Avançar para o conteúdo principal

NASA: Barragem chinesa Three Gorges afeta Rotação da Terra


Three Gorges - A maior barragem do mundo é na China


 A maior barragem do mundo, a barragem Three Gorges, na China, está a chamar a atenção dos cientistas da NASA, pois há a possibilidade de interferir com a rotação da Terra. Esta colossal estrutura, feita pela mão humana, situa-se na província de Hubei e é considerada a maior estação de energia hidroelétrica do planeta.


Recorrendo à enciclopédia web, ficamos a saber que a Barragem das Três Gargantas, 長江三峽大壩 em chinês tradicional, é a central hidroelétrica com a segunda maior barragem e represa do mundo. Quando está cheia, a água chega a estar a 175 metros acima do nível do mar e a 95 metros acima do nível do rio. Alberga 632 quilómetros quadrados de água e gera cerca de 22500 MW de energia. Mas o problema não é esse.


A barragem Three Gorges foi construída no rio Yang-tsé, o maior rio da China. A sua construção foi iniciada em 1993 e concluída em 2006. Tem 2309 metros de comprimento e 185 metros de altura. Na sua construção foram usados 27.200.000 metros cúbicos de betão e 463.000 toneladas de ferro (o equivalente para construir 63 Torres Eiffel).


Com capacidade de gerar 22500 MW de energia, quando cheia chega a atingir 175 metros acima do nível do mar e 95 metros acima do nível do rio. O seu reservatório de água tem capacidade para inundar uma extensão de 632 quilómetros quadrados.


 

O que acontece com a Terra?

É sabido que há situações que podem influenciar a forma como a Terra gira em torno do seu próprio eixo. Esta grande quantidade de água, mais propriamente 39,3 quilómetros cúbicos de água, podem influenciar a rotação da Terra. Esta barragem, na sua carga máxima, com os 22500 MW de energia, tem essa capacidade.



A forma como influência a rotação da Terra é a seguinte:


Quanto maior a distância da massa de um corpo ao seu eixo de rotação, mais lento ele girará. Para que entenda melhor, acontece o mesmo quando um patinador de patinagem artística quer rodar muito rápido: para fazê-lo, começa a rodar com os braços abertos e depois coloca os braços junto do corpo, aproximando a massa destes do eixo de rotação e dando-lhe mais velocidade. O mesmo acontece com a Terra.


Os cientistas da NASA confirmaram realmente que, sempre que a barragem atingir o seu nível máximo de capacidade, é possível que afete o movimento da Terra, devido ao momento de inércia.


Segundo os seus estudos, aquando da barragem na sua capacidade máxima, o planeta é afetado na sua forma, tornando-o mais arredondado no meio e achatado nos polos. Em relação à rotação da Terra, aumenta a duração do dia em 0,06 microssegundos. Perante esta conclusão dos cientistas da NASA, ao que parece, não há motivos para preocupação.


Interessante saber que embora fosse considerado um mito, afinal é mesmo uma realidade.


https://pplware.sapo.pt/informacao/nasa-barragem-chinesa-three-gorges-afeta-rotacao-da-terra/

Comentários

Notícias mais vistas:

Trump: Rússia invade a Europa, China Taiwan e Israel o médio oriente

 'Trump adere a uma mentalidade anterior à Segunda Guerra Mundial', diz Heilbrunn Como alguém que pesquisou a direita política dos EUA e suas influências globais, Jacob Heilbrunn está convencido de que um segundo governo de Donald Trump seria muito diferente do primeiro. "Trump se radicalizou nos últimos quatro anos", argumenta Heilbrunn, que é editor da publicação de política externa The National Interest e membro do Eurasia Center do think tank americano Atlantic Council. Na sua opinião, o candidato republicano à presidência quer evitar o que considera serem erros do seu primeiro mandato (2017-2021) — e realizaria "uma presidência revolucionária, tanto na política interna quanto externa". Se Trump for reeleito, "ele entrará para a história como um dos presidentes mais influentes, porque vai derrubar a ordem internacional que existe nos últimos 70 ou 75 anos", afirmou Heilbrunn em entrevista à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC

Governo vai alterar lei para que câmaras possam usar mais terrenos para a construção de habitação

 Alterações à lei dos instrumentos de gestão territorial obrigam "a um número mínimo de habitações a preços controlados ou renda acessível ou preço acessível" O Governo vai alterar “muito brevemente” a lei dos instrumentos de gestão territorial para que as câmaras municipais possam afetar mais terrenos à construção para baixar o preço da habitação, anunciou esta quinta-feira o ministro da Coesão Territorial. Numa audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na Assembleia da República, em Lisboa, Manuel Castro Almeida explicou que “muito brevemente” será mudada a lei dos instrumentos de gestão territorial “para dar mais capacidade às autarquias locais” de poderem aprovar a afetação de terrenos que hoje não estão disponíveis para a construção habitações, “mediante deliberação da Câmara e da Assembleia Municipal”, sem ser necessário alterar os Planos Diretores Municipais (PDM). “Há coisas que não podem fazer, não vão poder construir

Rodrigo Marques da Atlas Quantum é flagrado na Califórnia, após Barcelona

 Após vida de luxo na Europa, o ex-fundador do maior golpe financeiro da história do Brasil ainda sem resolução segue esbanjando uma vida de luxo. Rodrigo Marques foi flagrado dirigindo um Porsche na Califórnia nos EUA Rodrigo Marques foi flagrado dirigindo um Porsche na Califórnia nos EUA. Enviado por clientes lesados que investigam seu paradeiro. O ex-fundador da Atlas Quantum, Rodrigo Marques, voltou a ser flagrado esbanjando uma vida de luxo pelas ruas, desta vez na Califórnia (EUA). De acordo com o Grupo da Operação Valquíria, que localizou seu paradeiro, ele vive nos Estados Unidos há três meses, em uma mansão. A última vez que ele havia sido localizado foi em uma mansão próxima de Barcelona (Espanha), onde residiu por alguns anos. Por lá ele também vivia com luxo e dirigia até uma McLaren pelas ruas. Em conversa com a reportagem, Matheus Muller, um dos investidores lesados e que busca justiça, pede a atenção e apoio das autoridades brasileiras para repatriar Rodrigo Marques. “Co