Avançar para o conteúdo principal

Eléctricos podem tornar-se mais baratos que carros a gasolina ou diesel em sete anos

Os carros eléctricos podem vir a ser mais baratos do que os carros a gasolina ou a diesel até 2025, afirma um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

Daqui a sete anos, os carros eléctricos podem vir a ser mais baratos do que os carros convencionais, alimentados por combustíveis à base de petróleo, caso o custo das baterias de iões de lítio continue em queda, de acordo com um relatório da Bloomberg New Energy Finance (BNEF).

Em 2024, alguns modelos eléctricos já vão custar o mesmo do que carros a gasolina ou a diesel. No entanto, no ano seguinte, deverão ficar ainda mais baratos. Para que isso aconteça, os preços das baterias têm de continuar a cair, mesmo que a procura pelos metais que são introduzidos nas unidades continuem a subir, salienta o relatório.

Os apelos à adopção de veículos eléctricos tem-se intensificado à medida que os países e empresas tentam baixar os níveis de poluição.

De acordo com o BNEF, a esperada subida da produção das baterias de iões de lítio pode ajudar a baixar o preço para 70 dólares Kwh até 2030. Em 2017, a média situava-se nos 208 dólares Kwh, representando dois quintos do total do custo de um veículo eléctrico.

"As vendas de veículos eléctricos vão continuar a subir nos próximos anos, mas os preços das baterias ainda têm de descer mais para que a adopção real pelo mercado seja possível", afirmou Colin McKerracher, analista de transportes da BNEF.

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/ambiente/detalhe/electricos-podem-tornar-se-mais-baratos-que-carros-a-gasolina-ou-diesel-em-sete-anos

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di