Avançar para o conteúdo principal

NASA descobre sinais de vida num planeta distante


 Representação do Planeta k2-18b. Foto: NASA


O Telescópio Espacial da NASA, James Webb, pode ter descoberto fortes evidências de vida num planeta distante.


De acordo com a NASA, o que o telescópio pode ter detetado sulfeto de dimetila (DMS), uma molécula apenas produzida por organismos vivos.


Os investigadores sublinham que a deteção desta molécula, no planeta a 120 anos-luz de distância, “não é robusta” e são necessários mais dados para confirmar a sua presença.


Os pesquisadores também detetaram metano e CO2 na atmosfera do planeta.


A deteção destes gases pode significar que o planeta, denominado K2-18b, tem um oceano.


O professor Nikku Madhusudhan, da Universidade de Cambridge, que liderou a pesquisa, disse à BBC que toda a sua equipa ficou “chocada” quando viu os resultados.


“Na Terra, o DMS é produzido apenas pela vida. A maior parte dele, na atmosfera terrestre, é emitido pelo fitoplâncton em ambientes marinhos”, disse o investigador.


É a primeira vez que os astrónomos detetam a possibilidade de DMS num planeta distante. Os investigadores estão a tratar os resultados com cautela, depois de em 2020 se ter falado sobre a presença de outra molécula nas nuvens de Vénus, chamada fosfina, que poderia ser produzida por organismos vivos.


Mesmo assim, o Dr. Robert Massey, vice-diretor da Royal Astronomical Society de Londres, disse estar entusiasmado com os resultados.


“Estamos a caminhar lentamente em direção ao ponto em que seremos capazes de responder à grande questão de saber se estamos sozinhos no Universo ou não”, disse Robert Massey.


“Estou otimista de que um dia encontraremos sinais de vida. Talvez seja isso, talvez em 10 ou mesmo 50 anos teremos evidências tão convincentes de que não estamos sozinhos no universo”, acrescenta o vice-diretor


NASA descobre sinais de vida num planeta distante - Renascença (sapo.pt)


Comentário do Wilson:

Há alguns anos esta notícia seria manchete em todo o mundo com conseqüências dramáticas e não se falaria em outra coisa no meios de comunicação social.

Hoje, quando finalmente os cientistas descobrem vida extra terrestre passa completamente despercebida.

Sinais do tempo, onde um espirro ou uma piada do Elon Mask, o último modelo iphone ou Samsung, é mais importante do que o enigma "será que estamos sós no universo" que há milhares de anos intriga a humanidade e originou religiões pelas quais houve, e continua a haver, guerras e atrocidades.

Finalmente temos a resposta mas já ninguém quer saber... (excepto os astrobiólogos claro).



Comentários

Notícias mais vistas:

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar!

 Close-up of a car engine focusing on the serpentine belt system with a warm light flare. A correia serpentina ou de transmissão do seu automóvel é um componente vital do motor. É responsável por fornecer energia a vários acessórios, incluindo o compressor do ar condicionado, a bomba da direção assistida e a bomba de água. A fonte dessa energia é a cambota, que gira à medida que os pistões no interior do motor se movem para cima e para baixo. Embora a correia de serpentina seja uma peça de equipamento bastante robusta, está sujeita a desgaste com o tempo. Mas quando saber que tem de a mudar? Correia de transmissão: estes são os alertas que tem de a mudar! A maioria dos fabricantes recomenda a substituição da correia de transmissão a cada 60000 ou 100000 quilómetros. Isto dependendo da marca e do modelo e do estado da correia. No entanto, por vezes, estas correias degradam-se mais cedo do que deveriam ou são danificadas por contaminantes externos. Nestes casos, a correia pode falhar...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook