Avançar para o conteúdo principal

Suíça pediu ajuda a Rui Pinto para investigar o presidente da FIFA



 O contato com o Football Leaks ocorreu ainda antes de ser conhecida a identidade do denunciante português Rui Pinto.


As autoridades suíças pediram ao Football Leaks informações potencialmente incriminatórias sobre o presidente da FIFA, Gianni Infantino.


O pedido ocorreu quando ainda era desconhecida a identidade de Rui Pinto como o denunciante que divulgava segredos sobre os negócios do mundo do futebol, noticia esta quarta-feira o jornal Público.


O e-mail, que foi enviado pelas autoridades helvéticas no final de 2018, foi adicionado recentemente ao processo em Portugal no qual Rui Pinto responde pela alegada autoria de 90 crimes.


Conta o jornal que, no e-mail, o procurador Damian K. Graf, do cantão de Valais - região do sul da Suíça -, explica que tem a seu cargo uma investigação aos impactos das informações divulgadas pelo Football Leaks, em particular as alegações de que o actual presidente da FIFA, Gianni Infantino, teria atribuído vantagens indevidas a um outro magistrado suíço, Rinaldo Arnold.


O alegado favorecimento concedido por Infantino teria por base o objetivo de conseguir reunir-se secretamente com a figura máxima do Ministério Público suíço, Michael Lauber. As autoridades suspeitavam que Infantino teria aproveitado aqueles encontros para fazer desaparecer uma investigação sobre a concessão de um contrato de direitos televisivos a uma empresa offshore.


O procurador Damian K.Graf contactou primeiro um jornalista do grupo Tamedia, o membro helvético do consórcio internacional responsável pela divulgação das informações do Football Leaks. Foi então reencaminhado para a página gerida por Rui Pinto, que usava o pseudómino 'John' para esconder a sua identidade.


Rui Pinto respondeu uma semana após ter recebido a mensagem, a 17 de Dezembro de 2018, mostrando vontade de facultar os documentos. Mas o denunciante português informou que o contacto teria de ser feito através do seu advogado.


O Público refere ainda que , ao mesmo tempo que recebia o pedido de ajuda da Suíça, Rui Pinto ofereceu às autoridades maltesas informações sobre as actividades do grupo Doyen Sports Investment, com destaque para os empréstimos feitos pelo fundo de investimento a dirigentes desportivos a título particular.


A Doyen, que estava sediada em Malta, gere passes de jogadores de futebol. Na altura em que começaram a ser divulgadas as informações pelo Football Leaks, era uma das empresas mais poderosas no setor. A empresa acusa Rui Pinto de tentativa de extorsão.


https://www.dinheirovivo.pt/economia/internacional/suica-pediu-ajuda-a-rui-pinto-para-investigar-o-presidente-da-fifa-14237185.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di