Avançar para o conteúdo principal

Quer saber todas as informações sobre um carro? Eis o que deve fazer


© Shutterstock


 Há várias formas de obter a informação.

Seja porque vai comprar um automóvel em 2.ª mão ou porque quer encontrar um antigo carro de família, saiba que há várias formas de obter informação sobre qualquer viatura em Portugal.

As mais descritivas têm um custo, mas vamos por partes.

Através da Loja do Cidadão podes saber quem é, ou quem foi, o proprietário de determinado veículo. Basta para isso ter a matrícula da viatura em questão. Depois para obter a informação sobre o proprietário atual é necessário desembolsar cinco euros ou, para o caso de quereres saber os anteriores proprietários, o preço aumenta para sete euros. Este serviço está detalhado numa página ligada ao governo e tanto serve cidadãos como empresas. Importa frisar que apenas é possível ter acesso a estes dados deslocando-se a uma Loja do Cidadão ou a um balcão do Instituto dos Registos e Notariado (IRN).

Outra forma de conseguir informação sobre determinado veículo é através do site Automóvel Online. Neste portal, por 10 euros, pode obter a certidão permanente do registo automóvel apenas com a matrícula. Para aceder aos dados atualizados sobre a propriedade do automóvel e às alterações ao seu registo, além dos possíveis encargos que poderá ter, tem de efetuar um pedido, onde posteriormente será gerado um código que ficará válido durante seis meses.

Por fim, também na PSP ou na GNR pode saber mais sobre qualquer veículo se tiver a matrícula do mesmo. No entanto, as autoridades só irão fornecer os dados relativos ao automóvel em determinados casos, como o de um veículo envolvido num acidente que tenha fugido. 

Existe ainda uma app para smartphone denominada de 'Tem Seguro?', que permite saber a validade, o número da apólice, a entidade seguradora e a data de início do seguro de determinado veículo.

Esta aplicação móvel funciona de forma muito simples, pois basta tirar uma fotografia através da câmara do seu smartphone à matrícula do veículo ou utilizar uma já preexistente e, em poucos segundos, fica informado relativamente à existência do seguro. Caso não queira utilizar uma fotografia pode também introduzir os números e letras da matrícula de forma manual.


Quer saber todas as informações sobre um carro? Eis o que deve fazer (noticiasaominuto.com)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

As obras "faraónicas" e os contratos públicos

  Apesar da instabilidade dos mercados financeiros internacionais, e das dúvidas sobre a sustentabilidade da economia portuguesa em cenário de quase estagnação na Europa, o Governo mantém na agenda um mega pacote de obras faraónicas.  A obra que vai ficar mais cara ao país é, precisamente, a da construção de uma nova rede de alta velocidade ferroviária cujos contornos não se entendem, a não ser que seja para encher os bolsos a alguns à custa do contribuinte e da competitividade. Veja o vídeo e saiba tudo em: As obras "faraónicas" e os contratos públicos - SIC Notícias

Franceses prometem investir "dezenas de milhões" na indústria naval nacional se a marinha portuguesa comprar fragatas

  Se Portugal optar pelas fragatas francesas de nova geração, a construtora compromete-se a investir dezenas de milhões de euros na modernização do Arsenal do Alfeite e a canalizar uma fatia relevante do contrato diretamente para a economia e indústria nacional, exatamente uma das prioridades já assumidas pelo ministro da Defesa, Nuno Melo Intensifica-se a "luta" entre empresas de defesa para fornecer a próxima geração de fragatas da marinha portuguesa. A empresa francesa Naval Group anunciou esta terça-feira um plano que promete transformar a indústria naval nacional com o investimento de "dezenas de milhões de euros" para criar um  hub  industrial no Alfeite, caso o governo português opter por comprar as fragatas de nova geração do fabricante francês. "O Naval Group apresentou às autoridades portuguesas uma proposta para investir os montantes necessários, estimados em dezenas de milhões de euros, para modernizar o Arsenal do Alfeite e criar um polo industrial...