Avançar para o conteúdo principal

Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade?


Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade?

A taurina é um ingrediente comum em bebidas energéticas e leite para bebés, e descobriu-se recentemente que pode também ser o novo elixir da juventude, que permite aumentar a longevidade humana. Esta é uma conclusão de um estudo publicado na revista Science, testado em nemátodos, pequenos ratos e macacos.

Esta substância é um aminoácido produzido pelo corpo e consumido pelos seres humanos através de carne e outros produtos como as bebidas energéticas. O estudo da Universidade de Columbia não prova que ter mais taurina retarde o envelhecimento, porém prova que existe uma associação entre os níveis baixos desta substância e condições como diabetes e obesidade.

Estes resultados levaram cerca de 11 anos a serem elaborados e foram obtidos por uma equipa de investigação em que os cientistas começaram por testar os efeitos da taurina em nemátodos (animais microscópicos parecidos com minhocas), passaram para pequenos roedores e depois aplicaram suplementos de taurina em macacos.

"A sociedade humana está a envelhecer. O envelhecimento está associado a mudanças na constituição molecular dos organismos e a nossa pesquisa por moléculas que possam tornar o envelhecimento mais saudável continua. Nesta nossa busca para identificar tais moléculas, realizámos em 2012 uma triagem metabolómica do sangue em humanos idosos. Esta análise mostrou que uma das moléculas mais dramaticamente reguladas para baixo era a taurina. A taurina é uma pequena molécula atípica produzida dentro dos nossos corpos e também obtida através da dieta. Desde a sua descoberta há 200 anos, os níveis de taurina demonstraram estar associados a vários parâmetros de saúde. No entanto, não se sabe se a taurina afeta o processo de envelhecimento", refere um dos investigadores principais do estudo, Vijay Yadav, geneticista da Universidade de Columbia, na rede social LinkedIn.

"Para descobrir se a abundância de taurina que diminui com a idade é um motor que participa ativamente no processo de envelhecimento, demos taurina a pequenos ratos de meia-idade, porque sabíamos que os níveis de taurina eram baixos nestes animais. Esses ratos suplementados com taurina viveram mais e com mais saúde. Em média, as fêmeas viveram 12% mais e os machos cerca de 10%. A taurina fez com que os animais vivessem uma vida mais saudável e longa, afetando todas as principais características do envelhecimento nas células", explica.

A taurina ainda associada à saúde destes pequenos roedores e macacos levou a melhorias nos aspetos de força óssea, coordenação muscular e memória. Seis macacos rhesus de meia-idade alimentados com taurina extra durante seis meses pareciam mais saudáveis, pesavam menos, tinham ossos mais densos e mostravam sinais de melhor saúde metabólica em comparação com cinco macacos que não receberam a substância.

Taurina

Segundo o investigador, o objetivo de testar a substância em macacos foi "aproximar o estudo o máximo possível dos humanos". Nestes casos, os macacos suplementados com taurina ganharam menos peso, eram mais magros, tinham melhor glicose em jejum, menos danos no fígado, maior densidade óssea e um sistema imunológico de aparência mais jovem, segundo o estudo.

Yadav e a sua equipa analisaram ainda dados de quase 12.000 pessoas e descobriram que indivíduos com obesidade ou diabetes tinham menos taurina no sangue do que pessoas sem a doença. Assim, concluíram que a falta da substância talvez possa explicar alguma das condições mais típicas do envelhecimento.

Foi ainda realizada uma experiência separada, em que os cientistas juntaram atletas e pessoas sedentárias (todos homens) para completar um exercício de bicicleta estática, e perceberam que todos aumentaram os níveis de taurina em resposta ao exercício físico.

Quanto a saber se os suplementos de taurina, como é o caso das bebidas energéticas, melhoram a saúde das pessoas, “precisamos de esperar por um ensaio clínico”, diz Yadav. 


Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade? - Vida - SAPO 24


Comentários

Notícias mais vistas:

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

 Close-up of a car engine focusing on the serpentine belt system with a warm light flare. A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar? Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar! A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook