Avançar para o conteúdo principal

A Inteligência Artificial é bem mais perigosa do que ogivas nucleares, diz Elon Musk

O empresário manifestou a necessidade de se criar um organismo que regule o desenvolvimento da Inteligência Artificial porque, no futuro, vai superar as capacidades dos seres humanos.

O fundador das empresas SpaceX e Tesla, Elon Musk, advertiu para o sério perigo que a Inteligência Artificial (IA) pode trazer porque, na sua opinião, “é bem mais perigosa do que as ogivas nucleares”.

“Estou muito próximo da IA e devo dizer que me assusta muito. É capaz de muito mais do que quase ninguém sabe e a sua taxa de melhoria é exponencial”, sublinhou.

Numa conferência sobre tecnologia em Austin, Texas, o empresário sul-africano manifestou a necessidade de criar um organismo que regule o seu desenvolvimento. Segundo Musk, a também chamada “inteligência computacional”, vai superar as capacidades do ser humano e há que tratar do assunto de forma segura.

Embora admita que não costume ser um “defensor da regulação e da supervisão”, Musk considera que a Humanidade corre grave perigo e, portanto, qualifica de “extrema importância” criar um organismo público com conhecimentos suficientes para conseguir supervisionar o desenvolvimento da IA de forma segura.

Para exemplificar esta opinião, o multimilionário usou o exemplo do sistema de IA conhecido como “AlphaGo Zero”, desenvolvido pela empresa DeepMind – adquirida pelo Google em 2014 -, que aprendeu a jogar o famoso jogo de estratégia chinês Go sem a intervenção humana. Simplesmente através de um jogo aleatório contra si mesmo. Além disso, a sua versão melhorada, “AlphaZero”, conseguiu derrotar inclusivamente o AlphaGo.

No entanto, Musk destacou que não o preocupa a IA em aplicações específicas como, por exemplo, nos carros autónomos ou outras ferramentas, porque não gera riscos severos. Por outro lado, enfatiza o perigo da “super inteligência digital” em máquinas com múltiplas funções, cuja potência de cálculo é “um milhão de vezes maior”.

“A sua taxa de melhoria é realmente dramática. Temos de encontrar a forma de garantir que a chegada da super inteligência digital seja simbiótica com a humanidade. Creio que essa é a maior crise existencial que enfrentamos e a mais urgente”, assegurou.

https://zap.aeiou.pt/inteligencia-artificial-bem-perigosa-do-ogjivas-nucleares-diz-musk-195855

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di