Avançar para o conteúdo principal

Prato gigante transforma água em hidrogénio com energia solar


Sistema para produção de hidrogénio a partir de energia solar (foto: LRESE/EPFL)


À primeira vista, pode parecer apenas uma antena parabólica gigante, mas não te deixes enganar pela forma, porque

Este novo sistema desenvolvido por investigadores do Laboratório de Ciências e Engenharia de Energias Renováveis (LRESE) da universidade suíça EPFL funciona como uma árvore gigante, concentrando as radiações do sol e usando-as para produzir energia renovável.

Está neste momento no campus universitário como demonstração de conceito e apesar de o prato ser relativamente pequeno, consegue produzir 500 gramas de hidrogénio por dia, suficiente para abastecer 1,5 veículos fuel cell por ano ou para satisfazer metade das necessidades energéticas anuais de uma casa com quatro pessoas.

A universidade explica que a produção de hidrogénio a partir de energia solar é conhecida como fotossíntese artificial. Mas o sistema desenvolvido aqui é inovador porque produz também oxigénio e calor, dois elementos normalmente considerados sobras no processo, permitindo que eles sejam armazenados para serem utilizados.

A criação da EPFL pode ser usada tanto a nível industrial como residencial e a universidade já está a trabalhar com uma empresa de metais para contrui o sistema a uma escala superior. Neste caso, o hidrogénio verde produzido será usado na produção de metal, o oxigénio será para os hospitais nas redondezas e o calor servirá para aquecer as águas da unidade fabril. 


Prato gigante transforma água em hidrogénio com energia solar - AWAY magazine (iol.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Alterações à lei laboral: um guia com as principais mudanças em causa

Contestação à reforma da lei do trabalho levou à convocação de greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro. Luís Montenegro, primeiro-ministro, e Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho   Getty images O Governo de Montenegro quer avançar com uma reforma "profunda" da  legislação laboral  que tem dado muito que falar. Trata-se de mais de 100 alterações ao Código do Trabalho, que incluem contratos, gestão do tempo de trabalho, parentalidade e despedimentos. A proposta de alteração à  lei do trabalho  tem sido tão contestada pelas centrais sindicais que levou mesmo à marcação de uma greve geral para esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a primeira paralisação conjunta desde 2013. Explicamos tudo o que pode mudar na lei laboral já a partir de 2026. A proposta designada "Trabalho XXI" foi  apresentada  pelo Governo enquanto uma revisão "profunda" da legislação laboral por contemplar mudanças em "mais de uma centena" de artigos do  Código de...