Avançar para o conteúdo principal

Solução para drones da DJI acha pessoas perdidas mesmo em locais sem sinal de celular


Créditos: Divulgação / Flyhound


 Novidade é capaz de agilizar em até 100 vezes a velocidade de localizar desaparecidos


Por Willian Ferreira:

  

Solução para drones da DJI acha pessoas perdidas mesmo em locais sem sinal de celular Créditos: Divulgação / Flyhound

A startup estadunidense Flyhound revelou a sua tecnologia que permite uma maior agilidade na utilização de drones em missões de busca e resgate. A solução proposta pela empresa usa triangular sinais de aparelhos móveis para identificar pessoas em uma área em um raio de 50 metros em menos de uma hora.


Tecnologia em drones para localizar pessoas perdidas


O sistema patenteado da empresa conta com um módulo que pode ser montado nessas aeronaves para utilizar sinais des redes móveis para agilizar a busca por pessoas desaparecidas. Para identificar pessoas, o dispositivo realiza uma triangulação desses sinais dos dispositivos móveis de pessoas próximas.


Essa solução, que atualmente é compatível com os drones das séries DJI Phantom e Matrice, exibe em tempo real um mapa da região onde está concentrada a busca do desaparecido e aponta onde foi identificado o aparelho conectado à rede. De acordo com o DroneDJ, essa novidade não possui as limitações de superaquecimento das câmeras termográficas utilizadas por drones atualmente e é capaz de acelerar o processo de identificar a localização de uma pessoa até “100 vezes mais rápido” que os métodos atuais.


Algo que chama a atenção na tecnologia da Flyhound é que os algoritmos da empresa não precisam de uma rede ativa de celular para localizar o dispositivo. Isso significa que a novidade também pode ser usada em áreas remotas ou que sofreram desastres ambientais, onde o sinal de rede é um problema.


Para agências que forem adquirir a novidade a startup aponta que o sistema é capaz de ser integrado facilmente às plataformas de gerenciamento de drones e incidentes. Tornando mais fácil a implementação e adaptação da novidade para cada necessidade.


A Flyhound aponta que está trabalhando para aumentar o suporte do recurso para mais drones, como modelos da Skydio e Parrot.


Solução para drones da DJI acha pessoas perdidas mesmo em locais sem sinal de celular | Mundo Conectado


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...