Avançar para o conteúdo principal

A origem da vida na Terra é extraterrestre? Cientistas encontram bases de ADN em meteoritos



 Um grupo de investigadores descobriu nucleobases de ADN e ARN que estão na base de todas as formas de vida conhecidas


Como surgiu a vida na Terra? Eis uma das perguntas que mais intriga a Humanidade. A tese de que os ingredientes necessários para o surgimento de toda a biodiversidade existente no nosso planeta podem ter sido “importados” do Espaço, transportados por corpos celestes que bombardearam a Terra numa fase inicial da sua formação, não é propriamente nova.


Todavia, a ideia ganhou recentemente mais força, tudo porque um grupo de investigadores, em parceria com cientistas da NASA, analisou três amostras de meteoritos, onde foram descobertas as duas últimas de cinco nucleobases presentes no ADN e ARN (ácido ribonucleico) que possibilitam a vida na Terra. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica “Nature Communications”.


Por outras palavras, isto quer dizer que os blocos fundamentais para a vida podem ter origem extraterrestre. Sabe-se que o ADN é composto por quatro bases nitrogenadas: guanina, adenina, citosina e timina. No caso do ARN, a timina é substituída por uracila, partilhando as restantes três moléculas prebióticas de ácido nucleico com o ADN.


Estudos anteriores já tinham possibilitado detetar em amostras de meteoritos guanina, adenina e uracila. Agora, graças a um novo método de extração mais sensível, a equipa de investigadores foi capaz de encontrar as restantes “peças” para completar o puzzle.


Os pesquisadores, liderados pelo professor Yasuhiro Oba, da Universidade de Hokkaido, no Japão, conseguiram detetar citosina, e timina, ingredientes indispensáveis para obter a “sopa” da vida tal como a conhecemos.


Para identificar a citosina e a timina nos três meteoritos ricos em carbono, os especialistas mergulharam pequenos grãos das amostras em ácido fórmico quente, de onde as moléculas foram posteriormente recolhidas e analisadas.


“É entusiasmante ver o progresso da formação das moléculas fundamentais da biologia provenientes do Espaço”, afirma Jason Dworkin, coautor do estudo.


“Agora, temos evidências de que o conjunto completo de bases nitrogenadas que dão origem à vida podiam já estar disponíveis na Terra quando a vida surgiu”, acrescenta Danny Glavin, outro dos investigadores.


Expresso | A origem da vida na Terra é extraterrestre? Cientistas encontram bases de ADN em meteoritos


Comentários

Notícias mais vistas:

Nuvem rolo. O fenómeno raro a que se assistiu este domingo em Portugal

 Imagens captadas em vários locais do país foram partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes. O fenómeno é comum no nordeste da Austrália, mas raro em Portugal. Um fenómeno conhecido como “nuvens rolo” aconteceu este domingo na costa portuguesa e foi fotografado e filmado um pouco em todo o país. Nas imagens partilhadas pela página de Facebook Meteo Trás os Montes — é possível constatar testemunhos na Ria de Aveiro, Figueira da Foz, Esposende ou Póvoa de Varzim. Nuvem rolo. O fenómeno raro que se viu em Portugal – Observador

Como resistir ao calor: transforme a sua ventoinha simples num ar condicionado

 As ventoinhas, por si só, muitas vezes limitam-se a fazer circular o ar quente. Mas existe um truque engenhoso para torná-las mais eficazes Em dias de calor muito intenso, e para quem não tem ar condicionado em casa, suportar as elevadas temperaturas pode ser um verdadeiro desafio. No entanto, se tiver uma ventoinha por perto, há um truque simples que pode fazer toda a diferença na hora de refrescar o ambiente. As ventoinhas, por si só, têm muitas vezes dificuldade em baixar efetivamente a temperatura, limitando-se a fazer circular o ar quente. Mas existe uma maneira engenhosa de torná-las mais eficazes a refrescar o espaço. A página de TikTok @top_dicas_  partilhou um método simples para transformar uma ventoinha num verdadeiro ar condicionado caseiro. O processo é acessível e não exige ferramentas. Vai precisar apenas de uma ventoinha, duas garrafas de plástico, dois tubos de plástico, uma caixa térmica de esferovite, gelo, fita-cola e abraçadeiras. Comece por cortar a part...

Foram necessários 250 anos para construir o que Trump está a tentar destruir

Os esforços do presidente Donald Trump para reformular o governo federal o máximo possível e o mais rapidamente possível destruiriam agências que existem há décadas ou mais. Os seus planos mais amplos reformulariam elementos da infraestrutura governamental que existem há séculos. De Benjamin Franklin a John F. Kennedy e de Richard Nixon a Barack Obama, foi necessária toda a história dos Estados Unidos para construir parte do que Trump tem falado em tentar destruir, privatizar ou reformular. E isso sem contar as reformas que ele está a planear para programas de segurança social, como a  Previdência Social  e o Medicare,  que ele afirma , sem provas, estarem  cheios de fraudes , mas que também estão em caminhos objetivamente  insustentáveis . Serviço Postal dos EUA Estes dois selos postais dos Estados Unidos, com as imagens de Benjamin Franklin e George Washington, entraram em vigor a 1 de julho de 1847.  (Museu Postal Nacional Smithsonian) Fundado em 1775 Os...