Avançar para o conteúdo principal

Ultra-rápido! Nova bateria dá 500 km de autonomia em menos de 5 minutos



 A Desten diz ter carregador para elétricos capaz de igualar o tempo de abastecimento de um carro a gasolina ou a gasóleo: atestado em menos de 5 minutos!

Os carregadores de alta velocidade vão ser fundamentais na democratização do automóvel elétrico, tornando-o em alternativa prática e exequível mesmo para o condutor que tem de percorrer centenas de quilómetros num dia e não pode gastar horas parado para recarregar as baterias.


A meta para a nova geração de elétricos é igualar o tempo médio do abastecimento de um carro a gasolina e a gasóleo, sendo que cada vez mais empresas garantem que isso é possível.


Depois do carregador Terra 360, dos suíços da ABB, a prometer 100 km de autonomia elétrica em menos de 3 minutos, os especialistas da Desten conseguem suplantar estes números, com o seu carregador ultrarrápido de 900 kW, capaz de uma carga completa em menos de 5 minutos.


A revelação aconteceu “à boleia” Piëch Automotive, que acaba de apresentar a versão de produção do seu belíssimo GT elétrico, que, além do estilo e das performances, surpreendeu pelos rapidíssimos tempos de carregamento anunciados: 4 minutos e 40 segundos para recuperar 500 km de autonomia.


Os números, referenciais até ao momento, só possíveis com recurso às novas baterias da Desten e do carregador ultrarrápido da empresa de Hong Kong, que já revelou alguns detalhes da tecnologia.

Num evento em Jakarta, Indonésia, a companhia explicou que “descobriu e desenvolveu novos materiais e novas células” que permitiram a criação de uma nova bateria para 3.000 ciclos de carregamento e mais de um milhão de quilómetros. Os especialistas querem mais detalhes…


Quando se conecta ao carregador de 900 kW, a nova bateria não aquece mais de 15º C acima da temperatura ambiente na bateria – taxa de descarga máxima de 10 Celsius. Informação que a empresa garante ter sido verificada por “organizações independentes”.


A principal dúvida reside agora nas especificações técnicas. De acordo com a New Atlas, o pack 4680 da Tesla tem uma potência nominal de 380 Wh/kg, enquanto a empresa de Hong Kong anuncia 160 Wh / kg.


A Desten afirma que os seus módulos, compostos por células de 19 Ah, não necessitam de refrigeração líquida, pelo que permitem acoplar mais unidades em menos espaço. Mas mais detalhes só serão disponibilizados mais à frente, mais perto do arranque da comercialização. A companhia asiática pretende instalar carregadores na via e comercializar também este tipo de equipamentos para uso doméstico, com todas as adaptações necessárias na rede para permitir carregamentos à velocidade incrível de 900 kW.


https://www.motor24.pt/noticias/ultra-rapido-novo-carregador-da-500-km-de-autonomia-em-menos-de-5-minutos/1537553/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di