Avançar para o conteúdo principal

Sete truques para manter os ladrões longe do seu carro



 Portugal está em 12.º no ranking de países com mais roubos de carros. Não facilite a tarefa aos 'amigos do alheio' e previna-se das suas visitas indesejadas com estes truques tão simples.


De acordo com um estudo recentemente publicado em Confused.com, Portugal continua a defender com números o seu estatuto de destino seguro, comparativamente a outros países europeus. A página da Internet analisa os registos oficiais sobre o roubo de automóveis no Velho Continente e, de acordo com este ranking, que compara os dados recolhidos entre 2011 e 2019 e calcula média de roubos de automóveis por 100 mil habitantes, Itália e Suécia são os países com maior número de roubos; França é a "campeã" em termos absolutos, com mais de 170 mil roubos por ano.


Portugal ocupa a 12.ª posição, com uma taxa de 125 carros roubados por 100 mil habitantes - corresponde a uma média diária de 36 veículos.


Por outro lado, a Europol, Serviço Europeu de Polícia, assinala que redes criminosas transnacionais estão a especializar-se no roubo e na venda posterior de viaturas, profissionalização que explica o número cada vez menor de viaturas recuperadas.


Por isso, previna-se. Comece com estes truques tão simples:



1. Estacione em linha e dispense o comando


Estacionar em linha fará com que o ladrão esteja sempre muito mais exposto do que se o carro estivesse num estacionamento perpendicular. Evite locais pouco iluminados ou onde passem poucas ou nenhumas pessoas. Ou arruamentos, becos ou baldios, onde a tarefa dos assaltantes seja mais fácil e dissimulada. Idealmente, deixe a direção trancada, com as rodas viradas vai dificultar muito a tentativa de roubo com recurso a grua.



Se o carro está equipado com sistema de abertura de portas à distância, mas também dispõe de chave física, privilegie a utilização desta última, sobretudo em locais que não conhece.


Esta dica é especialmente útil para modelos de alta gama, já que os criminosos, depois de identificarem o alvo, usam muitas vezes o método de copiar a frequência do comando da chave mãos-livres.


2. Use os retrovisores


Trancar sempre as portas do automóvel: nunca facilite, abandonando o veículo sem as portas estarem trancadas e as janelas totalmente fechadas. Se não o fizer, nem que seja por breves instantes, a viatura fica à mercê dos ladrões. Existem inibidores que impedem que o carro tranque as portas mesmo quando o condutor carregou no botão de fecho no comando. A maioria dos modelos assinala com os intermitentes que trancou, mas para comprovar que o carro ficou efetivamente fechado e assim continua deve ser configurado para que também feche os espelhos retrovisores, sinal inequívoco de que tem as portas bloqueadas.


3. Atenção aos "encostos"



Uma técnica que está a ser cada vez mais utilizada: os ladrões batem de propósito no seu carro a estacionar ou no trânsito para o fazer sair do veículo. Quando se desloca para a traseira do automóvel com a intenção de perceber quais foram os estragos, um outro individuo entrará no seu carro. Por isso, em caso de "batida", desligue sempre a ignição e leve consigo a chave.


4. Nada no interior


Não deixe objetos de valor à vista no automóvel: como uma bolsa, pasta, dinheiro, telemóvel, entre outros. A maioria dos assaltos e/ou arrombamento de automóvel tem como objetivo o furto deste tipo de pertences. Também evite deixar os documentos da viatura no seu interior: Se tem por hábito deixar os documentos dentro do porta-luvas do carro de forma a ter tudo organizado caso seja interpelado por uma operação stop, saiba que o porta-luvas é o primeiro local dentro do carro onde os assaltantes os procuram


5. Deixe a sua marca


Outra forma de prevenir o roubo é gravar a matrícula nos vidros ou noutros componentes principais do veículo, desta maneira o ladrão sabe que este é um automóvel difícil de negociar.



6. Equipamentos antirroubo


Pode equipar o seu automóvel com aparelhos que permitem reduzir as probabilidades de o seu carro ser assaltado ou arrombado, dos quais se destacam dois sistemas de segurança: os alarmes perimétricos (movimento) e os sistemas de deteção. Um bom alarme automóvel dispara quando alguém (ou algum objeto) invade ou apenas embate na viatura. Os melhores sistemas de alarme são os que possuem sensores nas portas, nos vidros e no capot. Ao serem ativados impedem ainda que o veículo inicie a marcha, imobilizando o motor.


7. Mantenha-o no radar


Além dos alarmes, existem os sistemas de deteção por GPS. Não impedem o roubo de um automóvel, mas permitem detetar a sua localização. À semelhança do sistema de navegação, funciona através de coordenadas que indicam onde o carro se encontra em determinado momento. É o melhor método para tentar recuperar o veículo incólume.


https://www.dinheirovivo.pt/motor-24/sete-truques-para-manter-os-ladroes-longe-do-seu-carro-14465035.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Avião onde viajava Von der Leyen afetado por interferência de GPS da Rússia

 O GPS do avião onde viajava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, foi afetado por uma interferência que as autoridades suspeitam ser de origem russa, no domingo, forçando uma aterragem com mapas analógicos. Não é claro se o avião seria o alvo deliberado. A aeronave aterrou em segurança no Aeroporto Internacional de Plovdiv, no sul da Bulgária, sem ter de alterar a rota. "Podemos de facto confirmar que houve bloqueio do GPS", disse a porta-voz da Comissão Europeia, Arianna Podesta, numa conferência de imprensa em Bruxelas. "Recebemos informações das autoridades búlgaras de que suspeitam que se deveu a uma interferência flagrante da Rússia". A região tem sofrido muitas destas atividades, afirmou o executivo comunitário, acrescentando que sancionou várias empresas que se acredita estarem envolvidas. O governo búlgaro confirmou o incidente. "Durante o voo que transportava a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, para Plovdiv, o s...

O maior aliado da Rússia a defender a Ucrânia: eis a proposta de Trump

 Proposta de Trump foi apresentada aos aliados e à Ucrânia na reunião na Casa Branca. A ideia não caiu nada bem, até porque já tinha sido sugerida anteriormente por Putin. Tropas norte-americanas nunca farão parte das garantias de segurança a dar à Ucrânia e isso já se sabia, mas a proposta do presidente dos Estados Unidos é, no mínimo, inquietante para Kiev, já que passa por colocar soldados amigos da Rússia a mediar o conflito. De acordo com o Financial Times, que cita quatro fontes familiarizadas com as negociações, o presidente dos Estados Unidos sugeriu que sejam destacadas tropas chinesas como forças da paz num cenário pós-guerra. Uma proposta que, segundo as mesmas fontes, vai ao encontro do que Vladimir Putin sugeriu, até porque a China é um dos mais fortes aliados da Rússia, mesmo que tenha mantido sempre uma postura ambígua em relação ao que se passa na Ucrânia. A proposta de Trump passa por convidar a China a enviar pacificadores que monitorizem a situação a partir de um...

Maduro diz que 4.200 soldados americanos estão prontos para invadir a Venezuela

O presidente venezuelano garante ter declarado a "preparação máxima" do exército venezuelano face a uma hipotética ameaça da marinha americana, tendo mesmo apontado para a presença de armas nucleares do lado de Washington. Nicolás Maduro afirma que estão a manter "todos os canais diplomáticos abertos" perante a escalada diplomática e bélica que a Venezuela e os Estados Unidos vivem há semanas. O líder bolivariano diz que os canais estão "quebrados" perante o reagrupamento de forças norte-americanas que está a ocorrer em torno da costa venezuelana, como confirmam vários meios de comunicação norte-americanos. "Oito navios militares com 1.200 mísseis e um submarino nuclear têm a Venezuela como alvo", garantiu Maduro. "Eles quiseram avançar para o que chamam de pressão militar máxima (...) e nós declarámos a máxima preparação para a defesa da Venezuela". Maduro descreveu os acontecimentos como a maior ameaça militar que o país caribenho enf...