Avançar para o conteúdo principal

Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade?


Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade?

A taurina é um ingrediente comum em bebidas energéticas e leite para bebés, e descobriu-se recentemente que pode também ser o novo elixir da juventude, que permite aumentar a longevidade humana. Esta é uma conclusão de um estudo publicado na revista Science, testado em nemátodos, pequenos ratos e macacos.

Esta substância é um aminoácido produzido pelo corpo e consumido pelos seres humanos através de carne e outros produtos como as bebidas energéticas. O estudo da Universidade de Columbia não prova que ter mais taurina retarde o envelhecimento, porém prova que existe uma associação entre os níveis baixos desta substância e condições como diabetes e obesidade.

Estes resultados levaram cerca de 11 anos a serem elaborados e foram obtidos por uma equipa de investigação em que os cientistas começaram por testar os efeitos da taurina em nemátodos (animais microscópicos parecidos com minhocas), passaram para pequenos roedores e depois aplicaram suplementos de taurina em macacos.

"A sociedade humana está a envelhecer. O envelhecimento está associado a mudanças na constituição molecular dos organismos e a nossa pesquisa por moléculas que possam tornar o envelhecimento mais saudável continua. Nesta nossa busca para identificar tais moléculas, realizámos em 2012 uma triagem metabolómica do sangue em humanos idosos. Esta análise mostrou que uma das moléculas mais dramaticamente reguladas para baixo era a taurina. A taurina é uma pequena molécula atípica produzida dentro dos nossos corpos e também obtida através da dieta. Desde a sua descoberta há 200 anos, os níveis de taurina demonstraram estar associados a vários parâmetros de saúde. No entanto, não se sabe se a taurina afeta o processo de envelhecimento", refere um dos investigadores principais do estudo, Vijay Yadav, geneticista da Universidade de Columbia, na rede social LinkedIn.

"Para descobrir se a abundância de taurina que diminui com a idade é um motor que participa ativamente no processo de envelhecimento, demos taurina a pequenos ratos de meia-idade, porque sabíamos que os níveis de taurina eram baixos nestes animais. Esses ratos suplementados com taurina viveram mais e com mais saúde. Em média, as fêmeas viveram 12% mais e os machos cerca de 10%. A taurina fez com que os animais vivessem uma vida mais saudável e longa, afetando todas as principais características do envelhecimento nas células", explica.

A taurina ainda associada à saúde destes pequenos roedores e macacos levou a melhorias nos aspetos de força óssea, coordenação muscular e memória. Seis macacos rhesus de meia-idade alimentados com taurina extra durante seis meses pareciam mais saudáveis, pesavam menos, tinham ossos mais densos e mostravam sinais de melhor saúde metabólica em comparação com cinco macacos que não receberam a substância.

Taurina

Segundo o investigador, o objetivo de testar a substância em macacos foi "aproximar o estudo o máximo possível dos humanos". Nestes casos, os macacos suplementados com taurina ganharam menos peso, eram mais magros, tinham melhor glicose em jejum, menos danos no fígado, maior densidade óssea e um sistema imunológico de aparência mais jovem, segundo o estudo.

Yadav e a sua equipa analisaram ainda dados de quase 12.000 pessoas e descobriram que indivíduos com obesidade ou diabetes tinham menos taurina no sangue do que pessoas sem a doença. Assim, concluíram que a falta da substância talvez possa explicar alguma das condições mais típicas do envelhecimento.

Foi ainda realizada uma experiência separada, em que os cientistas juntaram atletas e pessoas sedentárias (todos homens) para completar um exercício de bicicleta estática, e perceberam que todos aumentaram os níveis de taurina em resposta ao exercício físico.

Quanto a saber se os suplementos de taurina, como é o caso das bebidas energéticas, melhoram a saúde das pessoas, “precisamos de esperar por um ensaio clínico”, diz Yadav. 


Taurina: de componente de bebidas energéticas a elixir da longevidade? - Vida - SAPO 24


Comentários

Notícias mais vistas:

"Assinatura" típica do Kremlin: desta vez foi pior e a Rússia até atacou instalações da UE

Falamos de "um dos maiores ataques combinados" contra a Ucrânia, que também atingiu representações de países da NATO Kiev foi novamente bombardeada durante a noite. Foi o segundo maior ataque aéreo da Rússia desde a invasão total à Ucrânia. Morreram pelo menos 21 pessoas, incluindo quatro crianças, de acordo com as autoridades. Os edifícios da União Europeia e do British Council na cidade foram atingidos pelos ataques, o que levou a UE e o Reino Unido a convocarem os principais diplomatas russos. Entre os mortos encontram-se crianças de 2, 17 e 14 anos, segundo o chefe da Administração Militar da cidade de Kiev. A força aérea ucraniana afirmou que o Kremlin lançou 629 armas de ataque aéreo contra o país durante a noite, incluindo 598 drones e 31 mísseis. Yuriy Ihnat, chefe de comunicações da Força Aérea, disse à CNN que os foi “um dos maiores ataques combinados” contra o país. O ministério da Defesa da Rússia declarou que atacou “empresas do complexo militar-industrial e base...

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...