Avançar para o conteúdo principal

Portugal, a SIC, a Sagres e o Continente aparecem em “Não Olhem Para Cima”



 Pode ter passado despercebido à maioria dos espectadores, mas foi usada uma imagem de arquivo do nosso País. E não faz sentido nenhum.


O mais recente filme da Netflix, que estreou a 24 de dezembro, trouxe-nos um elenco cheio de estrelas, como Leonardo DiCaprio, Jennifer Lawrence, Timothée Chalamet, Ariana Grande, Meryl Streep, Jonah Hill, entre outros. E, como todos sabem, desde esse dia que ocupa o primeiro lugar nos filmes mais vistos da plataforma (e o segundo dos conteúdos em geral). “Não Olhem Para Cima” foi escrito e realizado por Adam McKay e é uma sátira à crise da emergência climática.


Jennifer Lawrence interpreta uma estudante, enquanto Leonardo DiCaprio é o professor. A dupla de protagonistas descobre que há um cometa a aproximar-se com o potencial para destruir a Terra. Tentam avisar o mundo inteiro, através de entrevistas e de contactos com altos responsáveis estatais. Só que, para esespero de ambos, ninguém leva esses avisos a sério.


Quando os líderes mundiais finalmente percebem que o fim está iminente, começam a preparar missões espaciais para tentar salvar o planeta. Uma dessas missões prevê o lançamento de um foguetão capaz de desviar esse enorme cometa.


Durante esta cena, são mostradas imagens de várias partes do mundo, com os cidadãos desesperados a olhar para os grandes ecrãs que transmitem a missão em direto. Durante alguns segundos, podemos ver Portugal, numa transmissão da RTP e SIC, e patrocinada pela Sagres, Continente, Jogos Santa Casa e MEO. É irrefutável dizer que se trata mesmo do nosso País.


A imagem do momento em que Portugal assiste à missão.


O momento foi partilhado no Reddit, juntamente com a frase “Nada nesta imagem faz sentido”. No grande ecrã lemos “Ônibus espacial americano Savior é lançado”, mostrando mais uma vez que os americanos pensam que Portugal e Brasil são o mesmo país. Ao lado, vemos os símbolos da NASA, a bandeira de Portugal e, surpreendentemente, o símbolo da monarquia.


Os utilizadores da rede social foram rápidos a criticar o filme, especialmente pela mistura entre o português de Portugal e o português do Brasil. “Isto soa-me que tiraram a filmagem de um evento qualquer desportivo (futebol num ecrã gigante) e adicionaram uns gráficos em CGI para o filme. O que explica o Ônibus (tradução péssima de um estagiário qualquer e o símbolo do FPF ali no meio”, lê-se. “Isto deve ter sido tirado dum Euro qualquer, possivelmente o 2012 ou 16”, diz outro redditor.


Já foram reveladas várias histórias de bastidores sobre este filme — como a NiT tem contado. Por exemplo, depois de Jennifer Lawrence ter revelado que fumou erva para o papel e de dizer que teve um dia “infernal” na rodagem com Leonardo DiCaprio, foi divulgado que o seu colega protagonista teria odiado uma cena em que Meryl Streep aparentemente aparece nua. Depois, foi contada a história em que DiCaprio teve de entrar num lago gelado para salvar um dos seus cães. 


https://www.nit.pt/cultura/cinema/portugal-a-sic-e-o-continente-aparecem-em-nao-olhem-para-cima

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...