Avançar para o conteúdo principal

Quark, o motor elétrico de apenas 28Kg com 340CV de potência


Quark, pequeno motor elétrico da Koenigsegg

 Quark, é um pequeno motor elétrico desenvolvido pela Koenigsegg, com apenas 28kg e mais torque que o V8 da Ram.


Desenvolvido pela Koenigsegg, pesa menos de 30kg, mas é muito potente. O Quark tem apenas ¼ do peso de um motor 1.0, mas garante 340cv e 61,2kgfm.


É caso para dizer que é mais uma inovação “fora da caixa”, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos no mercado automóvel (nova geração de baterias e evolução dos carros com emissão zero).


A novidade, partiu da sueca Koenigsegg, marca conhecida pelos seus supercarros e agora pelo seu motor super pequeno que irá equipar o carro desportivo, Gemera.


Caraterísticas do motor elétrico Quark

Este pequeno motor elétrico vai pesar apenas 28,5kg, mas garantindo uns incríveis 340cv de potência e 61,2kgfm de torque!


Valores que deixam outros supercarros para trás, como o motor V8 Hemi da Ram 1500, que rende apenas 400cv e 56,7kgfm.


Este sistema motor é pouco maior do que uma lata de 330ml, lembrando o visual de um platô da embraiagem, sendo o peso equivalente a 25% do peso de um motor tradicional (e que não tem nem um terço destas caraterísticas).


O supercarro da Koenigsegg vem equipado com dois desses motores, formando um “Terrier” (nome dado pela fabricante para o arranjo com os dois motores, inversor de torque e engrenagens planetárias).


No total este supercarro terá uma força de 680cv e 112,1kgfm, pesando apenas 84kg!


A que se deve o pouco peso do super motor elétrico?


O baixo peso deste super motor elétrico deve-se aos materiais usados na sua construção.


Assim, na construção do Quark, foram usados materiais como o aço aeroespacial e fibra de carbono. A ideia partiu da fabricante com o intuito de produzir um motor elétrico potente e leve para tornar o novo super carro, neste caso o Gemera, o mais rápido do mundo.


De modo a não perder potência e torque, o propulsor é de acionamento direto, não existindo transmissão. Assim o campo de atuação ficou maior, podendo até ser usado em aeronaves de descolagem e pouso vertical (helicópteros, drones).


Ao ser aplicado no Gemera, o Quark, vai atuar a baixas velocidades e acelerações, permitindo ajudar o desportivo no arranque, é que o pico de potência e torque (320cv e 61,2kgfm) dura apenas 20 segundos. Após esse tempo, os valores baixam para 136cv e 25,4kgfm!


Em breve, a Koenigsegg dará a conhecer as especificações finais deste pequeno super motor elétrico.


Quark, o motor elétrico de apenas 28Kg com 340CV de potência (portal-energia.com)

Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...