Avançar para o conteúdo principal

Realizados os primeiros testes do sistema de transmissão de energia solar a partir do espaço


Energia solar captada a partir do espaço


 No início deste ano, os Estados Unidos da América (EUA) apresentaram um projeto inovador que envolvia a instalação de painéis solares numa nave espacial, por forma a enviar energia para outras naves espaciais. Agora, estão a considerar a possibilidade de aproveitar essa fonte renovável para enviar energia para a Terra.


Os primeiros testes desta iniciativa já foram concluídos.


O Air Force Research Laboratory dos EUA apresentou, no início deste ano, uma proposta que, à primeira vista, parecia retirada de um filme. O projeto da organização envolvia a instalação de painéis solares numa nave espacial, para enviar energia para outras naves espaciais. Contudo, agora, está a considerar a possibilidade de aproveitar essa fonte renovável, a ser instalada no espaço, para enviar energia para a Terra via radiofrequência.


Os benefícios da captação da energia solar do espaço são vários. Em primeiro lugar, são evitados obstáculos que podem reduzir a radiação. Em segundo lugar, os painéis podem adaptar a sua orientação para o sol, potencializando a sua eficiência e aproveitando ao máximo as horas de sol em cada região. Em terceiro lugar, porque a luz solar é mais forte fora da atmosfera da Terra, pelo que será captada mais energia.


Pelos benefícios que lhe estão associados, o Air Force Research Laboratory dos EUA já realizou o primeiro teste. Nesse, foi utilizado um 'azulejo sanduíche', por forma a converter com sucesso a energia solar em radiofrequência.


O 'azulejo sanduíche' é constituído por duas camadas: a primeira é um painel de células fotovoltaicas que recolhem a energia e a fornecem à segunda camada; a segunda é preenchida com componentes que permitem a conversão de raios solares em radiofrequência.


A conversão bem sucedida da luz solar em energia de radiofrequência numa arquitetura leve e escalável é um passo significativo na entrega dos componentes básicos de tecnologia para completar missões como a Arachne, que procura recarregar as naves espaciais fora da atmosfera.


Disse Jay Patel, vice-presidente da unidade de negócios de programas de teledeteção da Northrop Grumman.


Gestores do projeto James Winter (Air Force Research Laboratory) e Tara Theret (Northrop Grumman) a segurar as duas camadas do 'azulejo sanduíche'.


O teste realizado em laboratório utilizou um simulador solar para iluminar o lado fotovoltaico do 'azulejo sanduíche' e iniciar o processo de conversão.


Agora, a equipa será desafiada a continuar a desenvolver a tecnologia, para que esteja pronta para a missão prevista para 2025. Desta forma, a Arachne será a primeira a converter a luz solar em energia fora da Terra, sendo uma base desta tecnologia para o futuro.


https://pplware.sapo.pt/ciencia/realizados-os-primeiros-testes-do-sistema-de-transmissao-de-energia-solar-a-partir-do-espaco/comment-page-1/#comment-2947318


Comentário do Wilson:

e qual será a consequência dessa radiação nas aves e restante vida animal e vegetal mas proximidades do feixe?


Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...