Avançar para o conteúdo principal

Ultra-rápido! Nova bateria dá 500 km de autonomia em menos de 5 minutos



 A Desten diz ter carregador para elétricos capaz de igualar o tempo de abastecimento de um carro a gasolina ou a gasóleo: atestado em menos de 5 minutos!

Os carregadores de alta velocidade vão ser fundamentais na democratização do automóvel elétrico, tornando-o em alternativa prática e exequível mesmo para o condutor que tem de percorrer centenas de quilómetros num dia e não pode gastar horas parado para recarregar as baterias.


A meta para a nova geração de elétricos é igualar o tempo médio do abastecimento de um carro a gasolina e a gasóleo, sendo que cada vez mais empresas garantem que isso é possível.


Depois do carregador Terra 360, dos suíços da ABB, a prometer 100 km de autonomia elétrica em menos de 3 minutos, os especialistas da Desten conseguem suplantar estes números, com o seu carregador ultrarrápido de 900 kW, capaz de uma carga completa em menos de 5 minutos.


A revelação aconteceu “à boleia” Piëch Automotive, que acaba de apresentar a versão de produção do seu belíssimo GT elétrico, que, além do estilo e das performances, surpreendeu pelos rapidíssimos tempos de carregamento anunciados: 4 minutos e 40 segundos para recuperar 500 km de autonomia.


Os números, referenciais até ao momento, só possíveis com recurso às novas baterias da Desten e do carregador ultrarrápido da empresa de Hong Kong, que já revelou alguns detalhes da tecnologia.

Num evento em Jakarta, Indonésia, a companhia explicou que “descobriu e desenvolveu novos materiais e novas células” que permitiram a criação de uma nova bateria para 3.000 ciclos de carregamento e mais de um milhão de quilómetros. Os especialistas querem mais detalhes…


Quando se conecta ao carregador de 900 kW, a nova bateria não aquece mais de 15º C acima da temperatura ambiente na bateria – taxa de descarga máxima de 10 Celsius. Informação que a empresa garante ter sido verificada por “organizações independentes”.


A principal dúvida reside agora nas especificações técnicas. De acordo com a New Atlas, o pack 4680 da Tesla tem uma potência nominal de 380 Wh/kg, enquanto a empresa de Hong Kong anuncia 160 Wh / kg.


A Desten afirma que os seus módulos, compostos por células de 19 Ah, não necessitam de refrigeração líquida, pelo que permitem acoplar mais unidades em menos espaço. Mas mais detalhes só serão disponibilizados mais à frente, mais perto do arranque da comercialização. A companhia asiática pretende instalar carregadores na via e comercializar também este tipo de equipamentos para uso doméstico, com todas as adaptações necessárias na rede para permitir carregamentos à velocidade incrível de 900 kW.


https://www.motor24.pt/noticias/ultra-rapido-novo-carregador-da-500-km-de-autonomia-em-menos-de-5-minutos/1537553/

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Defender a escola pública

 1. Escrevo sobre o conflito que envolve os professores preocupada, em primeiro lugar, com o efeito que este está a ter na degradação da escola pública, na imagem e na confiança dos pais no sistema educativo, nos danos que estão a ser causados a milhares de alunos cujas famílias não têm condições para lhes proporcionar explicações ou frequência de colégios privados. Parece-me importante que, nas negociações entre Governo e sindicatos, esta dimensão do problema seja equacionada. Escrevo, em segundo lugar, porque espero poder dar um contributo para a compreensão e boa resolução do conflito, apesar de todo o ruído e falta de capacidade para ouvir. 2. Nos anos pré-pandemia, eram muitos os sinais das dificuldades das escolas em prestar um serviço de qualidade. A existência de milhares de alunos sem professor, em várias disciplinas e em vários pontos do país, gerou um clamor sobre a falta de docentes e a fraca atratividade da carreira. Porém, o problema da falta de professores nas escola...