Avançar para o conteúdo principal

Eis a primeira megalópole do mundo: 500 milhões de habitantes, 1000 km e 5 países



 Quando a urbanização estiver concluída, vai contemplar hotéis, centros comerciais e edifícios de escritórios por toda a a extensão da costa oeste africana.


É um horizonte temporal distante, mas as ambições arquitetónicas e de engenharia justificam-no. A primeira mega cidade do mundo já começou a ser projetada e será capaz de receber algo como 500 milhões de pessoas, quando terminada.


De acordo com o Unilad, a comunidade deverá estender-se ao mil quilómetros pela costa Africana, atravessando cinco países. Especificamente, as construções vão começar em Abidja, na Costa do Marfim, e prolongar-se até à capital da Nigéria, Lagos. Pelo meio, as infraestruturas também se vão erguer pelo Gana, Togo e Benim.


Serão também as cidades costeiras, como Takoradi, Acra, Prampram, Lomé e Cotonu, a receber os principais projetos de desenvolvimento.


Para já, há arranha-céus, hotéis, centros comerciais e edifícios de escritórios por toda a a extensão da costa oeste africana, esperando-se que, à medida que as cidades crescem, a população acompanhe o impulso.


Atualmente, e de acordo com os números providenciados pela Organização das Nações Unidos, África é a casa de 17% da população mundial, com o organismo a antecipar que a demografia do continente cresça em cerca de quatro mil milhões de pessoas até 2100.


Quando esse ano chegar, estima-se que meio milhão de pessoas viva dentro do perímetro desta megacidade — a qual vai contar, por exemplo, com uma auto-estrada que vai ligar Abidja a Lagos.


A pergunta que se impõe é: e de onde vem o dinheiro? No caso da autoestrada, uma obra avaliada em 14 mil milhões de euros, terá origem numa recolha de fundos por parte dos responsáveis do Banco Africano de Desenvolvimento, instituição que revela que a obra terá qualquer coisa como seis faixas de rodagem.


O projeto também passa por intervencionar as comunidades mais pequenas e mais desprovidas de recursos, de forma a originar mais oportunidades de emprego, alojamento, atrações turísticas e o outros.


Em declarações ao The Guardian, Howard French, escritor sobre assuntos globais,explicou que esta é uma “megacidade em construção”.


“Este plano tem sido encarado pelos especialistas como uma das regiões mais rapidamente urbanizadas, uma megacidade em construção, ou seja, um grupo grande e densamente aglomerado de centros metropolitanos. Abidjan, com 8,3 milhões de pessoas, será quase tão grande como a cidade de Nova Iorque é hoje.”


Eis a primeira megalópole do mundo: 500 milhões de habitantes, 1000 km e 5 países - ZAP Notícias (aeiou.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...