Avançar para o conteúdo principal

Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade?


Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade?

A taurina é um ingrediente comum em bebidas energéticas e leite para bebés, e descobriu-se recentemente que pode também ser o novo elixir da juventude, que permite aumentar a longevidade humana. Esta é uma conclusão de um estudo publicado na revista Science, testado em nemátodos, pequenos ratos e macacos.

Esta substância é um aminoácido produzido pelo corpo e consumido pelos seres humanos através de carne e outros produtos como as bebidas energéticas. O estudo da Universidade de Columbia não prova que ter mais taurina retarde o envelhecimento, porém prova que existe uma associação entre os níveis baixos desta substância e condições como diabetes e obesidade.

Estes resultados levaram cerca de 11 anos a serem elaborados e foram obtidos por uma equipa de investigação em que os cientistas começaram por testar os efeitos da taurina em nemátodos (animais microscópicos parecidos com minhocas), passaram para pequenos roedores e depois aplicaram suplementos de taurina em macacos.

"A sociedade humana está a envelhecer. O envelhecimento está associado a mudanças na constituição molecular dos organismos e a nossa pesquisa por moléculas que possam tornar o envelhecimento mais saudável continua. Nesta nossa busca para identificar tais moléculas, realizámos em 2012 uma triagem metabolómica do sangue em humanos idosos. Esta análise mostrou que uma das moléculas mais dramaticamente reguladas para baixo era a taurina. A taurina é uma pequena molécula atípica produzida dentro dos nossos corpos e também obtida através da dieta. Desde a sua descoberta há 200 anos, os níveis de taurina demonstraram estar associados a vários parâmetros de saúde. No entanto, não se sabe se a taurina afeta o processo de envelhecimento", refere um dos investigadores principais do estudo, Vijay Yadav, geneticista da Universidade de Columbia, na rede social LinkedIn.

"Para descobrir se a abundância de taurina que diminui com a idade é um motor que participa ativamente no processo de envelhecimento, demos taurina a pequenos ratos de meia-idade, porque sabíamos que os níveis de taurina eram baixos nestes animais. Esses ratos suplementados com taurina viveram mais e com mais saúde. Em média, as fêmeas viveram 12% mais e os machos cerca de 10%. A taurina fez com que os animais vivessem uma vida mais saudável e longa, afetando todas as principais características do envelhecimento nas células", explica.

A taurina ainda associada à saúde destes pequenos roedores e macacos levou a melhorias nos aspetos de força óssea, coordenação muscular e memória. Seis macacos rhesus de meia-idade alimentados com taurina extra durante seis meses pareciam mais saudáveis, pesavam menos, tinham ossos mais densos e mostravam sinais de melhor saúde metabólica em comparação com cinco macacos que não receberam a substância.

Taurina

Segundo o investigador, o objetivo de testar a substância em macacos foi "aproximar o estudo o máximo possível dos humanos". Nestes casos, os macacos suplementados com taurina ganharam menos peso, eram mais magros, tinham melhor glicose em jejum, menos danos no fígado, maior densidade óssea e um sistema imunológico de aparência mais jovem, segundo o estudo.

Yadav e a sua equipa analisaram ainda dados de quase 12.000 pessoas e descobriram que indivíduos com obesidade ou diabetes tinham menos taurina no sangue do que pessoas sem a doença. Assim, concluíram que a falta da substância talvez possa explicar alguma das condições mais típicas do envelhecimento.

Foi ainda realizada uma experiência separada, em que os cientistas juntaram atletas e pessoas sedentárias (todos homens) para completar um exercício de bicicleta estática, e perceberam que todos aumentaram os níveis de taurina em resposta ao exercício físico.

Quanto a saber se os suplementos de taurina, como é o caso das bebidas energéticas, melhoram a saúde das pessoas, “precisamos de esperar por um ensaio clínico”, diz Yadav. 


Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade? - Vida - SAPO 24


Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...