Avançar para o conteúdo principal

Quer saber todas as informações sobre um carro? Eis o que deve fazer


© Shutterstock


 Há várias formas de obter a informação.

Seja porque vai comprar um automóvel em 2.ª mão ou porque quer encontrar um antigo carro de família, saiba que há várias formas de obter informação sobre qualquer viatura em Portugal.

As mais descritivas têm um custo, mas vamos por partes.

Através da Loja do Cidadão podes saber quem é, ou quem foi, o proprietário de determinado veículo. Basta para isso ter a matrícula da viatura em questão. Depois para obter a informação sobre o proprietário atual é necessário desembolsar cinco euros ou, para o caso de quereres saber os anteriores proprietários, o preço aumenta para sete euros. Este serviço está detalhado numa página ligada ao governo e tanto serve cidadãos como empresas. Importa frisar que apenas é possível ter acesso a estes dados deslocando-se a uma Loja do Cidadão ou a um balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

Outra forma de conseguir informação sobre determinado veículo é através do site Automóvel Online. Neste portal, por 10 euros, pode obter a certidão permanente do registo automóvel apenas com a matrícula. Para aceder aos dados atualizados sobre a propriedade do automóvel e às alterações ao seu registo, além dos possíveis encargos que poderá ter, tem de efetuar um pedido, onde posteriormente será gerado um código que ficará válido durante seis meses.

Por fim, também na PSP ou na GNR pode saber mais sobre qualquer veículo se tiver a matrícula do mesmo. No entanto, as autoridades só irão fornecer os dados relativos ao automóvel em determinados casos, como o de um veículo envolvido num acidente que tenha fugido. 

Existe ainda uma app para smartphone denominada de 'Tem Seguro?', que permite saber a validade, o número da apólice, a entidade seguradora e a data de início do seguro de determinado veículo.

Esta aplicação móvel funciona de forma muito simples, pois basta tirar uma fotografia através da câmara do seu smartphone à matrícula do veículo ou utilizar uma já preexistente e, em poucos segundos, fica informado relativamente à existência do seguro. Caso não queira utilizar uma fotografia pode também introduzir os números e letras da matrícula de forma manual.


Quer saber todas as informações sobre um carro? Eis o que deve fazer (noticiasaominuto.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Digi dá mais um passo decisivo para resolver a principal queixa dos utilizadores

Fonte:  MHD .  A Digi chegou a Portugal com preços nunca antes vistas, mas enfrentou várias críticas à cobertura. No entanto, em apenas seis meses já mostra melhorias significativas. Desde que aterrou oficialmente em Portugal, em novembro de 2024, a Digi tem dado muito que falar. A operadora romena chegou com um objetivo claro: agitar o mercado das telecomunicações com preços imbatíveis, nunca antes vistos. E este objetivo foi conseguido tanto nos pacotes de casa (Internet Fixa e Televisão) como no Móvel. A verdade é que a Digi continua a lidar com várias críticas, sendo que o apagão espoletou a ira de muitos clientes que se viram horas e horas sem serviço. No entanto, a principal prende-se com as falhas de cobertura, quer na rede móvel, quer na fibra. No entanto, em apenas seis meses, a operadora já deu sinais claros de evolução. Nos últimos tempos, a Digi arregaçou as mangas e está a fazer o trabalho de casa: instalar mais antenas 4G e 5G e acelerar a expansão da sua rede de...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...