Avançar para o conteúdo principal

-57º nos EUA: vai estar mais frio no Minnesota do que na Antártida

As temperaturas mínima poderão bater recordes esta semana nos Estados Unidos, com algumas localidades a atingirem os -51º e a sensação térmica a chegar aos -57º.

As temperaturas nos Estados Unidos vão continuar a descer esta quarta-feira. No Minnesota, onde os termómetros deverão rondar os -34º, os ventos gelados podem vir a atingir os -57º, alertou a CNN. Em muitas localidades, o frio será superior ao sentido em algumas zonas da Antártida. Para a estação de McMurdo, localizada na ponta sul da ilha de Ross, estão previstos -8º, exemplificou o The New York Times. No glaciar de Priestley, as temperaturas deverão chegar aos -7º.

A América do Norte está a ser afetada por uma massa de ar gelado que, em circunstâncias normais, deveria estar acima do Pólo Norte. Os cientistas chamaram ao fenómeno “vórtice polar” e o pior ainda está por vir, alertou o meteorologista da CNN Dave Hennen. “O ar mais frio da última geração está a afetar o sul, com a zona do Upper Midwest a sentir já temperaturas abaixo de zero”, disse. Na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá, as Cataratas do Niagara congelaram. Não muito longe dali, em Nova Iorque, a neve chegou aos dois metros de altura, uma situação que também não é normal.

Uma das localidades que mais deverá sofrer com o frio extremo será Chicago. Entre terça e quinta-feira, as temperaturas mínimas no estado do Illinois e restante zona oeste deverão variar entre os -28º e os -40º. Eliot Abrams, metereologista do AccuWeather, disse ao USA Today que a sensação térmica na cidade poderá chegar aos -51º. “Nunca estiveram -51º em Chicago, por isso não podemos dizer como é que é. Ninguém sabe exatamente como é“, admitiu.

De acordo com o serviço nacional de meteorologia norte-americano, a última vez que a cidade teve temperaturas tão baixas foi em janeiro de 1985, quando estas atingiram os -32º, com ventos de – 48º, referiu o The New York Times. No estado do Illinois, foi em Congerville que os termómetros desceram mais baixo. A localidade registou -38º em 1999, um recorde que pode vir a ser ultrapassado esta quinta-feira quando se espera que o frio seja mais intenso, referiu o USA Today. O governador do Illinois, J.B. Pritzker, emitiu um alerta para as temperaturas “potencialmente históricas”.

A vaga de frio já levou ao cancelamento de mais de 2.700 voos, entre terça e quarta-feira. Desses, mais de 1.550 tinham como destino Chicago e as cidades do Midwest. Várias instituições de ensino decidiram fechar portas. Estima-se que cerca de de 72% da população continental dos Estados Unidos seja atingida por temperaturas geladas nos próximos dias. Há vários estados em sinal de alerta.

https://observador.pt/2019/01/30/eua-esta-quarta-feira-vai-estar-mais-frio-no-minnesota-do-que-na-antartida/

Comentários

Notícias mais vistas:

"Denúncia caluniosa" transformou sete semanas de sonho na vida de um empresário em vários anos de pesadelo

 João abriu uma empresa em Portugal no final de 2019 ligada à compra e venda de bitcoins. Cumpriu todas as regras, mas viu as contas bancárias bloqueadas. Suspeitas de burla e branqueamento deram origem a um processo que só foi arquivado em 2024. O Ministério Público admitiu no despacho final que houve “denúncia caluniosa” e que a empresa tinha procedimentos de segurança além dos exigidos por lei. O que é certo é que a empresa fechou por culpa de uma justiça lenta. A pessoa “é condenada antes de qualquer conclusão”, lamentou à CNN Portugal o empresário Nasceu no Brasil, mas reside na Alemanha há mais de uma década. João (nome fictício) sempre se sentiu atraído pelo mundo do trading e pelas novas tecnologias. Decidiu abrir uma empresa de compra e venda de criptomoedas em Portugal, mas o sonho transformou-se num pesadelo. A empresa apenas funcionou sete semanas, mas esteve quatro anos perdido entre a Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP). Os montantes elevados de alguma...

Calçada portuguesa mata mais em Lisboa: Carlos Moedas muda de passeios "progressivamente"

 Tese de doutoramento no ISCTE mostra que quedas no passeio estão na origem de muitas mortes por pneumonia Ricardo Antunes, sociólogo e doutorado em Sociologia, investigou as causas remotas de 1935 óbitos hospitalares: 944 em Lisboa e 991 em Beja. “Surpreendentemente, percebi que na capital há mais mortes por pneumonia”, relata à CNN Portugal. Essa constatação deixou-o surpreendido. “Como é que a região mais rica do país, com os hospitais mais diferenciados, os melhores técnicos e a melhor tecnologia de saúde, ainda tem tantos casos fatais de uma infeção respiratória como a pneumonia?”, questionou-se o sociólogo. Ao reconstruir a história clínica dos falecidos, encontrou um padrão. “As informações nos registos de saúde mostram, claramente, que um número significativo dessas vítimas tinha, na sua história recente, um episódio de queda na via pública”, relata o enfermeiro, que se doutorou em Sociologia no ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa. Um dos capítulos da sua tese, sobre d...

Preços dos táxis vão mudar. Custo com bagagens e animais de estimação acaba

 O preço base de todas as viagens vai diminuir de 3,25 para 2 euros e o valor por hora e por quilómetro estarão indexados ao salário mínimo e à inflação. Taxímetros mudam obrigatoriamente até agosto. Taxistas estão insatisfeitos com novo regulamento do setor, com a ANTUP a defender que traz "enorme incerteza económica". O preço de uma viagem de táxi vai mudar. Será aplicada uma nova fórmula de cálculo, sendo apenas cobrado o suplemento de chamada — e caindo por terra outros custos extra, como o de transporte de bagagem. As novas medidas a aplicar, citadas pelo jornal Público, constam do novo regulamento elaborado pela Autoridade da Mobilidade e Transportes (AMT) e que esteve em consulta pública. Foi publicado em Diário da República no início deste mês de junho e entrará em vigor em meados de agosto. Inicialmente estava previsto que o novo regulamento fosse adotado já a partir desta sexta-feira, mas numa nota de ofício de uma reunião entre associações do setor e a AMT, à qual ...