Avançar para o conteúdo principal

Como tornar o seu frigorífico mais eficiente?

Pequenos gestos traduzem-se em grandes poupanças. Para poupar no consumo de energia do frigorífico não é preciso um curso. Basta por em prática estas 7 dicas.

O seu frigorífico pode poupar mais energia e conservar os alimentos durante mais tempo, com estas sete dicas.


1. Alimentos embalados

Para começar, saiba que todos os alimentos que põe no frigorífico devem estar embalados ou em caixas. Ficam mais protegidos de bactérias e não libertam a humidade que obriga o frigorífico a trabalhar mais, para a eliminar.


2. A temperatura ideal

Mantenha uma temperatura entre os 0 e os 4 graus centígrados. É meio caminho andado para prolongar a vida dos alimentos e manter o consumo de energia estável.


3. Tem o frigorífico vazio?

Naquelas alturas no ano - como as férias - em que o frigorífico fica praticamente vazio, deixe algumas garrafas de água ou sumo, para evitar que ele esteja em esforço constante para chegar à temperatura ideal, o que consome mais energia.


4. O que vai (ou não) para o frigorífico

Grande parte das frutas e legumes querem frio, mas há uns que preferem o armário ou um espaço escuro e fresco. É o caso das batatas, cebolas, bananas, laranjas, abacates ou abacaxis.


5. Cada alimento, sua prateleira

Laticínios, charcutaria e comida confecionada devem colocar-se nas prateleiras de cima ou do meio, que são as que têm a temperatura mais fria. Frutas e legumes devem ficar guardados nas prateleiras mais abaixo, mas não os misture. A fruta produz um gás que acelera o amadurecimento dos legumes e vegetais.
As carnes e peixes ficam reservados para as últimas prateleiras, para não libertarem líquido sobre outros alimentos. Ponha também os alimentos com datas de validade próximas mais perto da porta do frigorífico, para serem consumidos mais rapidamente.


6. O que colocar na porta do frigorífico?

A porta do frigorífico é o local onde há mais variações de temperatura, por isso evite por lá alimentos como leite, iogurtes e ovos. Na porta, guarde aquilo que não se estraga, como água, os sumos ou alguns temperos para a comida.


7. O que fazer à comida confecionada quente?

Se a comida ainda está quente, deixa-a arrefecer. Se puser alimentos ainda quentes no frigorífico, a temperatura interior vai aumentar. Os outros alimentos podem aquecer, vai estar a obrigar o frigorífico a fazer um esforço energético maior, e as bactérias podem multiplicar-se e contaminar a comida.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/como-tornar-o-seu-frigorifico-mais-eficiente

Comentários

Notícias mais vistas:

Como uma entrevista matou João Rendeiro

João Rendeiro, após ser acusado de irregularidades no banco que fundou e presidia, o BPP, fugiu, não para um país que não tivesse acordo de extradição com Portugal mas para África do Sul onde tinha negócios. Acreditando na privacidade concedida por uma VPN, deu uma entrevista à CNN Portugal (TVI), via VPN. A partir dessa entrevista as autoridades portuguesas identificaram a localização de João Rendeiro que nunca acreditou que as autoridades sul-africanas o prendessem pois considerava as acusações infundadas e não graves ao ponto de dar prisão. No entanto João Rendeiro foi preso e, não acreditando na justiça portuguesa, recusou a extradição para Portugal acreditando que seria libertado, o tempo foi passando e ele teve de viver numa das piores prisões do mundo acabando por ter uma depressão que o levou ao suicídio. Portanto, acreditando no anonimato duma VPN, deu uma entrevista que o levou à morte. Este foi o meu comentário, agora o artigo da Leak: A falsa proteção da VPN: IPTV pode pôr-...

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...