Avançar para o conteúdo principal

Portuguesa Latino produz fato de proteção nuclear


Resultante de um projeto de investigação liderado pela empresa, que envolve também a Fibrenamics, a Tintex e o 2C2T, o fato, que tem também proteção contra agentes químicos, biológicos e radiológicos, deverá ser adotado pelo Exército Português.

[©Fibrenamics]

O protótipo concebido no âmbito do projeto PluriProtech é composto por um sistema multicamada que permite a proteção ativa e passiva contra agentes químicos, biológicos e radiológicos, por ação de filtragem e neutralização ativa de agentes – uma característica atualmente ausente nos fatos de proteção utilizados em contexto militar, refere o comunicado da Fibrenamics.

«A solução multicamada é capaz de neutralizar ameaças químicas e biológicas evitando a passagem das substâncias nocivas para a pele», realça Tânia Ferreira, investigadora da Fibrenamics, pelo que pode ser usado em ambientes perigosos, como derrames químicos, ameaças biológicas ou incidentes nucleares.

O design ergonómico, a leveza e respirabilidade dos materiais usados são também vantagens, permitindo um maior conforto na sua utilização. Segundo Afonso Gonçalves, responsável pelo design, um dos objetivos era o desenvolvimento de «uma solução leve, confortável e familiar para os soldados, que fosse também fiável em cenários prolongados de combate ou ataques nucleares, químicos, biológicos e radiológicos».

O fato, que cumpre a norma AEP-38 da NATO, foi já submetido a «extensos testes de campo» durante a primeira edição do ARmy Technological EXperimentation (ARTEX 23), no Campo Militar de Santa Margarida.

[©Fibrenamics]
«Sermos promotores e participarmos em projetos de inovação com entidades que representam o pináculo do conhecimento nacional é para a empresa e para toda a sua equipa uma mais-valia inestimável, provocando uma dinâmica e cultura de inovação e empreendedorismo que consegue levar aos nossos clientes produtos de maior tecnicidade e de elevado valor acrescentado», afirma Clementina Freitas, administradora da Latino, que é a empresa promotora do projeto, num consórcio que inclui a Fibrenamics, o Exército Português, a Tintex, a Sciencentris e, da Universidade do Minho, o Centro de Engenharia Biológica e o 2C2T. «A parceria neste projeto decorreu de forma exemplar, com real participação ativa de todos e cujos resultados se materializam num fato de proteção nuclear, biológica, química e radiológica de produção 100% nacional», acrescenta.

Para o Major Wilson Antunes, do Exército Português, «o Projeto PluriProtech é um conceito inovador por excelência, pois pela primeira vez em Portugal está a ser desenvolvido um protótipo de fatos de proteção pessoal contra agentes biológicos, químicos e radiológicos, 100% nacional. A cooperação estratégica entre o sector civil (instituições académicas e industriais) e o sector militar – Exército Português – desempenha um papel fundamental no sucesso do projeto. Foi a transferência horizontal de conhecimentos, a identificação das reais necessidades dos utilizadores finais e a partilha de recursos humanos e materiais entre os diferentes sectores que permitiu o desenvolvimento de soluções práticas e flexíveis, capazes de serem empregues em cenários reais, militares e civis».

Atualmente nas etapas finais de desenvolvimento e de certificação, o fato deverá ser adotado pelas Forças Armadas Portuguesas e despertar «o interesse de agências de defesa internacionais que procurem implementar as mais recentes inovações em equipamentos de proteção. Um ambicioso objetivo apenas possível graças à cooperação intersectorial e aposta crescente na inovação em Portugal», conclui o comunicado da Fibrenamics. 


Latino produz fato de proteção nuclear | Portugal Têxtil | O Portal da Industria Têxtil Portuguesa (portugaltextil.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

 Close-up of a car engine focusing on the serpentine belt system with a warm light flare. A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar? Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar! A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook