Avançar para o conteúdo principal

Alemanha à beira de limitar carregamentos de veículos elétricos



A evolução nas vendas dos carros elétricos tem representado uma boa notícia em termos ambientais, mas já começa a fazer as suas primeiras vítimas.


Os operadores da rede elétrica alemã apontam para uma saturação na distribuição, algo que irá forçar o governo alemão a colocar limites nos carregamentos domésticos.


Alemanha poderá limitar potência da carga dos veículos elétricos

Com o aumento generalizado dos combustíveis, muitos condutores estão a optar por substituir os seus carros a gasóleo e gasolina por modelos elétricos ou híbridos.


Se em termos ambientais esta mudança tem grandes benefícios, está, por outro lado, a criar grande preocupação nos operadores de rede elétrica.


Na Alemanha, os operadores têm avisado o governo que a rede elétrica tem mostrado sinais de saturação, estando a ser identificadas algumas sobrecargas.


Em determinadas alturas, resultante da acumulação do carregamento de carros elétricos em postos públicos e privados juntamente com a utilização das bombas de calor a nível doméstico e à crescente utilização de equipamentos elétricos também no mercado empresarial, tem sido registado um consumo excessivo que pode levar a uma quebra no fornecimento de eletricidade aos consumidores.


Carregamentos domésticos limitados a 3.7 kWh

Carregamento Baterias de Veículos Elétricos


Ciente destas dificuldades, o governo alemão prepara-se para impor medidas para controlar esta nova realidade.


OS MAIS DE 50 MIL POSTOS DE CARREGAMENTO PÚBLICOS IRÃO FICAR INALTERADOS, NO ENTANTO, OS CARREGADORES DOMÉSTICOS PODERÃO EM BREVE SER LIMITADOS A 3.7 KW.


Intitulada pelos alemães como estrangulamento forçado, existem ainda diversas dúvidas sobre a sua aplicabilidade.


Além de ser contestada por apenas interferir nos carregamentos domésticos, fala-se também que irá ter uma limitação de 2 horas, embora não haja nenhum critério para definir em que horas será limitado.


Em termos práticos, a limitação do carregamento a 3.7 kW fará com que um carro com bateria de 30 a 40 kWh poderá demorar 10 horas a carregar.


SE CONSIDERARMOS UMA BATERIA DE LONGO ALCANCE COM 110 KWH, ENTÃO PASSAMOS A NECESSITAR DE 30 HORAS PARA CARREGAR 80% DA BATERIA.


Mantém-se a discórdia sobre o impacto dos carros elétricos na rede

Com o crescimento das vendas de carros elétricos, cresce também a discórdia sobre o seu impacto.


Por um lado, vários estudos apontam que o impacto na rede elétrica é diminuto. É o caso de um estudo recente da Bloomberg que refere que se 50% da frota fosse elétrica apenas veríamos um crescimento de consumo elétrico de 9%, podendo chegar entre 11% a 15% se considerados os autocarros e camiões. Com 90 a 100% da frota elétrica seria registado um aumento de 27%.


Por outro lado, com apenas 50 mil carregadores públicos (a Alemanha quer instalar mais 1 milhão até 2030), já se começam a sentir os efeitos dos carros elétricos na rede, tendo até já feito disparar o aviso vermelho nos operadores devido à saturação da rede.


Mantém-se assim a dúvida sobre o verdadeiro impacto da mobilidade elétrica e das alterações que serão necessárias para que a rede possa albergar uma frota completamente elétrica.


Alemanha à beira de limitar carregamentos de veículos elétricos (portal-energia.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

O que acontece se dormires sempre com a mesma almofada

 Dormir bem não depende apenas de ter um bom colchão ou de te deitares à hora certa. A tua almofada, aquela que usas todas as noites há meses ou até anos, pode estar a afetar o teu sono e a tua saúde de formas que nunca imaginaste. E não estamos a falar apenas de conforto: higiene, suporte e até a qualidade do ar que respiras entram nesta equação. Mas o que acontece se dormires sempre com a mesma almofada? O que acontece se dormires sempre com a mesma almofada Mesmo que laves a fronha com frequência, a almofada acumula suor, oleosidade da pele, células mortas, poeira e ácaros. Com o tempo, esta mistura cria um ambiente perfeito para microrganismos e alergénios que podem causar alergias respiratórias, agravar problemas como asma e provocar irritações na pele e nos olhos. O pior é que grande parte destes resíduos penetra no enchimento da almofada, onde a lavagem comum não chega. fita na boca para dormir, smartwatch dormir Perda de suporte e impacto na postura O desgaste também é inev...

Passos diz que Estado tem sido "óbice ao crescimento" e alerta para "previsão miserável" a partir de 2027

 O antigo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho afirmou hoje que o Estado tem sido "um óbice muito grande ao crescimento da economia", apontou uma "previsão miserável" a partir de 2027 e considerou que "faz-se pouco" na reforma do Estado. "O Estado hoje ainda é um óbice muito grande ao crescimento da economia. E cada vez, me parece, a sua qualidade tem vindo a cair de forma mais gravosa", afirmou, no lançamento do ensaio "Economia, Inovação e Inteligência Artificial", editado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, em Lisboa. Passos Coelho sublinhou que não se trata de uma "questão partidária", porque já houve vários partidos no Governo, mas deixou mais um alerta: "Fala-se muito da reforma do Estado, mas faz-se pouco por isso", considerou. O atual professor universitário defendeu que, com a generalização da inteligência artificial, Portugal tem de se distinguir pela "qualidade das instituições e a capacidade ...