Avançar para o conteúdo principal

Suíça pediu ajuda a Rui Pinto para investigar o presidente da FIFA



 O contato com o Football Leaks ocorreu ainda antes de ser conhecida a identidade do denunciante português Rui Pinto.


As autoridades suíças pediram ao Football Leaks informações potencialmente incriminatórias sobre o presidente da FIFA, Gianni Infantino.


O pedido ocorreu quando ainda era desconhecida a identidade de Rui Pinto como o denunciante que divulgava segredos sobre os negócios do mundo do futebol, noticia esta quarta-feira o jornal Público.


O e-mail, que foi enviado pelas autoridades helvéticas no final de 2018, foi adicionado recentemente ao processo em Portugal no qual Rui Pinto responde pela alegada autoria de 90 crimes.


Conta o jornal que, no e-mail, o procurador Damian K. Graf, do cantão de Valais - região do sul da Suíça -, explica que tem a seu cargo uma investigação aos impactos das informações divulgadas pelo Football Leaks, em particular as alegações de que o actual presidente da FIFA, Gianni Infantino, teria atribuído vantagens indevidas a um outro magistrado suíço, Rinaldo Arnold.


O alegado favorecimento concedido por Infantino teria por base o objetivo de conseguir reunir-se secretamente com a figura máxima do Ministério Público suíço, Michael Lauber. As autoridades suspeitavam que Infantino teria aproveitado aqueles encontros para fazer desaparecer uma investigação sobre a concessão de um contrato de direitos televisivos a uma empresa offshore.


O procurador Damian K.Graf contactou primeiro um jornalista do grupo Tamedia, o membro helvético do consórcio internacional responsável pela divulgação das informações do Football Leaks. Foi então reencaminhado para a página gerida por Rui Pinto, que usava o pseudómino 'John' para esconder a sua identidade.


Rui Pinto respondeu uma semana após ter recebido a mensagem, a 17 de Dezembro de 2018, mostrando vontade de facultar os documentos. Mas o denunciante português informou que o contacto teria de ser feito através do seu advogado.


O Público refere ainda que , ao mesmo tempo que recebia o pedido de ajuda da Suíça, Rui Pinto ofereceu às autoridades maltesas informações sobre as actividades do grupo Doyen Sports Investment, com destaque para os empréstimos feitos pelo fundo de investimento a dirigentes desportivos a título particular.


A Doyen, que estava sediada em Malta, gere passes de jogadores de futebol. Na altura em que começaram a ser divulgadas as informações pelo Football Leaks, era uma das empresas mais poderosas no setor. A empresa acusa Rui Pinto de tentativa de extorsão.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/internacional/suica-pediu-ajuda-a-rui-pinto-para-investigar-o-presidente-da-fifa-14237185.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...