Avançar para o conteúdo principal

Caixa Geral de Depósitos denunciou Sócrates e motivou Operação Marquês

Foi a Caixa Geral de Depósitos que denunciou José Sócrates e motivou a Operação Marquês. Em causa estão transferências milionárias para a conta da mãe do ex-governante.

A investigação a José Sócrates, no âmbito da Operação Marquês, foi espoletada por um relatório enviado pela Caixa Geral de Depósitos à Polícia Judiciária, em 2013, avança, este sábado, o jornal "Expresso", que consultou mais de 500 páginas inéditas que mostram como a investigação ao antigo primeiro-ministro começou.

O relatório em causa - que o semanário chama de "O capítulo oculto da Operação Marquês" - dava conta da existência de transferências suspeitas de Carlos Santos Silva, empresário e amigo de Sócrates, para a conta da mãe do ex-primeiro-ministro, Maria Adelaide Carvalho Monteiro, que, segundo a acusação, funcionou como uma "conta de passagem".

De acordo com os documentos consultados (autos do processo relativos aos primórdios do caso), a Caixa Geral de Depósitos (CGD) denunciou José Sócrates à Unidade de Informação Financeira da Polícia Judiciária, em abril de 2013, apontando um possível esquema que lhe teria valido mais de meio milhão de euros.

"Decidiu esta I.F. [Instituição Financeira] proceder à abertura do processo de investigação em nome de José Sócrates Carvalho Pinto Sousa em virtude de terem sido recebidas na sua conta à ordem com o NIB (...) diversas transferências de quantias elevadas", refere o relatório produzido pela Caixa.

"Desconhecemos a racionalidade económica e financeira que está subjacente às transferências emitidas por Carlos Manuel Santos Silva, no valor de €600.000,00 para a conta de Maria Adelaide Carvalho Monteiro (funcionando esta como "conta de passagem"), a qual posteriormente transferiu de forma fraccionada, num período de cerca de seis meses, a quantia de €450.000,00 para a conta de José Sócrates Pinto Sousa", refere ainda o documento.

Segundo o semanário, nem os arguidos do processo Operação Marquês nem os respetivos advogados tiveram acesso a estes autos, disponibilizados apenas este mês, depois de o juiz Ivo Rosa ter exigido que estivessem disponíveis a tempo do início das sessões planeadas para a fase de instrução, marcadas para segunda-feira, dia em que decorre o interrogatório da arguida Bárbara Vara, filha do ex-ministro socialista Armando Vara.​

José Sócrates, que chegou a estar em prisão preventiva durante dez meses e depois em prisão domiciliária, está acusado de três crimes de corrupção passiva de titular de cargo político, 16 de branqueamento de capitais, nove de falsificação de documentos e três de fraude fiscal qualificada.

https://www.jn.pt/justica/interior/cgd-denunciou-socrates-e-motivou-operacao-marques-10491255.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...