O ISQ e a TUV SUD vão começar o processo de certificação dos parâmetros operacionais para um novo eletrolisador desenvolvido pela portuguesa Fusion Fuel, que permite obter hidrogénio através da conversão direta da energia solar
A Fusion Fuel, empresa portuguesa especializada em soluções de energia solar e hidrogénio verde, desenvolveu um eletrolisador conceptualmente inovador que permite obter hidrogénio através da conversão direta da energia solar. O ISQ e a TUV SUD vão dar início à certificação dos parâmetros operacionais desta solução. Os primeiros Hevo Solar vão ser instalados em Évora.
O ISQ vai acompanhar o projeto inovador e de referência mundial que pretende revolucionar a produção de hidrogénio, já que o micro eletrolisador permite um custo de produção bastante competitivo, um marco que só se esperava alcançar no final da década. “O serviço [de certificação] será realizado por uma joint-venture entre a TUV SUD e o ISQ permitindo agregar diversas capacidades técnicas destes dois grandes grupos industriais”, explica Pedro Matias, presidente do ISQ, em comunicado de imprensa.
O ISQ, entidade privada e independente, tem vindo a apoiar os parceiros ao nível do licenciamento, análises de risco, supervisão de construção, comissionamento e certificação de sistemas, equipamentos e fábricas de hidrogénio verde. A oferta do grupo para o hidrogénio verde é abrangente, “cobrindo as várias fases da cadeia de valor, que vão da produção, à distribuição e utilização, e tem como foco a maximização da segurança, fiabilidade e sustentabilidade”, pode ler-se no comunicado.
A experiência em matéria de H2 iniciou-se em 2004, com a participação do ISQ no projeto europeu pioneiro Naturally, que investigou os efeitos da introdução de misturas de hidrogénio com gás natural para transporte na rede europeia.
Comentários
Enviar um comentário