Usar gel desinfetante à base de álcool na mãos é altamente recomendado para higienizar as mãos, sobretudo quando não é possível lavá-las com água e sabão. Todavia, muitas pessoas não estão a usar o produto corretamente.
© Shutterstock
Um novo estudo realizado pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, publicado na revista Emerging Infectious Diseases, e divulgado no portal Medical Daily, indica que usar gel antibacteriano durante pelo menos 30 segundos é eficaz na neutralização do SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
De acordo com a CDC, de modo a utilizar corretamente o gel desinfetante a pessoa deve aplicá-lo numa das mãos e depois esfregá-las juntamente, garantindo que passa a substância por todos os dedos até que seque.
Leia Também: Covid-19. Limpar as mãos com toalhitas funciona?
Adicionalmente, e caso seja possível, a agência norte-americana recomenda que lave previamente as mãos com água e sabão, isto porque os géis não são eficazes contra todos os tipos de germes e podem não funcionar adequadamente quando as mãos estão visivelmente sujas ou gordurosas.
Adicionalmente, o gel desinfetante não remove "químicos danosos das mãos, tais como pesticidas ou de metais pesados", alerta a CDC.
Como tal, lavar as mãos regular e minuciosamente, durante pelo menos 20 segundos, com água e sabão continua a ser melhor forma de prevenir a propagação de vírus.
Comentários
Enviar um comentário