enquanto a empresa de Hong Kong anuncia 160 Wh / kg.
A Desten afirma que os seus módulos, compostos por células de 19 Ah, não necessitam de refrigeração líquida, pelo que permitem acoplar mais unidades em menos espaço. Mas mais detalhes só serão disponibilizados mais à frente, mais perto do arranque da comercialização. A companhia asiática pretende instalar carregadores na via e comercializar também este tipo de equipamentos para uso doméstico, com todas as adaptações necessárias na rede para permitir carregamentos à velocidade incrível de 900 kW.
Comentários
Enviar um comentário