Avançar para o conteúdo principal

Covid-19: Lisboa e Vale do Tejo tem 4.400 doentes ativos. A situação é "complexa", descreve Graça Freitas


A diretora-geral da Saúde fez hoje um balanço da situação na região de Lisboa e Vale do Tejo. E alerta para a necessidade de manter o distanciamento: "nos últimos dias tem-se assistido em Lisboa a concentração de pessoas para lá do desejável".
Covid-19: Lisboa e Vale do Tejo tem 4.400 doentes ativos. A situação é
MÁRIO CRUZ/LUSA

A região de saúde de Lisboa e Vale do Tejo registou nas últimas 24 horas mais 323 infeções. Esta zona domina assim grande parte dos 350 novos casos que surgiram em Portugal até à meia-noite.

É uma "situação complexa", com "várias e diversas causas", explicou a diretora-geral da Saúde. Há surtos em fábricas, lares, obras e bairros, para além da circulação comunitária do vírus.

"Há surtos associados a diversas tipologias", disse Graça Freitas, em resposta aos jornalistas.

"O padrão em Lisboa é de adultos jovens e nem todas as situações estão ligadas a empresas, muitas destas estão no seio da comunidade. Há uma tendência para aliviar o comportamento".

"As pessoas jovens têm tendência a ter doença ligeira, mas isto não é uma constatação. E mesmo que eles tenham uma doença ligeira (...) podem transmitir [a doença] a grupos de risco, a pessoas mais idosas, aos seus familiares, pais, avós, tios e vão perpetuar a transmissão", alertou, desincentivando aglomerados e ajuntamentos.

“Não podem continuar a tolerar-se comportamentos que ponham em risco a saúde pública e sobretudo a saúde daqueles mais vulneráveis, os idosos e os doentes”, afirmou, apelando à população jovem "que altere o seu comportamento", mantendo o distanciamento e evitando ajuntamentos.

Questionada sobre a situação epidemiológica na região de Lisboa e Vale do Tejo, onde o aumento de novos casos tem sido, nos últimos dias, superior em relação ao resto do país, a diretora-geral reforçou que a situação é complexa.

“Quando digo complexa é porque tem várias e diversas causas”, explicou, referindo que além dos pequenos focos no polo industrial da Azambuja, em seis grandes obras, em bairros sociais e em lares, também se regista a circulação comunitária do vírus.

Segundo os últimos dados, na região de Lisboa e Vale do Tejo há cerca de 4.400 doentes ativos entre os 10.643 casos confirmados desde o início da pandemia, sendo que a maioria dos doentes (cerca de 5.700) já recuperou.

Sem adiantar se estão previstas medidas excecionais para Lisboa durante a terceira fase de desconfinamento, remetendo a questão para a reunião do Conselho de Ministros que decorre hoje, Graça Freitas aproveitou a conferência de imprensa para fazer um apelo à população jovem, que compõe a região.

Recordando que a sintomatologia da doença da covid-19 tende a ser ligeira nos mais jovens, a diretora-geral sublinhou que mesmo essas pessoas podem transmitir o vírus a grupos de risco e, por isso, também o comportamento dos jovens deve ser exemplar.

“O meu apelo para a população jovem é que evite concentrações, que mantenha a distância física, que altere o seu comportamento, porque depende de todos nós e do nosso comportamento interromper cadeias de transmissão”, afirmou.

Graça Freitas sublinhou ainda que as autoridades de saúde gostariam que os próprios cidadãos “autorregulassem” o seu comportamento, lamentando que, nos últimos dias, isso não se tem verificado na região de Lisboa, onde tende a haver uma maior concentração de pessoas nos espaços públicos.

Questionada sobre a possibilidade da reabertura dos centros comerciais durante a terceira fase de desconfinamento, que arranca segunda-feira, a diretora-geral não confirmou a medida, dizendo apenas que “o risco depende do comportamento” de cada um.

"Mesmo com os centros comerciais fechados, não se está a evitar grandes ajuntamentos noutros espaços", lamentou, dando como exemplo os cafés e mesmo os espaços ao ar livre.

"Nos últimos dias tem-se assistido em Lisboa a concentração de pessoas acima do desejável".

O presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, afirmou que é "natural" que os centros comerciais em Lisboa não abram já porque se tratam de espaços com "grande concentração de pessoas".

No caso dos trabalhadores, a diretora-geral da Saúde lembra que os empregadores "têm obrigações" às quais o ministério da Saúde não se pode substituir.

Portugal regista hoje 1.383 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que na quinta-feira e 31.946 infetados, mais 350, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Registam-se também 17 novos internamentos, o maior aumento de internados desde 7 de maio, e mais um internado em unidades de cuidados intensivos. Contabilizou-se ainda um aumento de 274 casos recuperados, fixando-se o total agora nos 18.911.


Comentários

Notícias mais vistas:

Já temos memória RAM a 1200€ em Portugal

  Crise da RAM em Portugal? preços disparam, pré-builds voltam a fazer sentido e a culpa é da IA. Sim, a febre já chegou a Portugal. Seja pelo stock “antigo” estar a escoar demasiado rápido, ou porque as lojas sabem que podem aproveitar a onda para fazer dinheiro a sério com o stock que tinham em armazém, a realidade é que os preços estão a aumentar a uma velocidade absurda. Por isso, se estás a montar um PC novo ou a pensar fazer upgrade de RAM, já levaste com o choque. Ou seja, kits que há meses custavam 60 ou 70 euros agora andam nos 400, 500 ou até 700 euros.  Não, não é exagero . Há quem tenha comprado 32 GB DDR5 6000 por 70 euros em março e hoje vê exatamente o mesmo kit a 700 euros. O que é que se passou para os preços da RAM ficarem fora de controlo em tão pouco tempo? RAM está a disparar. E não é só “ganância das lojas”. Sim, é verdade que os fornecedores e próprias lojas estão a aproveitar a onda. Porque o stock não desaparece assim de um momento para o outro. Mas a ...

J.K. Rowling

 Aos 17 anos, foi rejeitada na faculdade. Aos 25 anos, sua mãe morreu de doença. Aos 26 anos, mudou-se para Portugal para ensinar inglês. Aos 27 anos, casou. O marido abusou dela. Apesar disso, sua filha nasceu. Aos 28 anos, divorciou-se e foi diagnosticada com depressão severa. Aos 29 anos, era mãe solteira que vivia da segurança social. Aos 30 anos, ela não queria estar nesta terra. Mas ela dirigiu toda a sua paixão para fazer a única coisa que podia fazer melhor do que ninguém. E foi escrever. Aos 31 anos, finalmente publicou seu primeiro livro. Aos 35 anos, tinha publicado 4 livros e foi nomeada Autora do Ano. Aos 42 anos, vendeu 11 milhões de cópias do seu novo livro no primeiro dia do lançamento. Esta mulher é JK Rowling. Lembras de como ela pensou em suicídio aos 30 anos? Hoje, Harry Potter é uma marca global que vale mais de $15 bilhões. Nunca desista. Acredite em você mesmo. Seja apaixonado. Trabalhe duro. Nunca é tarde demais. Esta é J.K. Rowling. J. K. Rowling – Wikipédi...

Tens janelas de PVC? O truque do parafuso isola a casa no Inverno!

 Investiste em janelas de vidro duplo e caixilharia em PVC, mas nos dias de ventania continuas a sentir uma brisa fria a entrar ou ouves demasiado o ruído da rua? Antes de ligares ao instalador a reclamar, tens de verificar um pequeno detalhe mecânico na lateral da porta. Muitas janelas de PVC oscilobatentes têm um sistema de afinação de pressão que permite alternar entre o Modo de Verão e o Modo de Inverno. E o mais provável é que as tuas estejam no modo errado. Então como funciona o truque do parafuso nas Janelas de PVC? Janelas de PVC: o truque do parafuso está no “Bulão” Abre a tua janela. Na lateral metálica da folha (a parte que abre), vais encontrar umas pequenas peças cilíndricas de metal chamadas bulões. São estas peças que trancam a janela quando rodas o puxador. Se olhares com atenção, vais ver que esses pinos não são perfeitamente redondos ou têm uma pequena marca (um ponto ou uma ranhura). Assim eles funcionam como um parafuso excêntrico. Como fazer o Teste da Folha de...