Avançar para o conteúdo principal

Câmara de Sintra admite fecho de ruas para travar contágios

Gabinete de crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), reúne hoje em Lisboa, para um ponto de situação sobre a pandemia, a avançar com medidas para travar a pandemia, por Covid-19.

Marta Temido, ministra da Saúde; Duarte Cordeiro, Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares e coordenador da Região de Lisboa e Vale do Tejo e Basílio Horta, presidente da Câmara de Sintra, no Palácio Valenças em Sintra

A reunião do gabinete de crise da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), reúne hoje em Lisboa, para um ponto de situação sobre a pandemia em alguns dos concelhos da Área Metropolitana de Lisboa (AML), em particular em Sintra, Amadora, Lisboa, Loures e Odivelas, onde se tem registando um aumento significativo da casos de infeção por Covid-19, no último mês.

Entre os autarcas convocados para a reunião estão Fernando Medina (Lisboa), Basílio Horta (Sintra), Carla Tavares (Amadora), Hugo Martins (Odivelas) e Bernardino Soares (Loures), que devem discutir o eventual aprofundamento das medidas de contenção da pandemia.

No sábado, em Queluz, uma das freguesias que tem registado mais novos casos, recebeu a visita do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa que apelou aos jovens para “ajudem ainda mais nesta fase” da pandemia, considerando que este grupo etário “tem um papel fundamental” que é o de “dar o exemplo”. Até porque, “o vírus está aí”, avisou o chefe de Estado.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa esteve este sábado, no Parque Urbano Felício Loureiro em Queluz, acompanhado pelo presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta e pela ministra da Saúde, Marta Temido, para participar numa acção de sensibilização dos mais jovens para o combate à covid-19

Recorde-se, o presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta, confirmou na passada semana o encerramento de 34 bares/restaurantes em Queluz-Belas, a funcionar ilegalmente e deixou em cima da mesa a hipótese de se ir mais longe: “Temos de prevenir e prevenir é fechar bares, restaurantes e até ruas se necessário, quando se verificar que é a única forma de combater a pandemia”.

“Unidade, responsabilidade e ação é fundamental neste momento”, pede o presidente da Câmara de Sintra, no facebook, apelando a “comportamentos preventivos. Por todos”, para travar a pandemia.

O primeiro-ministro, António Costa, que vai estar presente na reunião desta segunda-feira, admitiu ontem a criação de um “quadro punitivo” para quem organizar e participar em festas ilegais e ajuntamentos e voltou a apelar ao cumprimento de todas as regras de segurança.

“O fim do período de confinamento obrigatório deu-nos mais liberdade, mas também mais responsabilidade. Depois de termos feito tudo bem até aqui, agora não vamos estragar. Senão é uma chatice ter as forças da ordem a atuar e autuar”, afirmou o governante.

Lisboa e Vale do Tejo (LVT) registou 77% dos novos casos de covid-19, [domingo] concentrando 225 das 292 novas infeções, segundo o boletim da situação epidemiológica em Portugal divulgado hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

https://sintranoticias.pt/2020/06/22/camara-de-sintra-admite-fecho-de-ruas-para-travar-contagios/


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di