O ChromeOS Flex já tinha sido anunciado no início do ano, esteve em fase de acesso restrito durante algum tempo e chega agora a todos. A premissa é instalar uma versão do Chrome OS em máquinas antigas, dando-lhes uma nova vida
A Google anunciou o lançamento de grande escala do ChromeOS Flex para que se possa dar nova vida aos Macs e PCs mais antigos. Depois de um lançamento mais restrito, que permitiu à empresa recolher feedback e corrigir mais de 600 bugs, o ChromeOS Flex foi agora testado com mais de 400 aparelhos, com a Google a garantir a compatibilidade.
A premissa desta solução é que o utilizador aceda à página do ChromeOS Flex para criar uma pen USB de arranque com a instalação do ChromeOS e depois se instale o sistema num computador antigo, substituindo o sistema operativo original.
A Google está a posicionar esta ferramenta como adequada para empresas ou escolas que pretendam estender o período de vida útil de hardware mais antigo. Para os departamentos de TI das empresas há a possibilidade de instalar o sistema operativo remotamente em rede e os aparelhos que tenham sido submetidos a isso passam a estar disponíveis para controlo a partir do Chrome Enterprise Upgrade, para facilitar a gestão de políticas e de aplicações.
Este lançamento representa ainda o início da transição do software da Neverware, uma empresa teve a ideia de tornar computadores antigos em Chromebooks, para o ecossistema do Flex.
Comentários
Enviar um comentário