Avançar para o conteúdo principal

Sky Train: comboio suspenso levita sem eletricidade



Uma nova pista de ensaios do Sky Train, o “Comboio do Céu” chinês, estreou o primeiro sistema de trânsito de Maglev do mundo construído com ímanes permanentes em vez de eletroímanes. O sistema é capaz de manter as suas carruagens suspensas indefinidamente, sem alimentação elétrica.


As vantagens dos sistemas de transporte público Maglev são bastante claras: são quase silenciosos, necessitam de pouca manutenção, e eliminam a resistência ao movimento, pelo que usam menos energia para acelerar.


Por outro lado, e de acordo com o New Atlas, não são habitualmente usadas em transportes a baixa velocidade, uma vez que a energia usada para levitar um Maglev convencional acrescenta cerca de 15% à fatura energética global a velocidades suburbanas — em comparação com um metro ou um metropolitano ligeiro.


No entanto, isso só acontece no caso dos sistemas com eletroímanes.


As forças magnéticas dos ímanes permanentes, em contrapartida, estão disponíveis 24/7, sem custos — se não considerarmos o dos metais raros que são antes de mais necessários para tornar os ímanes permanentes.


A China tem quase 40% das reservas mundiais conhecidas de elementos raros — o dobro do seu vizinho Vietname — e extrai muito mais destes metais do que qualquer outro país, dominando completamente a cadeia de processamento e fornecimento. Em 2020, seis empresas estatais chinesas, sozinhas, produziram 85% dos metais raros refinadas do mundo.


O Comboio do Céu experimental inaugurado na semana passada, no condado de Xingguo, província de Jiangxi, parece assim um conceito “apenas para a China”.


Atualmente, a pista, construída sobre postes de aço que a elevam a cerca de 10 metros do solo, tem apenas 800 metros.


A composição, com duas carruagens que transportam até 88 passageiros, está suspensa magneticamente sob a via, sem fazer contacto, e desliza a velocidades de até 80 km/h, silenciosamente e sem fricção, entre as plataformas de passageiros elevadas.


Uma vez terminados os testes, a pista será prolongada até 7,5 km, com uma maior velocidade máxima: cerca de 120 km/h.


De acordo com o South China Morning Post, estes comboios têm um custo de cerca de um décimo do de um metro — mesmo tendo em conta as grandes quantidades necessárias de neodímio, o material usado nos ímanes mais poderosos do mundo.


Além disso, o custo do Comboio do Céu também resiste melhor ao passar do tempo, uma vez que um íman reforçado com neodímio perde menos de 5% do seu magnetismo em 100 anos.


NÊS COSTA MACEDO

Sky Train: comboio suspenso levita sem eletricidade - (aeiou.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...