Avançar para o conteúdo principal

Computador quântico da Google descobre ‘cristal do tempo’, um novo estado de matéria



 Investigadores há muito teorizavam sobre um novo estado de matéria que foi possível evidenciar agora com o computador quântico da Google por cientistas de Princeton e Stanford


Uma equipa de cientistas das universidades de Princeton e de Stanford, nos EUA, usou um computador quântico da Google para provar a existência de um novo estado de matéria, chamado de cristal do tempo. Já há muito que a comunidade científica teorizava sobre este estado, com cristais que operam continuamente, mesmo que estejam desequilibrados e constituídos por átomos que estão em evolução constante.


De forma resumida, um cristal do tempo é um novo estado de matéria no qual as partículas movem-se num ciclo regular e repetido, mudando entre dois estados, mas sem gastar qualquer energia.


Para a Física, os cristais são estruturas nos quais os átomos são organizados em padrões repetidos e podem formar cadeias. Esta nova forma de matéria, que quebra a segunda lei da termodinâmica, propõe um cristal cujo padrão não se repete a determinado espaçamento, mas sim com o passar do tempo. O conceito encontra paralelo, por exemplo, no batimento cardíaco. No cristal do tempo, o movimento não é gerado por energia armazenada, mas sim pelas quebras simétricas no fluído, um conceito proposto por Frank Wilczek, Nobel da Física em 2012.


O cristal do tempo é constituído por uma fila de partículas, cada uma com a sua orientação magnética, numa mistura de diferentes configurações de energia. A direção destas partículas é depois revertida, resultando na formação de uma cópia invertida. Depois é aplicada uma luz laser que causa mudanças do estado – de normal para espelho, de reverso e para frente, resultando num cristal do tempo.


O computador quântico da Google, Sycamore, usa um chip com 20 qubits que consegue manter dois estados em simultâneo e, ao ajustar as interações entre os qubits, os investigadores conseguiram distribuí-las aleatoriamente e conseguir um estado multi-corpo. Além da criação de um cristal do tempo, esta investigação destaca-se também por mostrar as capacidades únicas de um computador quântico: segundo a publicação Quanta Magazine, estes cristais são um “objeto quântico” que a própria Natureza provavelmente nunca criaria, devido à complexa combinação de ingredientes que é preciso alcançar.


Os resultados da investigação já foram pré-publicados, o que significa que já podem ser consultados, mas ainda não foram sujeitos a revisão de especialistas independentes (peer review).


https://visao.sapo.pt/exameinformatica/noticias-ei/ciencia-ei/2021-08-02-computador-quantico-da-google-descobre-cristal-do-tempo-um-novo-estado-de-materia/

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Alterações à lei laboral: um guia com as principais mudanças em causa

Contestação à reforma da lei do trabalho levou à convocação de greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro. Luís Montenegro, primeiro-ministro, e Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho   Getty images O Governo de Montenegro quer avançar com uma reforma "profunda" da  legislação laboral  que tem dado muito que falar. Trata-se de mais de 100 alterações ao Código do Trabalho, que incluem contratos, gestão do tempo de trabalho, parentalidade e despedimentos. A proposta de alteração à  lei do trabalho  tem sido tão contestada pelas centrais sindicais que levou mesmo à marcação de uma greve geral para esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a primeira paralisação conjunta desde 2013. Explicamos tudo o que pode mudar na lei laboral já a partir de 2026. A proposta designada "Trabalho XXI" foi  apresentada  pelo Governo enquanto uma revisão "profunda" da legislação laboral por contemplar mudanças em "mais de uma centena" de artigos do  Código de...

Defender a escola pública

 1. Escrevo sobre o conflito que envolve os professores preocupada, em primeiro lugar, com o efeito que este está a ter na degradação da escola pública, na imagem e na confiança dos pais no sistema educativo, nos danos que estão a ser causados a milhares de alunos cujas famílias não têm condições para lhes proporcionar explicações ou frequência de colégios privados. Parece-me importante que, nas negociações entre Governo e sindicatos, esta dimensão do problema seja equacionada. Escrevo, em segundo lugar, porque espero poder dar um contributo para a compreensão e boa resolução do conflito, apesar de todo o ruído e falta de capacidade para ouvir. 2. Nos anos pré-pandemia, eram muitos os sinais das dificuldades das escolas em prestar um serviço de qualidade. A existência de milhares de alunos sem professor, em várias disciplinas e em vários pontos do país, gerou um clamor sobre a falta de docentes e a fraca atratividade da carreira. Porém, o problema da falta de professores nas escola...