Avançar para o conteúdo principal

Maus hábitos de condução podem causar avarias graves

Saiba que gestos ou vícios deve evitar para poupar o seu carro e evitar gastos suplementares.

São gestos simples, hábitos ou vícios. Fazemo-los muitas vezes sem dar por isso e sem pensar que podem causar no carro avarias que podem ser graves. O estilo de condução de cada um influencia, e muito, alguns danos que vão surgindo no automóvel. Quando chega a altura de fazer reparações, não temos noção de que poderíamos ter evitado o problema.

Saiba o que não fazer ao volante, se quer prevenir gastos desnecessários.

Começamos com um dos erros mais comuns: deixar o pé esquerdo pousado no pedal da embraiagem. Normalmente, aprende-se nas aulas de condução que não se deve fazê-lo. Mas depois, na prática, deixamos o pé a 'descansar' no pedal, porque dá jeito, ou só porque sim.

Andar com o depósito na reserva é outro dos erros mais frequentes. Tenha em conta que este gesto é nocivo para o motor. E uma das razões tem a ver com o facto do motor estar a consumir os detritos que estão no fundo do depósito.

Quem gosta de acelerar a fundo também não contribui para a boa saúde do carro. Sobretudo se o fizer nos primeiros minutos de viagem, quando o motor ainda não está quente. Por outro lado, qualquer mudança brusca de velocidades não favorece nem a caixa de velocidades, nem a embraiagem, que assim se desgasta mais, e precisará de substituição antecipada.

Se costuma guiar com a mão pousada no manípulo da caixa de velocidades, saiba que é um hábito que acelera o desgaste deste componente. Além disso, não é novidade que devemos manter sempre as duas mãos no volante, por uma questão de segurança.

Outra coisa errada que fazemos é passar de marcha-atrás para primeira, ou vice-versa, depressa demais. Acontece sobretudo quando estacionamos e queremos ser rápidos. O pior é que esta manobra, feita de forma brusca, danifica o sistema de transmissão.

Por último, se quer poupar o carro, use o ponto-morto quando está parado, num semáforo, por exemplo. Manter a mudança engrenada de forma prolongada gera um esforço suplementar no prato de pressão.

São dicas simples, mas que prolongarão a vida do seu amigo de quatro rodas e a saúde da sua carteira.

https://www.contasconnosco.pt/artigo/maus-habitos-de-conducao-podem-causar-avarias-graves

Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

A Fusão Nuclear deu um rude golpe com o assassínio de Nuno Loureiro

“Como um todo, a fusão nuclear é uma área muito vasta. Não é a morte de um cientista que impedirá o progresso, mas é um abalo e uma enorme perda para a comunidade científica, Nuno Loureiro deu contributos muito importantes para a compreensão da turbulência em plasmas de fusão nuclear” diz Bruno Soares Gonçalves , presidente do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear do IST . O que é a fusão nuclear e por que razão o cientista português do MIT assassinado nos EUA dizia que “mudará a História da humanidade” “Os próximos anos serão   emocionante s   para nós e para a fusão nuclear.  É o início de uma nova era” . As palavras são de Nuno Loureiro e foram escrit as em 2024 . A 1 de maio desse ano, o   cientista português   assumi a   a direção do Centro de Ciência e Fusão de Plasma (PSFC) , um dos maiores   laboratórios  do Massachussetts   Institute   of   Technology ( MIT) . A seu cargo tinha   250   investigadores , funcionário...

Gripe K: o que é, sintomas, transmissão e tratamento

  A gripe K, também conhecida como influenza A H3N2, subclado K, é uma doença que pode causar sintomas como febre, tosse, dor no corpo e dor de garganta, por exemplo. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a gripe K é uma variante do vírus Influenza A, subtipo H3N2, que se originou de um vírus da gripe aviária e passou por uma modificação genética. Em casos de suspeita de gripe K, é recomendado consultar o clínico geral, pediatra ou infectologista. Assim, o médico pode fazer o diagnóstico e indicar o tratamento adequado, que pode ser feito por meio do repouso, ingestão adequada de líquidos e, em alguns casos, o uso de remédios antivirais. Sintomas de gripe K Os principais sintomas de gripe K são: Tosse; Febre; Dor de cabeça; Nariz entupido; Coriza; Dores no corpo; Dor de garganta; Mal-estar. Assim como o subtipo H3N2, a gripe K também pode causar sintomas mais graves especialmente em crianças, idosos, mulheres grávidas e pessoas com doenças crônicas. Assim, a gripe K pode causar t...