Avançar para o conteúdo principal

Startup promete preservar as suas memórias (mas tem que lhe tirar a vida)

A aceleradora de startups Y Combinator é famosa por apoiar projectos audaciosos e pouco vulgares no seu popular boot camp de três meses – mas nunca até agora tinha tido no seu portfolio algo como a Netcome.

A recém-fundada empresa norte-americana Netcome garante poder preservar cérebros usando um novo método, que assegura ser muito eficaz. A nova técnica tem apenas um pequeno problema: é 100% mortal.

A empresa, fundada por alunos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, MIT, assegura ter desenvolvido um método para conservar completamente o cérebro humano, incluindo os seus detalhes microscópicos.

A empresa oferece às pessoas a oportunidade de preservar digitalmente as suas memórias para sempre. A única condição é que os clientes devem morrer primeiro. “A nossa missão é preservar o seu cérebro de forma suficientemente intacta para manter todas as suas lembranças”, explica um comunicado publicado no site oficial da empresa.

A Nectome acredita que dentro dos próximos 100 anos os cientistas serão capazes de “recriar a nossa consciência“. Para atingir tal resultado, é necessário antes de mais conservar o cérebro, usando uma técnica que consiste em injectar substâncias químicas especiais no órgão para depois o congelar a temperaturas muito baixas.

No procedimento, o factor mais importante é que o cérebro deve estar vivo na altura do embalsamento. Mas infelizmente, o serviço é “100% fatal”, adverte o co-fundador da empresa, Robert McIntyre, citado pela MIT Technology Review.

O método proposto pela Nectome garante a imortalização de todos os momentos que temos na memória, ou seja, de “um grande capítulo de nosso livro favorito, sensação do frio do inverno, até fritar um pastel ou um instante especial com amigos ou família”.

Robert McIntyre, cuja equipa científica realizou recentemente com sucesso a criogenia do cérebro de um coelho, sublinha que a Nectome se focará inicialmente em fornecer os seus serviços a pacientes terminais – provavelmente, mais dispostos a trocar o resto da vida pela eternidade para as suas memórias.

De acordo com o empresário, há já 25 pessoas em lista de espera para experimentar o serviço, tendo pago cada uma o respectivo depósito de 10 mil euros – cerca de 8100 euros. Aparentemente, a imortalidade (ou algo parecido) continua com grande procura.

https://zap.aeiou.pt/preservar-memorias-vida-195764

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di