Avançar para o conteúdo principal

Startup promete preservar as suas memórias (mas tem que lhe tirar a vida)

A aceleradora de startups Y Combinator é famosa por apoiar projectos audaciosos e pouco vulgares no seu popular boot camp de três meses – mas nunca até agora tinha tido no seu portfolio algo como a Netcome.

A recém-fundada empresa norte-americana Netcome garante poder preservar cérebros usando um novo método, que assegura ser muito eficaz. A nova técnica tem apenas um pequeno problema: é 100% mortal.

A empresa, fundada por alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, assegura ter desenvolvido um método para conservar completamente o cérebro humano, incluindo os seus detalhes microscópicos.

A empresa oferece às pessoas a oportunidade de preservar digitalmente as suas memórias para sempre. A única condição é que os clientes devem morrer primeiro. “A nossa missão é preservar o seu cérebro de forma suficientemente intacta para manter todas as suas lembranças”, explica um comunicado publicado no site oficial da empresa.

A Nectome acredita que dentro dos próximos 100 anos os cientistas serão capazes de “recriar a nossa consciência“. Para atingir tal resultado, é necessário antes de mais conservar o cérebro, usando uma técnica que consiste em injectar substâncias químicas especiais no órgão para depois o congelar a temperaturas muito baixas.

No procedimento, o factor mais importante é que o cérebro deve estar vivo na altura do embalsamento. Mas infelizmente, o serviço é “100% fatal”, adverte o co-fundador da empresa, Robert McIntyre, citado pela MIT Technology Review.

O método proposto pela Nectome garante a imortalização de todos os momentos que temos na memória, ou seja, de “um grande capítulo de nosso livro favorito, sensação do frio do inverno, até fritar um pastel ou um instante especial com amigos ou família”.

Robert McIntyre, cuja equipa científica realizou recentemente com sucesso a criogenia do cérebro de um coelho, sublinha que a Nectome se focará inicialmente em fornecer os seus serviços a pacientes terminais – provavelmente, mais dispostos a trocar o resto da vida pela eternidade para as suas memórias.

De acordo com o empresário, há já 25 pessoas em lista de espera para experimentar o serviço, tendo pago cada uma o respectivo depósito de 10 mil euros – cerca de 8100 euros. Aparentemente, a imortalidade (ou algo parecido) continua com grande procura.

https://zap.aeiou.pt/preservar-memorias-vida-195764

Comentários

Notícias mais vistas:

A otimização de energia do Paquistão via mineração de bitcoin recebe 3 meses de teste após a rejeição parcial do FMI

  FMI rejeita parcialmente proposta do Paquistão para mineração de Bitcoin com eletricidade subsidiada O Fundo Monetário Internacional (FMI) recusou-se a endossar totalmente a proposta do Paquistão para uma tarifa de eletricidade subsidiada destinada a impulsionar operações de mineração de Bitcoin, segundo noticiou o portal local Lucro a 3 de julho. De acordo com o relatório, Fakhray Alam Irfan, presidente do Comité Permanente de Energia do Senado do Paquistão, revelou que o FMI aprovou apenas um período de alívio de três meses — metade dos seis meses inicialmente propostos — alegando riscos de distorção do mercado e pressão adicional sobre o já sobrecarregado setor energético do país. Esta rejeição parcial reflete o ceticismo mais amplo do FMI relativamente à adoção de criptomoedas a nível nacional. Alertas semelhantes foram dirigidos a outros países, como El Salvador, onde o FMI desaconselhou o envolvimento direto do governo na mineração e acumulação de Bitcoin. Importa referir ...

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Um novo visitante interestelar está a caminho do nosso Sistema Solar

O cometa 3I/ATLAS é o terceiro  destes raros visitantes que oferece aos cientistas   uma rara oportunidade de estudar algo fora do nosso Sistema Solar. U m novo objeto vindo do espaço interestelar está a entrar no nosso Sistema Solar. É apenas o terceiro alguma vez detetado e, embora não represente perigo para a Terra, está a aproximar-se - e poderá ser o maior visitante extrassolar de sempre. A  NASA confirmou  esta quarta-feira a descoberta de um novo objeto interestelar que passará pelo nosso Sistema Solar. Não representa qualquer ameaça para a Terra, mas passará relativamente perto: dentro da órbita de Marte. Trata-se apenas do   terceiro objeto interestelar   alguma vez detetado pela humanidade. E este, além de estar a mover-se mais depressa do que os anteriores, poderá ser o maior. Um brilho vindo de Sagitário A 1 de julho, o telescópio  ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System) , instalado em Rio Hurtado, no Chile, registou um brilho...