Avançar para o conteúdo principal

Carro Elétrico: Bateria? Hidrogénio? Opte pela Água Salgada!




Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, ter um carro elétrico não significa imediatamente ter um carro equipado com uma bateria gigante, de forma a armazenar os nossos tão prezados eletrões, e finalmente dar vida ao motor (ou motores) elétrico, para fazer com que o automóvel se mova. Nada disso, pode continuar a ter um carro elétrico, sem ter uma bateria.

Ou seja, de forma muito resumida, a bateria é simplesmente uma das muitas formas de armazenar energia! Tal e qual como é ter uma célula de hidrogénio, ou um tanque de combustível cheio de gasolina ou gasóleo. Afinal de contas, um carro a hidrogénio também um carro elétrico!

Mas calma! Hoje não vamos falar de hidrogénio, vamos sim falar de água salgada, que caso não saiba, também pode dar vida a carros elétricos. Vamos por partes.

Caso não saiba, existe uma empresa Suíça, de seu nome NanoFlowcell, que tem trabalhado muito, e bem, no desenvolvimento e produção de carros elétricos alimentados a água salgada.

Mais concretamente, o sistema da NanoFlowcell funciona como uma célula de combustível, mas em vez de hidrogénio, usa água salgada ionizada. Neste caso, o líquido com iões positivos fica separado do líquido com iões negativos. Assim, quando ambos passam por uma membrana, os iões interagem, o que por sua vez dá origem a energia elétrica que é aproveitada para mover o automóvel. O resultado final do processo é água, com emissões zero, e rápido reabastecimento.

Isto é uma novidade? Mais ou menos!

A empresa já anda a desenvolver protótipos de 2014, onde podemos incluir o desportivo e-Sportlimousine, o crossover Quant F e ainda o compacto Quantino. Destes veículos, o que mais tem impressionado é o compacto, sendo capaz de percorrer 1000 quilómetros em pouco mais de 8 horas, sem necessitar de reabastecer. Entretanto, este mesmo veículo já percorreu cerca de 150 mil quilómetros, durante o seu ciclo de vida.

Em termos de especificações, o motor tem 109 cv (80kW), e o automóvel tem um peso de mais ou menos 1420kg. Dos 0 aos 100 Km/h, consegue uma métrica de 5s, o que é absolutamente incrível.

Quando é que iremos ver carros deste tipo no mercado?
Segundo a nanoFlowcell, existem planos para começar a produção em massa, a médio prazo. O que significa isto? Alguns anos. Quantos ao certo? 5? 6? Ninguém sabe.


Comentários

Notícias mais vistas:

EUA criticam prisão domiciliária de Bolsonaro e ameaçam responsabilizar envolvidos

 Numa ação imediatamente condenada pelos Estados Unidos, um juiz do Supremo Tribunal do Brasil ordenou a prisão domiciliária de Jair Bolsonaro por violação das "medidas preventivas" impostas antes do seu julgamento por uma alegada tentativa de golpe de Estado. Os EUA afirmam que o juiz está a tentar "silenciar a oposição", uma vez que o ex-presidente é acusado de violar a proibição imposta por receios de que possa fugir antes de se sentar no banco dos réus. Numa nota divulgada nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos Estados Unidos recorda que, apesar do juiz Alexandre de Morais "já ter sido sancionado pelos Estados Unidos por violações de direitos humanos, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Os Estados Unidos consideram que "impor ainda mais restrições à capacidade de Jair Bolsonaro de se defender publicamente não é um serviço público...

Supercarregadores portugueses surpreendem mercado com 600 kW e mais tecnologia

 Uma jovem empresa portuguesa surpreendeu o mercado mundial de carregadores rápidos para veículos eléctricos. De uma assentada, oferece potência nunca vista, até 600 kW, e tecnologias inovadoras. O nome i-charging pode não dizer nada a muita gente, mas no mundo dos carregadores rápidos para veículos eléctricos, esta jovem empresa portuguesa é a nova referência do sector. Nasceu somente em 2019, mas isso não a impede de já ter lançado no mercado em Março uma gama completa de sistemas de recarga para veículos eléctricos em corrente alterna (AC), de baixa potência, e de ter apresentado agora uma família de carregadores em corrente contínua (DC) para carga rápida com as potências mais elevadas do mercado. Há cerca de 20 fabricantes na Europa de carregadores rápidos, pelo que a estratégia para nos impormos passou por oferecermos um produto disruptivo e que se diferenciasse dos restantes, não pelo preço, mas pelo conteúdo”, explicou ao Observador Pedro Moreira da Silva, CEO da i-charging...

Aníbal Cavaco Silva

Diogo agostinho  Num país que está sem rumo, sem visão e sem estratégia, é bom recordar quem já teve essa capacidade aliada a outra, que não se consegue adquirir, a liderança. Com uma pandemia às costas, e um país político-mediático entretido a debater linhas vermelhas, o que vemos são medidas sem grande coerência e um rumo nada perceptível. No meio do caos, importa relembrar Aníbal Cavaco Silva. O político mais bem-sucedido eleitoralmente no Portugal democrático. Quatro vezes com mais de 50% dos votos, em tempos de poucas preocupações com a abstenção, deve querer dizer algo, apesar de hoje não ser muito popular elogiar Cavaco Silva. Penso que é, sem dúvida, um dos grandes nomes da nossa Democracia. Nem sempre concordei com tudo. É assim a vida, é quase impossível fazer tudo bem. Penso que tem responsabilidade na ascensão de António Guterres e José Sócrates ao cargo de Primeiro-Ministro, com enormes prejuízos económicos, financeiros e políticos para o país. Mas isso são outras ques...