Avançar para o conteúdo principal

Feedzai lança primeira plataforma do mundo que impede crimes financeiros


Nuno Sebastião, CEO da Feedzai © D.R


 Com recurso à inteligência artificial a tecnológica portuguesa lançou a "RiskOps", uma plataforma que promete travar fraudes e lavagem de dinheiro, além de apoiar RGPD e políticas de compliance.


A Feedzai lançou na segunda-feira a RiskOps do mundo, a primeira plataforam de gestão de risco que, com recurso à inteligência artificial, permite travar fraudes e lavagem de dinheiro e contempla ferramentas para cumprir regulamentações e aderir a outras políticas de receitas, operacionais e de compliance, como o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) e a Diretiva Europeia de Serviços de Pagamento (PSD2).


Em comunicado, o quarto unicórnio português (empresa avaliada em mais de mil milhões de dólares), explicou que a nova plataforma permite aos departamento de análise de risco proteger operações. "A plataforma RiskOps da Feedzai tem uma abordagem à inteligência artificial centrada nas pessoas", lê-se, criando "perfis de risco hiperprecisos para uma experiência do cliente sem atrito em cada etapa".


A Feedzai assegurou que a nova plataforma "garante a eliminação de preconceito ou outros falsos positivos que degradam a confiança no sistema", deixando de utilizar "modelos genéricos", passando a recorrer a uma tecnologia "feita à medida para as fintechs com esquemas e variáveis que acompanham o fluxo de dinheiro desde o início".


"Os Chief Risk Officers agora têm de proteger mais do que apenas pagamentos digitais, mas também novos tipos de moedas, dinheiro real, criptomoedas, tokens e muito mais", realçou Nuno Sebastião, CEO da Feedzai.


Para o gestor, "o dinheiro está a evoluir e as organizações também precisam de desenvolver uma gestão de risco adequada para permanecerem relevantes no mercado".


De acordo com a empresa, o crime financeiro crescido devido à mudança global para os pagamentos digitais, estimando-se que "a lavagem de dinheiro seja equivalente a 2 biliões de dólares - 2,5% do PIB global - anualmente". Ora, realçou a empresa, à medida que os criminosos se têm tornado mais experientes, "a indústria tem respondido com soluções pontuais e isoladas" - "equipas de gestão de risco a recorrer a diferentes aplicações, a gerir e a atualizar software, em vez de pararem o crime financeiro e gerir o risco das instituições financeiras e consumidores".


A nova plataforma foi apresentada na conferência Money 20/20 em Las Vegas, num painel intitulado "100 ft Wave, 230 MPH, 3000 ft Cliff - Risk Management through the Eyes of World Champions", onde foi debatido a forma como o risco se aplica ao setor financeiro.


https://www.dinheirovivo.pt/empresas/tecnologia/feedzai-lanca-primeira-plataforma-do-mundo-que-impede-crimes-financeiros-14262133.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...