Avançar para o conteúdo principal

NASA: Barragem chinesa Three Gorges afeta Rotação da Terra


Three Gorges - A maior barragem do mundo é na China


 A maior barragem do mundo, a barragem Three Gorges, na China, está a chamar a atenção dos cientistas da NASA, pois há a possibilidade de interferir com a rotação da Terra. Esta colossal estrutura, feita pela mão humana, situa-se na província de Hubei e é considerada a maior estação de energia hidroelétrica do planeta.


Recorrendo à enciclopédia web, ficamos a saber que a Barragem das Três Gargantas, 長江三峽大壩 em chinês tradicional, é a central hidroelétrica com a segunda maior barragem e represa do mundo. Quando está cheia, a água chega a estar a 175 metros acima do nível do mar e a 95 metros acima do nível do rio. Alberga 632 quilómetros quadrados de água e gera cerca de 22500 MW de energia. Mas o problema não é esse.


A barragem Three Gorges foi construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. Tem 2309 metros de comprimento e 185 metros de altura. Na sua construção foram usados 27.200.000 metros cúbicos de betão e 463.000 toneladas de ferro (o equivalente para construir 63 Torres Eiffel).


Com capacidade de gerar 22500 MW de energia, quando cheia chega a atingir 175 metros acima do nível do mar e 95 metros acima do nível do rio. O seu reservatório de água tem capacidade para inundar uma extensão de 632 quilómetros quadrados.


 

O que acontece com a Terra?

É sabido que há situações que podem influenciar a forma como a Terra gira em torno do seu próprio eixo. Esta grande quantidade de água, mais propriamente 39,3 quilómetros cúbicos de água, podem influenciar a rotação da Terra. Esta barragem, na sua carga máxima, com os 22500 MW de energia, tem essa capacidade.



A forma como influência a rotação da Terra é a seguinte:


Quanto maior a distância da massa de um corpo ao seu eixo de rotação, mais lento ele girará. Para que entenda melhor, acontece o mesmo quando um patinador de patinagem artística quer rodar muito rápido: para fazê-lo, começa a rodar com os braços abertos e depois coloca os braços junto do corpo, aproximando a massa destes do eixo de rotação e dando-lhe mais velocidade. O mesmo acontece com a Terra.


Os cientistas da NASA confirmaram realmente que, sempre que a barragem atingir o seu nível máximo de capacidade, é possível que afete o movimento da Terra, devido ao momento de inércia.


Segundo os seus estudos, aquando da barragem na sua capacidade máxima, o planeta é afetado na sua forma, tornando-o mais arredondado no meio e achatado nos polos. Em relação à rotação da Terra, aumenta a duração do dia em 0,06 microssegundos. Perante esta conclusão dos cientistas da NASA, ao que parece, não há motivos para preocupação.


Interessante saber que embora fosse considerado um mito, afinal é mesmo uma realidade.


https://pplware.sapo.pt/informacao/nasa-barragem-chinesa-three-gorges-afeta-rotacao-da-terra/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial

  Temos ouvido alguns relatos de que o iPhone vai ficar mais caro, algumas placas gráficas vão ser canceladas, etc… Tudo porque o mundo da produção de chips não tem mãos a medir para o nível de procura atual. Mas, não é só o iPhone, não é só a memória, nem são apenas as placas gráficas.  O impacto da Inteligência Artificial vai chegar a tudo e a todos.  Os preços vão aumentar, e tu vais ter de o pagar. Vai ficar tudo mais caro e a culpa é da Inteligência Artificial Durante anos ouvimos que a inteligência artificial ia mudar o mundo, e aos poucos está de facto a mudar. Hoje em dia as pessoas já pesquisam no senhor Google como antigamente, editam fotos com algoritmos diferentes, e até trabalham lado a lado com chatbots. Mas o que ninguém disse é que, além de nos mudar a vida, também nos vai mudar o bolso. Nos últimos meses, as notícias têm vindo a confirmar o que já se adivinhava:  os preços dos chips e da memória estão a disparar . O motivo? O mesmo de sempre, escasse...

Foi criada uma "supermadeira" que é mais forte que o aço

  Primeiro reforçou-se a madeira normal, depois até se conseguiu torná-la transparente. Agora chegamos a um novo ponto Uma empresa americana concebeu um novo tipo de madeira que, segundo afirma, tem uma relação resistência/peso até 10 vezes superior à do aço, sendo também até seis vezes mais leve. A “superwood” acaba de ser lançada como produto comercial, fabricada pela InventWood, uma empresa cofundada pelo cientista de materiais Liangbing Hu. Há mais de uma década, Hu lançou-se numa missão para reinventar um dos mais antigos materiais de construção conhecidos pela humanidade. Enquanto trabalhava no Centro de Inovação de Materiais da Universidade de Maryland, Hu, que agora é professor em Yale, encontrou formas inovadoras de fazer a reengenharia da madeira. Chegou mesmo a torná-la transparente, removendo parte de um dos seus principais componentes, a lignina, que dá à madeira a sua cor e alguma da sua resistência. O seu verdadeiro objetivo, no entanto, era tornar a madeira mais for...