Avançar para o conteúdo principal

Biliões de dólares para subsidiar combustíveis chegavam para financiar ação climática, alerta Banco Mundial



 O Banco Mundial defende que os biliões de dólares gastos em subsídios à agricultura, pescas e combustíveis fósseis em todo o mundo deviam ser usados para ajudar os países a lidar com as alterações climáticas.


“As pessoas dizem que não há dinheiro para o clima, mas há, só que está nos sítios errados”, disse o dirigente do Banco Mundial, Alex van Trotsenburg, na apresentação de um novo relatório sobre a realocação do valor gasto em subsídios para política em propósitos ambientais.


O novo estudo, com o título 'Desintoxicar o Desenvolvimento: Dar novo uso aos subsídios nocivos para o ambiente', diz que "as despesas governamentais nestes três setores valem 1,25 biliões de dólares [1,14 biliões de euros] por ano, mais ou menos o tamanho da economia do México" e salienta que é preciso alocar estas verbas de forma mais eficiente.


"Se pudermos recanalizar os biliões de dólares que são gastos de forma ineficaz em subsídios e os colocássemos em utilizações melhores e mais verdes, podíamos lidar com muitos dos problemas mais prementes do planeta", argumentou Alex van Trotsenburg, citado no comunicado do Banco Mundial.


Em 2021, os países gastaram 577 mil milhões de dólares, cerca de 527 mil milhões de euros, com subsídios para "manter artificialmente baixo o preço de combustíveis poluentes como o petróleo, o gás e o carvão, fomentando ainda mais as alterações climáticas, e causando poluição na atmosfera, desigualdade, ineficiência e mais dívidas", aponta o Banco Mundial, salientando que "redirecionar estes subsídios pode desbloquear pelo menos meio bilião de dólares [457 mil milhões de euros] para usos mais produtivos e sustentáveis".


Reconhecendo que os subsídios não podem ser cortados de um dia para o outro, o Banco Mundial defende que os governos têm de "compensar os grupos mais vulneráveis", através de programas de assistência e transferências financeiras diretas.


Assim, propõem que seja construída sensibilização popular através de uma comunicação transparente, garantir tempo para as populações e as empresas se adaptarem e mostrar como os fundos libertados são reinvestidos em projetos que assegurem um desenvolvimento de longo prazo.


Biliões de dólares para subsidiar combustíveis chegavam para financiar ação climática, alerta Banco Mundial - Expresso


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal

 Mergulha na fascinante história do Submarino Barracuda, agora aberto ao público em Almada! Descobre: Como era a vida a bordo deste submarino de guerra. Os segredos da navegação subaquática. Sistemas avançados de regeneração de oxigénio. 42 anos de missões e 800.000 milhas náuticas percorridas. Visita o Barracuda de terça a domingo, 10h-18h, perto de Lisboa, no Largo Alfredo Diniz, Cacilhas, Almada, às portas de Lisboa. Não percas esta oportunidade única de explorar o submarino mais antigo da NATO! Vê os meus outros passeios e viagens em  Wilson's discoveries   Se gostas de vistas aéreas para relaxar e conhecer, podes ver os meus voos de drone em  Relax in   Visitei o Submarino Português Barracuda, da NATO, em Almada, Portugal - YouTube

Portáteis de alta performance “low-cost”? Sim… Existem!

 Pode parecer estranho nos tempos que correm, mas existem mesmo portáteis de alta performance de marcas como a Tongfang (também vendida sob outras marcas como XMG, Eluktronics, Schenker, entre outras) capazes de oferecer especificações semelhantes ou até superiores a modelos da ASUS ROG, HP Omen, ou MSI a preços significativamente mais baixos. Porém, não pense que vai conseguir meter as mãos no mesmo exato produto. Existem compromissos quando opta por um portátil de uma marca com menos peso no mercado. Vale a pena investir num portátil de marca alternativa? portáteis de alta performance "low-cost"? sim... existem! A resposta depende do que procuras: Preço/Performance – Marcas como Tongfang conseguem oferecer mais hardware por menos dinheiro porque evitam grandes campanhas de marketing e não cobram pelo “prestígio” da marca. Assim, se quiseres um portátil com um processador topo de gama e uma RTX 4080 ou 4090 por menos dinheiro, pode ser uma solução. Personalização – Muitas de...