Avançar para o conteúdo principal

Sete truques para manter os ladrões longe do seu carro



 Portugal está em 12.º no ranking de países com mais roubos de carros. Não facilite a tarefa aos 'amigos do alheio' e previna-se das suas visitas indesejadas com estes truques tão simples.


De acordo com um estudo recentemente publicado em Confused.com, Portugal continua a defender com números o seu estatuto de destino seguro, comparativamente a outros países europeus. A página da Internet analisa os registos oficiais sobre o roubo de automóveis no Velho Continente e, de acordo com este ranking, que compara os dados recolhidos entre 2011 e 2019 e calcula média de roubos de automóveis por 100 mil habitantes, Itália e Suécia são os países com maior número de roubos; França é a "campeã" em termos absolutos, com mais de 170 mil roubos por ano.


Portugal ocupa a 12.ª posição, com uma taxa de 125 carros roubados por 100 mil habitantes - corresponde a uma média diária de 36 veículos.


Por outro lado, a Europol, Serviço Europeu de Polícia, assinala que redes criminosas transnacionais estão a especializar-se no roubo e na venda posterior de viaturas, profissionalização que explica o número cada vez menor de viaturas recuperadas.


Por isso, previna-se. Comece com estes truques tão simples:



1. Estacione em linha e dispense o comando


Estacionar em linha fará com que o ladrão esteja sempre muito mais exposto do que se o carro estivesse num estacionamento perpendicular. Evite locais pouco iluminados ou onde passem poucas ou nenhumas pessoas. Ou arruamentos, becos ou baldios, onde a tarefa dos assaltantes seja mais fácil e dissimulada. Idealmente, deixe a direção trancada, com as rodas viradas vai dificultar muito a tentativa de roubo com recurso a grua.



Se o carro está equipado com sistema de abertura de portas à distância, mas também dispõe de chave física, privilegie a utilização desta última, sobretudo em locais que não conhece.


Esta dica é especialmente útil para modelos de alta gama, já que os criminosos, depois de identificarem o alvo, usam muitas vezes o método de copiar a frequência do comando da chave mãos-livres.


2. Use os retrovisores


Trancar sempre as portas do automóvel: nunca facilite, abandonando o veículo sem as portas estarem trancadas e as janelas totalmente fechadas. Se não o fizer, nem que seja por breves instantes, a viatura fica à mercê dos ladrões. Existem inibidores que impedem que o carro tranque as portas mesmo quando o condutor carregou no botão de fecho no comando. A maioria dos modelos assinala com os intermitentes que trancou, mas para comprovar que o carro ficou efetivamente fechado e assim continua deve ser configurado para que também feche os espelhos retrovisores, sinal inequívoco de que tem as portas bloqueadas.


3. Atenção aos "encostos"



Uma técnica que está a ser cada vez mais utilizada: os ladrões batem de propósito no seu carro a estacionar ou no trânsito para o fazer sair do veículo. Quando se desloca para a traseira do automóvel com a intenção de perceber quais foram os estragos, um outro individuo entrará no seu carro. Por isso, em caso de "batida", desligue sempre a ignição e leve consigo a chave.


4. Nada no interior


Não deixe objetos de valor à vista no automóvel: como uma bolsa, pasta, dinheiro, telemóvel, entre outros. A maioria dos assaltos e/ou arrombamento de automóvel tem como objetivo o furto deste tipo de pertences. Também evite deixar os documentos da viatura no seu interior: Se tem por hábito deixar os documentos dentro do porta-luvas do carro de forma a ter tudo organizado caso seja interpelado por uma operação stop, saiba que o porta-luvas é o primeiro local dentro do carro onde os assaltantes os procuram


5. Deixe a sua marca


Outra forma de prevenir o roubo é gravar a matrícula nos vidros ou noutros componentes principais do veículo, desta maneira o ladrão sabe que este é um automóvel difícil de negociar.



6. Equipamentos antirroubo


Pode equipar o seu automóvel com aparelhos que permitem reduzir as probabilidades de o seu carro ser assaltado ou arrombado, dos quais se destacam dois sistemas de segurança: os alarmes perimétricos (movimento) e os sistemas de deteção. Um bom alarme automóvel dispara quando alguém (ou algum objeto) invade ou apenas embate na viatura. Os melhores sistemas de alarme são os que possuem sensores nas portas, nos vidros e no capot. Ao serem ativados impedem ainda que o veículo inicie a marcha, imobilizando o motor.


7. Mantenha-o no radar


Além dos alarmes, existem os sistemas de deteção por GPS. Não impedem o roubo de um automóvel, mas permitem detetar a sua localização. À semelhança do sistema de navegação, funciona através de coordenadas que indicam onde o carro se encontra em determinado momento. É o melhor método para tentar recuperar o veículo incólume.


https://www.dinheirovivo.pt/motor-24/sete-truques-para-manter-os-ladroes-longe-do-seu-carro-14465035.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...