Avançar para o conteúdo principal

Caricatura do professor que desenhou ministro com lápis espetado no olho foi aceite para exposição. Logo a seguir foi recusada por causa da "dimensão da polémica"


Caricatura do ministro da Educação João Costa, por Pedro Pinto. https://www.pedrobrito.eu/wp/

Professor Pedro Brito “repudia” decisão, que diz “subverter clara e inequivocamente os princípios enunciados e as temáticas centrais do evento” e que mostra “sujeição a eventuais pressões externas”

Já muita tinta correu sob a caricatura de António Costa num cartaz exibido durante uma manifestação de professores nas cerimónias do 10 de junho, agora é a vez de outra caricatura, mas com o rosto do ministro da Educação, João Costa, gerar polémica. Isto porque o desenho da autoria do professor Pedro Brito foi aceite para a exposição de cartazes “Inclinação para o Proibido”, organizada pelo Comité, no âmbito da programação do COMBART 2023, para logo depois ser recusado.

A obra, em que o professor desenhou e pintou João Costa com um lápis espetado no olho e a palavra "Demissão", foi aceite no passado dia 16 de junho para integrar a exposição “Inclinação para o proibido”, que terá lugar de 3 a 21 de julho. Mas, esta segunda-feira, o Comité recuou na decisão e a exposição do cartaz foi recusada.

A história é contada pelo próprio Pedro Brito, no seu blogue, onde também partilha os emails trocados com a organização. Já esta quinta-feira, em comunicado enviado à CNN Portugal, a Comissão Organizadora do COMBART garante que "não teve qualquer papel na decisão tomada pelo Comité relativamente ao cartaz do senhor Pedro Brito".

"Informamos que a decisão do Comité nos é completamente alheia, embora respeitemos a liberdade de decisão dos curadores nesta matéria", afirma a organização, adiantando, ainda assim, que "foi decidido - conjuntamente - excluir a exposição “Inclinação para o Proibido” da programação do COMBART 2023".

Num dos emails recebidos por Pedro Brito, o Comité explica que a decisão de não expor a caricatura de João Costa é para impedir que a “polémica” em torno do cartaz “ofusque um trabalho de anos” dos autores que lá expõem. Os responsáveis garantem ainda não se terem “apercebido da dimensão da polémica”, quando o cartaz do professor foi aceite.

E-mail enviado pelo Comité ao professor Pedro Brito

Pedro Brito, através do seu blogue, já “repudiou” a decisão, que, segundo o professor, “subverte clara e inequivocamente os princípios enunciados e as temáticas centrais do evento”. O docente, que viu a obra recusada, refere ainda uma “sujeição a eventuais pressões externas” para “diminuir a capacidade de resistência da academia ao silenciamento das vozes desalinhadas e discordantes e do espírito crítico”. 


Caricatura do professor que desenhou ministro com lápis espetado no olho foi aceite para exposição. Logo a seguir foi recusada por causa da "dimensão da polémica" - CNN Portugal (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...