Avançar para o conteúdo principal

Ultra-rápido! Nova bateria dá 500 km de autonomia em menos de 5 minutos



 A Desten diz ter carregador para elétricos capaz de igualar o tempo de abastecimento de um carro a gasolina ou a gasóleo: atestado em menos de 5 minutos!

Os carregadores de alta velocidade vão ser fundamentais na democratização do automóvel elétrico, tornando-o em alternativa prática e exequível mesmo para o condutor que tem de percorrer centenas de quilómetros num dia e não pode gastar horas parado para recarregar as baterias.


A meta para a nova geração de elétricos é igualar o tempo médio do abastecimento de um carro a gasolina e a gasóleo, sendo que cada vez mais empresas garantem que isso é possível.


Depois do carregador Terra 360, dos suíços da ABB, a prometer 100 km de autonomia elétrica em menos de 3 minutos, os especialistas da Desten conseguem suplantar estes números, com o seu carregador ultrarrápido de 900 kW, capaz de uma carga completa em menos de 5 minutos.


A revelação aconteceu “à boleia” Piëch Automotive, que acaba de apresentar a versão de produção do seu belíssimo GT elétrico, que, além do estilo e das performances, surpreendeu pelos rapidíssimos tempos de carregamento anunciados: 4 minutos e 40 segundos para recuperar 500 km de autonomia.


Os números, referenciais até ao momento, só possíveis com recurso às novas baterias da Desten e do carregador ultrarrápido da empresa de Hong Kong, que já revelou alguns detalhes da tecnologia.

Num evento em Jakarta, Indonésia, a companhia explicou que “descobriu e desenvolveu novos materiais e novas células” que permitiram a criação de uma nova bateria para 3.000 ciclos de carregamento e mais de um milhão de quilómetros. Os especialistas querem mais detalhes…


Quando se conecta ao carregador de 900 kW, a nova bateria não aquece mais de 15º C acima da temperatura ambiente na bateria – taxa de descarga máxima de 10 Celsius. Informação que a empresa garante ter sido verificada por “organizações independentes”.


A principal dúvida reside agora nas especificações técnicas. De acordo com a New Atlas, o pack 4680 da Tesla tem uma potência nominal de 380 Wh/kg, enquanto a empresa de Hong Kong anuncia 160 Wh / kg.


A Desten afirma que os seus módulos, compostos por células de 19 Ah, não necessitam de refrigeração líquida, pelo que permitem acoplar mais unidades em menos espaço. Mas mais detalhes só serão disponibilizados mais à frente, mais perto do arranque da comercialização. A companhia asiática pretende instalar carregadores na via e comercializar também este tipo de equipamentos para uso doméstico, com todas as adaptações necessárias na rede para permitir carregamentos à velocidade incrível de 900 kW.


https://www.motor24.pt/noticias/ultra-rapido-novo-carregador-da-500-km-de-autonomia-em-menos-de-5-minutos/1537553/

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...