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Quark, o motor elétrico de apenas 28Kg com 340CV de potência


Quark, pequeno motor elétrico da Koenigsegg

 Quark, é um pequeno motor elétrico desenvolvido pela Koenigsegg, com apenas 28kg e mais torque que o V8 da Ram.


Desenvolvido pela Koenigsegg, pesa menos de 30kg, mas é muito potente. O Quark tem apenas ¼ do peso de um motor 1.0, mas garante 340cv e 61,2kgfm.


É caso para dizer que é mais uma inovação “fora da caixa”, tal como tem vindo a acontecer nos últimos anos no mercado automóvel (nova geração de baterias e evolução dos carros com emissão zero).


A novidade, partiu da sueca Koenigsegg, marca conhecida pelos seus supercarros e agora pelo seu motor super pequeno que irá equipar o carro desportivo, Gemera.


Caraterísticas do motor elétrico Quark

Este pequeno motor elétrico vai pesar apenas 28,5kg, mas garantindo uns incríveis 340cv de potência e 61,2kgfm de torque!


Valores que deixam outros supercarros para trás, como o motor V8 Hemi da Ram 1500, que rende apenas 400cv e 56,7kgfm.


Este sistema motor é pouco maior do que uma lata de 330ml, lembrando o visual de um platô da embraiagem, sendo o peso equivalente a 25% do peso de um motor tradicional (e que não tem nem um terço destas caraterísticas).


O supercarro da Koenigsegg vem equipado com dois desses motores, formando um “Terrier” (nome dado pela fabricante para o arranjo com os dois motores, inversor de torque e engrenagens planetárias).


No total este supercarro terá uma força de 680cv e 112,1kgfm, pesando apenas 84kg!


A que se deve o pouco peso do super motor elétrico?


O baixo peso deste super motor elétrico deve-se aos materiais usados na sua construção.


Assim, na construção do Quark, foram usados materiais como o aço aeroespacial e fibra de carbono. A ideia partiu da fabricante com o intuito de produzir um motor elétrico potente e leve para tornar o novo super carro, neste caso o Gemera, o mais rápido do mundo.


De modo a não perder potência e torque, o propulsor é de acionamento direto, não existindo transmissão. Assim o campo de atuação ficou maior, podendo até ser usado em aeronaves de descolagem e pouso vertical (helicópteros, drones).


Ao ser aplicado no Gemera, o Quark, vai atuar a baixas velocidades e acelerações, permitindo ajudar o desportivo no arranque, é que o pico de potência e torque (320cv e 61,2kgfm) dura apenas 20 segundos. Após esse tempo, os valores baixam para 136cv e 25,4kgfm!


Em breve, a Koenigsegg dará a conhecer as especificações finais deste pequeno super motor elétrico.


Quark, o motor elétrico de apenas 28Kg com 340CV de potência (portal-energia.com)

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