Avançar para o conteúdo principal

Demasiado tempo no telemóvel? Cinco truques para resistir ao vício

Há truques usados para manipular e prender os utilizadores. Aprenda a resistir-lhes

Sente que passa demasiado tempo no telemóvel? É-lhe difícil resistir às notificações? Há algumas "pequenas mudanças" que pode fazer para conviver melhor e de forma mais consciente com telemóveis e outros aparelhos, diz o Centro para Tecnologia Humanizada.

Este centro norte-americano foi fundado por Tristan Harris, que trabalhou como conselheiro ético da Google, depois de publicar um memorando sobre as obrigações éticas da empresa em relação à forma como impacta os pensamento e ações dos milhões de utilizadores que usam os seus produtos.

Convertido em ativista, Harris faz agora campanha por um design ético dos produtos tecnológicos, alertando para os truques usados para manipular os utilizadores, nomeadamente para nos manter mais tempo agarrados aos aparelhos, já que em muitos casos estes gigantes dependem da atenção dos consumidores para ganhar dinheiro - já que o vendem é publicidade.

Vício da internet já atinge 25% dos jovens

Aqui ficam cinco dicas que servem para "desligar" alguns truques usados para nos manter colados aos ecrãs:

Desligue os sinais visuais de notificações

Tem dificuldade a resistir abrir uma aplicação quando repara que tem uma, dez ou 30 mensagens por ler? Acontece no e-mail, mensagens, nas atualizações das aplicações. E servem exatamente para nos chamar a atenção. Uma solução é desligar tudo isso nas "definições". Basta ir a "notificações" e não selecionar a opção "emblemas".

Preto e branco

A cor nos ecrãs dos telemóveis e outros aparelhos estimula os cérebros. O que acontece se puser o ecrã a preto e branco? Experimente. No iPhone, por exemplo, basta ir às Definições, Geral, Acessibilidade, Atalho de Acessibilidade (no final de tudo) e selecionar Filtros de Cor. Fazer isto permite alternar entre o modo cor e o modo preto e branco com três toques seguidos no botão principal.

Carregue o telemóvel fora do quarto

Se utiliza o telemóvel como despertador mas tem tendência a ficar agarrado a ele ainda antes de sair da cama, experimente pôr o aparelho a carregar fora do quarto.

Aplicações de media sociais fora da primeira página

Mantenha as aplicações utilitárias - como os mapas, camâra, relógio - na primeira página e atire as dos media sociais (ou aquelas em que nota que perde mais tempo) para a segunda, ou para dentro de pastas.

Desligue a reprodução automática de vídeos

Foi ver um vídeo, mas acabou a ver 20 graças à reprodução automática? Desligue esta opção em plataformas como o YouTube para controlar melhor o que vê.

https://www.dn.pt/sociedade/interior/demasiado-tempo-no-telemovel-cinco-truques-para-resistir-ao-vicio-9159331.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Aeroporto: há novidades

 Nenhuma conclusão substitui o estudo que o Governo mandou fazer sobre a melhor localização para o aeroporto de Lisboa. Mas há novas pistas, fruto do debate promovido pelo Conselho Económico e Social e o Público. No quadro abaixo ficam alguns dos pontos fortes e fracos de cada projeto apresentados na terça-feira. As premissas da análise são estas: IMPACTO NO AMBIENTE: não há tema mais crítico para a construção de um aeroporto em qualquer ponto do mundo. Olhando para as seis hipóteses em análise, talvez apenas Alverca (que já tem uma pista, numa área menos crítica do estuário) ou Santarém (numa zona menos sensível) escapem. Alcochete e Montijo são indubitavelmente as piores pelas consequências ecológicas em redor. Manter a Portela tem um impacto pesado sobre os habitantes da capital - daí as dúvidas sobre se se deve diminuir a operação, ou pura e simplesmente acabar. Nem o presidente da Câmara, Carlos Moedas, consegue dizer qual escolhe... CUSTO DE INVESTIMENTO: a grande novidade ve...

Largo dos 78.500€

  Políticamente Incorrecto O melhor amigo serve para estas coisas, ter uns trocos no meio dos livros para pagar o café e o pastel de nata na pastelaria da esquina a outros amigos 🎉 Joaquim Moreira É historicamente possível verificar que no seio do PS acontecem repetidas coincidências! Jose Carvalho Isto ... é só o que está á vista ... o resto bem Maior que está escondido só eles sabem. Vergonha de Des/governantes que temos no nosso País !!! Ana Paula E fica tudo em águas de bacalhau (20+) Facebook

Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin

 Em 2010, o criador do Bitcoin antecipou os perigos que a computação quântica poderia trazer para o futuro da criptomoeda e apresentou sugestões para lidar com uma possível quebra do algoritmo de criptografia SHA-256. Ameaça quântica: Satoshi Nakamoto deixou um plano para salvar o Bitcoin Um novo avanço no campo da computação quântica deixou a comunidade de criptomoedas em alerta sobre a possibilidade de quebra do algoritmo de criptografia SHA-256 do Bitcoin BTC, comprometendo a integridade das chaves privadas e colocando os fundos dos usuários em risco. Em 9 de dezembro, o Google apresentou ao mundo o Willow, um chip de computação quântica capaz de resolver, em menos de cinco minutos, problemas computacionais insolúveis para os supercomputadores mais avançados em uso nos dias de hoje. Apesar do alarde, Satoshi Nakamoto, o visionário criador do Bitcoin, já antecipara a ameaça quântica e sugerira duas medidas para mitigá-la. Em uma postagem no fórum Bitcoin Talk em junho de 2010, Sa...