Avançar para o conteúdo principal

Os 7 carros mais inseguros… e que não deve comprar!


©Fornecido por Turbo.pt


 Se para si a segurança está no topo dos critérios de decisão para a compra do seu próximo carro então saiba aqueles que não deve comprar: 

- Renault Zoe, 

- Fiat Panda, 

- Jeep Wrangler,

- Dacia Jogger, 

- Dacia Spring, 

- Dacia Logan,

- Dacia Sandero.

Segundo o Euro NCAP estes sete modelos têm graves problemas de segurança.


O Euro NCAP é o organismo europeu que tem a seu cargo a certificação da segurança dos automóveis que se comercializam no espaço do “Velho Continente” e desde há décadas tem vindo a aperfeiçoar os seus critérios de avaliação.


Os testes que realiza recorrem a tecnologias cada vez mais avançadas, conseguindo simular as condições em que ocorrem os acidentes mais graves, sendo os resultados aceites por todos os construtores como fundamentais para a evolução da segurança dos seus veículos.


Para esta análise levamos em conta apenas os últimos cinco anos (2018 a 2022), porque uma das consequências da pandemia foi a desaceleração do ritmo de lançamento de novos modelos, pelo que a esmagadora daqueles que chegaram em 2018 manter-se-ão em comercialização ainda durante mais alguns anos.


Ao longo do período em questão o Euro NCAP ensaiou nada menos do que 206 modelos (65 em 2022, 38 em 2021, 13 em 2020, 65 em 2019 e 25 em 2018), tendo tornado mais exigentes os critério de avaliação, principalmente ao nível da segurança ativa, ou, a existência e eficácia dos dispositivos capazes de evitar o acidente.


Foi, aliás, este maior rigor, que faz todo o sentido, que determinou que modelos anteriormente tidos como seguros tenham passado a merecer a classificação oposta.


Os 7 a evitar

Dos 206 modelos testados desde 2018 (www.euroncap.com) a boa notícia é que a esmagadora maioria alcança a classificação máxima de cinco estrelas, a qual sintetiza a capacidade de proteção de adultos, crianças e peões, bem como a existência e eficácia dos dispositivos de assistência à condução capazes de evitar um acidente. Significativa é, também, a percentagem daqueles que conseguiram quatro estrelas.


Se estes são os modelos que devem merecer a sua preferência, sendo de realçar a presença em número cada vez maior de marcas chinesas, não é menos importante reter aqueles de que importa “fugir”.


A avaliação do Euro NCAP é implacável para Renault Zoe e Fiat Panda (ambos com zero estrelas), Jeep Wrangler, Dacia Spring e Dacia Jogger (uma estrela) e Dacia Sandero Stepway e Logan (duas estrelas). Uma “fotografia” especialmente negativa, portanto, para os carros do Grupo Renault.


Percorrendo a galeria de imagens que apresentamos é possível entender com clareza que o Zoe alcança resultados modestos em praticamente todos os parâmetros avaliados mas a principal razão para a classificação (zero estrelas) prende-se com o facto de a versão base (a considerada) não contar com dispositivos fundamentais de apoio à condução. Os técnicos do Euro NCAP vão mesmo ao ponto de referir que o modelo apresentado em 2013 era mais seguro do que o “faccelift” de 2017, criticando a ineficaz proteção do torax garantida por este último.


O Fiat Panda é um dos dois modelos que não conseguiu sequer uma estrela nos testes de colisão da Euro NCAP

O Fiat Panda é um dos dois modelos que não conseguiu sequer uma estrela nos testes de colisão da Euro NCAP

© Fornecido por Turbo.pt

Pior ainda é o desempenho do Fiat Panda, sobretudo na proteção das crianças (apenas 16%) e no capítulo dos dispositivos destinados a evitar acidentes (7%). A idade da versão de base pode ajudar a explicar a fraca performance.


Se um índice de proteção classificado com zero estrelas é, no mínimo, desconcertante, não muito melhores são os resultados do Jeep Wrangler e de toda a oferta Dacia (à exceção do Duster). Jogger e Spring não vão além de uma estrela, ambos penalizados, principalmente, pelo reduzido número de dispositivos de apoio à condução.


No caso do Spring (elétrico) os resultados são ainda piores e a causa apontada é a rutura da estrutura. Esta deriva do chinês K-ZE que, por sua vez tem por base o Renault Kwind que nunca foi vendido em Portugal, em parte devido aos fracos resultados alcançados na Europa.


Os 7 carros mais inseguros… e que não deve comprar! (msn.com)

Comentários

Notícias mais vistas:

Putin está "preocupado" com uma eventual Terceira Guerra Mundial mas avisa: "Toda a Ucrânia é nossa"

 "Russos e ucranianos são um só", entende o presidente da Rússia, que não procura uma capitulação total da Ucrânia, embora tenha um objetivo concreto em mente A Ucrânia faz parte da Rússia porque ucranianos e russos são uma e a mesma coisa. Este é o entendimento do presidente russo, Vladimir Putin, que não teve problemas em afirmá-lo esta sexta-feira. A partir do Fórum Económico Internacional de São Petersburgo, Vladimir Putin garantiu que não procura uma capitulação da Ucrânia, ainda que pretenda que Kiev reconheça a realidade da situação no terreno. “Não procuramos a capitulação da Ucrânia. Insistimos no reconhecimento da realidade que se desenvolveu no terreno”, acrescentou, sem concretizar totalmente o que isso significa. Mas já depois disso, e na confirmação de que pensa numa espécie de reedição da União Soviética, Vladimir Putin afirmou: “Russos e ucranianos são um só povo. Nesse sentido, toda a Ucrânia é nossa”. Apesar disso, e quase que numa aparente contradição, o pr...

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...