Avançar para o conteúdo principal

Demasiado tempo no telemóvel? Cinco truques para resistir ao vício

Há truques usados para manipular e prender os utilizadores. Aprenda a resistir-lhes

Sente que passa demasiado tempo no telemóvel? É-lhe difícil resistir às notificações? Há algumas "pequenas mudanças" que pode fazer para conviver melhor e de forma mais consciente com telemóveis e outros aparelhos, diz o Centro para Tecnologia Humanizada.

Este centro norte-americano foi fundado por Tristan Harris, que trabalhou como conselheiro ético da Google, depois de publicar um memorando sobre as obrigações éticas da empresa em relação à forma como impacta os pensamento e ações dos milhões de utilizadores que usam os seus produtos.

Convertido em ativista, Harris faz agora campanha por um design ético dos produtos tecnológicos, alertando para os truques usados para manipular os utilizadores, nomeadamente para nos manter mais tempo agarrados aos aparelhos, já que em muitos casos estes gigantes dependem da atenção dos consumidores para ganhar dinheiro - já que o vendem é publicidade.

Vício da internet já atinge 25% dos jovens

Aqui ficam cinco dicas que servem para "desligar" alguns truques usados para nos manter colados aos ecrãs:

Desligue os sinais visuais de notificações

Tem dificuldade a resistir abrir uma aplicação quando repara que tem uma, dez ou 30 mensagens por ler? Acontece no e-mail, mensagens, nas atualizações das aplicações. E servem exatamente para nos chamar a atenção. Uma solução é desligar tudo isso nas "definições". Basta ir a "notificações" e não selecionar a opção "emblemas".

Preto e branco

A cor nos ecrãs dos telemóveis e outros aparelhos estimula os cérebros. O que acontece se puser o ecrã a preto e branco? Experimente. No iPhone, por exemplo, basta ir às Definições, Geral, Acessibilidade, Atalho de Acessibilidade (no final de tudo) e selecionar Filtros de Cor. Fazer isto permite alternar entre o modo cor e o modo preto e branco com três toques seguidos no botão principal.

Carregue o telemóvel fora do quarto

Se utiliza o telemóvel como despertador mas tem tendência a ficar agarrado a ele ainda antes de sair da cama, experimente pôr o aparelho a carregar fora do quarto.

Aplicações de media sociais fora da primeira página

Mantenha as aplicações utilitárias - como os mapas, camâra, relógio - na primeira página e atire as dos media sociais (ou aquelas em que nota que perde mais tempo) para a segunda, ou para dentro de pastas.

Desligue a reprodução automática de vídeos

Foi ver um vídeo, mas acabou a ver 20 graças à reprodução automática? Desligue esta opção em plataformas como o YouTube para controlar melhor o que vê.

https://www.dn.pt/sociedade/interior/demasiado-tempo-no-telemovel-cinco-truques-para-resistir-ao-vicio-9159331.html

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di