Avançar para o conteúdo principal

A origem da vida na Terra é extraterrestre? Cientistas encontram bases de ADN em meteoritos



 Um grupo de investigadores descobriu nucleobases de ADN e ARN que estão na base de todas as formas de vida conhecidas


Como surgiu a vida na Terra? Eis uma das perguntas que mais intriga a Humanidade. A tese de que os ingredientes necessários para o surgimento de toda a biodiversidade existente no nosso planeta podem ter sido “importados” do Espaço, transportados por corpos celestes que bombardearam a Terra numa fase inicial da sua formação, não é propriamente nova.


Todavia, a ideia ganhou recentemente mais força, tudo porque um grupo de investigadores, em parceria com cientistas da NASA, analisou três amostras de meteoritos, onde foram descobertas as duas últimas de cinco nucleobases presentes no ADN e ARN (ácido ribonucleico) que possibilitam a vida na Terra. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica “Nature Communications”.


Por outras palavras, isto quer dizer que os blocos fundamentais para a vida podem ter origem extraterrestre. Sabe-se que o ADN é composto por quatro bases nitrogenadas: guanina, adenina, citosina e timina. No caso do ARN, a timina é substituída por uracila, partilhando as restantes três moléculas prebióticas de ácido nucleico com o ADN.


Estudos anteriores já tinham possibilitado detetar em amostras de meteoritos guanina, adenina e uracila. Agora, graças a um novo método de extração mais sensível, a equipa de investigadores foi capaz de encontrar as restantes “peças” para completar o puzzle.


Os pesquisadores, liderados pelo professor Yasuhiro Oba, da Universidade de Hokkaido, no Japão, conseguiram detetar citosina, e timina, ingredientes indispensáveis para obter a “sopa” da vida tal como a conhecemos.


Para identificar a citosina e a timina nos três meteoritos ricos em carbono, os especialistas mergulharam pequenos grãos das amostras em ácido fórmico quente, de onde as moléculas foram posteriormente recolhidas e analisadas.


“É entusiasmante ver o progresso da formação das moléculas fundamentais da biologia provenientes do Espaço”, afirma Jason Dworkin, coautor do estudo.


“Agora, temos evidências de que o conjunto completo de bases nitrogenadas que dão origem à vida podiam já estar disponíveis na Terra quando a vida surgiu”, acrescenta Danny Glavin, outro dos investigadores.


Expresso | A origem da vida na Terra é extraterrestre? Cientistas encontram bases de ADN em meteoritos


Comentários

Notícias mais vistas:

Governo vai alterar lei para que câmaras possam usar mais terrenos para a construção de habitação

 Alterações à lei dos instrumentos de gestão territorial obrigam "a um número mínimo de habitações a preços controlados ou renda acessível ou preço acessível" O Governo vai alterar “muito brevemente” a lei dos instrumentos de gestão territorial para que as câmaras municipais possam afetar mais terrenos à construção para baixar o preço da habitação, anunciou esta quinta-feira o ministro da Coesão Territorial. Numa audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2025 (OE2025), na Assembleia da República, em Lisboa, Manuel Castro Almeida explicou que “muito brevemente” será mudada a lei dos instrumentos de gestão territorial “para dar mais capacidade às autarquias locais” de poderem aprovar a afetação de terrenos que hoje não estão disponíveis para a construção habitações, “mediante deliberação da Câmara e da Assembleia Municipal”, sem ser necessário alterar os Planos Diretores Municipais (PDM). “Há coisas que não podem fazer, não vão poder construir

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di

Governo vai rever lei para permitir atualização das pensões no ano seguinte à sua atribuição

 A ministra do Trabalho confirmou que o Governo vai alterar a norma que atualmente prevê que as pensões só são atualizadas após o segundo ano da sua atribuição. A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Maria do Rosário Palma Ramalho (D), intervém durante a sua audição na Comissão de Trabalho, Segurança Social e Inclusão, na Assembleia da República, em Lisboa, 10 de julho de 2024. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social confirmou esta segunda-feira que o Governo vai rever a legislação para permitir a atualização das pensões no ano seguinte à sua atribuição, medida que será aprovada no Conselho de Ministros desta semana. Maria do Rosário Ramalho falava nas jornadas parlamentares do PSD e CDS-PP que decorrem até terça-feira na Assembleia da República, altura em que anunciou que, “no âmbito do dia internacional da pessoa idosa”, no próximo Conselho de Ministros, que vai decorrer na quarta-feira, o Governo vai lançar “medidas na ár