Avançar para o conteúdo principal

A origem da vida na Terra é extraterrestre? Cientistas encontram bases de ADN em meteoritos



 Um grupo de investigadores descobriu nucleobases de ADN e ARN que estão na base de todas as formas de vida conhecidas


Como surgiu a vida na Terra? Eis uma das perguntas que mais intriga a Humanidade. A tese de que os ingredientes necessários para o surgimento de toda a biodiversidade existente no nosso planeta podem ter sido “importados” do Espaço, transportados por corpos celestes que bombardearam a Terra numa fase inicial da sua formação, não é propriamente nova.


Todavia, a ideia ganhou recentemente mais força, tudo porque um grupo de investigadores, em parceria com cientistas da NASA, analisou três amostras de meteoritos, onde foram descobertas as duas últimas de cinco nucleobases presentes no ADN e ARN (ácido ribonucleico) que possibilitam a vida na Terra. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica “Nature Communications”.


Por outras palavras, isto quer dizer que os blocos fundamentais para a vida podem ter origem extraterrestre. Sabe-se que o ADN é composto por quatro bases nitrogenadas: guanina, adenina, citosina e timina. No caso do ARN, a timina é substituída por uracila, partilhando as restantes três moléculas prebióticas de ácido nucleico com o ADN.


Estudos anteriores já tinham possibilitado detetar em amostras de meteoritos guanina, adenina e uracila. Agora, graças a um novo método de extração mais sensível, a equipa de investigadores foi capaz de encontrar as restantes “peças” para completar o puzzle.


Os pesquisadores, liderados pelo professor Yasuhiro Oba, da Universidade de Hokkaido, no Japão, conseguiram detetar citosina, e timina, ingredientes indispensáveis para obter a “sopa” da vida tal como a conhecemos.


Para identificar a citosina e a timina nos três meteoritos ricos em carbono, os especialistas mergulharam pequenos grãos das amostras em ácido fórmico quente, de onde as moléculas foram posteriormente recolhidas e analisadas.


“É entusiasmante ver o progresso da formação das moléculas fundamentais da biologia provenientes do Espaço”, afirma Jason Dworkin, coautor do estudo.


“Agora, temos evidências de que o conjunto completo de bases nitrogenadas que dão origem à vida podiam já estar disponíveis na Terra quando a vida surgiu”, acrescenta Danny Glavin, outro dos investigadores.


Expresso | A origem da vida na Terra é extraterrestre? Cientistas encontram bases de ADN em meteoritos


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

BEN, o e-car português, já pode ser conduzido na Europa

  O novo e-car português BEN está já apto a ser conduzido em toda a Europa. O certificado de homologação da União Europeia já foi atribuído e em 2026 deverá começar a produção em larga escala. Está a chegar um novo e-car criado em Portugal . É o  BEN , desenvolvido no Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), que esta quinta-feira (18 de dezembro)  recebeu o certificado de homologação da União Europeia  - ou seja, na prática, já pode ser conduzido na Europa.   O modelo, de pequenas dimensões,  deverá entrar em produção em larga escala já no próximo ano , não só em Portugal, como também na Europa. Com um preço projetado de 8.000 euros , segundo um comunicado, decorrem negociações para que  em 2030 sejam fabricadas 20 mil unidades por ano  "de forma descentralizada". Trata-se de um e-car acessível, que é também o primeiro do género com contador de emissões de dióxido de carbono evitadas. A tecnologia AYR permite-lhe compensar as emissões origi...

Justiça dos EUA valida taxa de 100 mil dólares a vistos de trabalhadores qualificados

Uma juíza federal dos Estados Unidos autorizou na terça-feira a Administração Trump a aplicar uma taxa de 100 mil dólares a vistos de trabalho muito utilizados na área tecnológica, num duro golpe para o setor.  O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em setembro a medida relativa aos vistos H-1B, que permitem que trabalhadores estrangeiros com qualificações específicas (cientistas, engenheiros e programadores de computador, entre outros) possam trabalhar nos Estados Unidos. Desde o seu primeiro mandato, o chefe de Estado republicano manifestou a vontade de limitar estes vistos, a fim de dar prioridade aos trabalhadores norte-americanos. A medida provocou uma onda de protestos nos setores que os utilizam amplamente, nomeadamente na tecnologia, mas também em países fortemente afetados, como a Índia. A Câmara de Comércio dos Estados Unidos recorreu à justiça, ao lado da Associação das Universidades Americanas (AAU), considerando, nomeadamente, que a decisão não era da com...