Avançar para o conteúdo principal

Carteira de "hacker" que atacou FTX já é uma "baleia" de ethereum


Bankman Fried, ex-CEO da FTX. Foto: Bloomberg


 O "hacker" trocou cerca de 49 milhões de dólares em stablecoins por ethereum, enchendo a carteira com o equivalente a cerca de 288 milhões de dólares. A FTX informou que foi atacada por um pirata informático este sábado no Telegram.


Fábio Carvalho da Silva fabiosilva@negocios.pt


A FTX tem dois problemas em mãos: o colapso da sua liquidez e um ataque informático, segundo a informação avançada pela plataforma este sábado. Sabe-se agora que o "hacker" já é um dos maiores proprietários do mercado de ethereum.


No sábado, a empresa informou por Telegram que cerca de 600 milhões de dólares sairam, através de mão criminosa, da plataforma.


O "hacker" recorreu à "exchange" Kraken para transferir parte dos fundos. Entretanto, a plataforma assegura que já entrou em contacto com as autoridades.


Deste montante, a "wallet" pertencente ao "hacker" trocou cerca de 49 milhões de dólares em stablecoins por ethereum, enchendo a carteira com um total equivalente a cerca de 288 milhões de dólares em ethereum, juntando-se assim à lista de carteiras "baleia" (de enorme dimensão do mercado), segundo os dados disponibilizados pela plataforma de análise Etherscan.


A mesma entidade reconhece ainda que, com este montante, esta carteira passa a ser a 35.ª do mundo com mais ethereum.


Celebridades processam ex-CEO da FTX

Uma série de investidores, incluindo celebridades norte-americanas, avançaram com uma ação no tribunal de Miami contra Bankman Fried, ex-CEO da FTX, alegando que a empresa recorreu a práticas enganosas para atrair investidores a deterem contas na FTX.


O processo, que inclui o comediante Larry David e outras celebridades, alega que ao todo, nos EUA, foram perdidos 11 mil milhões de dólares em danos, segundo a Reuters.


A agência canadiana, avança que o pedido de indemnização não refere montantes específicos.


Carteira de hacker que atacou FTX já é uma baleia de ethereum - Criptoativos - Jornal de Negócios (jornaldenegocios.pt)

Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai alterar lei para que câmaras possam usar mais terrenos para a construção de habitação

 Alterações à lei dos instrumentos de gestão territorial obrigam "a um número mínimo de habitações a preços controlados ou renda acessível ou preço acessível" O Governo vai alterar “muito brevemente” a lei dos instrumentos de gestão territorial para que as câmaras municipais possam afetar mais terrenos à construção para baixar o preço da habitação, anunciou esta quinta-feira o ministro da Coesão Territorial. Numa audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na Assembleia da República, em Lisboa, Manuel Castro Almeida explicou que “muito brevemente” será mudada a lei dos instrumentos de gestão territorial “para dar mais capacidade às autarquias locais” de poderem aprovar a afetação de terrenos que hoje não estão disponíveis para a construção habitações, “mediante deliberação da Câmara e da Assembleia Municipal”, sem ser necessário alterar os Planos Diretores Municipais (PDM). “Há coisas que não podem fazer, não vão poder construir

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di