Avançar para o conteúdo principal

-57º nos EUA: vai estar mais frio no Minnesota do que na Antártida

As temperaturas mínima poderão bater recordes esta semana nos Estados Unidos, com algumas localidades a atingirem os -51º e a sensação térmica a chegar aos -57º.

As temperaturas nos Estados Unidos vão continuar a descer esta quarta-feira. No Minnesota, onde os termómetros deverão rondar os -34º, os ventos gelados podem vir a atingir os -57º, alertou a CNN. Em muitas localidades, o frio será superior ao sentido em algumas zonas da Antártida. Para a estação de McMurdo, localizada na ponta sul da ilha de Ross, estão previstos -8º, exemplificou o The New York Times. No glaciar de Priestley, as temperaturas deverão chegar aos -7º.

A América do Norte está a ser afetada por uma massa de ar gelado que, em circunstâncias normais, deveria estar acima do Pólo Norte. Os cientistas chamaram ao fenómeno “vórtice polar” e o pior ainda está por vir, alertou o meteorologista da CNN Dave Hennen. “O ar mais frio da última geração está a afetar o sul, com a zona do Upper Midwest a sentir já temperaturas abaixo de zero”, disse. Na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, as Cataratas do Niagara congelaram. Não muito longe dali, em Nova Iorque, a neve chegou aos dois metros de altura, uma situação que também não é normal.

Uma das localidades que mais deverá sofrer com o frio extremo será Chicago. Entre terça e quinta-feira, as temperaturas mínimas no estado do Illinois e restante zona oeste deverão variar entre os -28º e os -40º. Eliot Abrams, metereologista do AccuWeather, disse ao USA Today que a sensação térmica na cidade poderá chegar aos -51º. “Nunca estiveram -51º em Chicago, por isso não podemos dizer como é que é. Ninguém sabe exatamente como é“, admitiu.

De acordo com o serviço nacional de meteorologia norte-americano, a última vez que a cidade teve temperaturas tão baixas foi em janeiro de 1985, quando estas atingiram os -32º, com ventos de – 48º, referiu o The New York Times. No estado do Illinois, foi em Congerville que os termómetros desceram mais baixo. A localidade registou -38º em 1999, um recorde que pode vir a ser ultrapassado esta quinta-feira quando se espera que o frio seja mais intenso, referiu o USA Today. O governador do Illinois, J.B. Pritzker, emitiu um alerta para as temperaturas “potencialmente históricas”.

A vaga de frio já levou ao cancelamento de mais de 2.700 voos, entre terça e quarta-feira. Desses, mais de 1.550 tinham como destino Chicago e as cidades do Midwest. Várias instituições de ensino decidiram fechar portas. Estima-se que cerca de de 72% da população continental dos Estados Unidos seja atingida por temperaturas geladas nos próximos dias. Há vários estados em sinal de alerta.

https://observador.pt/2019/01/30/eua-esta-quarta-feira-vai-estar-mais-frio-no-minnesota-do-que-na-antartida/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Os professores

 As últimas semanas têm sido agitadas nas escolas do ensino público, fruto das diversas greves desencadeadas por uma percentagem bastante elevada da classe de docentes. Várias têm sido as causas da contestação, nomeadamente o congelamento do tempo de serviço, o sistema de quotas para progressão na carreira e a baixa remuneração, mas há uma que é particularmente grave e sintomática da descredibilização do ensino pelo qual o Estado é o primeiro responsável, e que tem a ver com a gradual falta de autoridade dos professores. A minha geração cresceu a ter no professor uma referência, respeitando-o e temendo-o, consciente de que os nossos deslizes, tanto ao nível do estudo como do comportamento, teriam consequências bem gravosas na nossa progressão nos anos escolares. Hoje, os alunos, numa maioria demasiado considerável, não evidenciam qualquer tipo de respeito e deferência pelo seu professor e não acatam a sua autoridade, enfrentando-o sem nenhum receio. Esta realidade é uma das princip...