A NUVIEW pretende lnaçar cerca de 20 satélites para realizar o mapeamento
Nosso mundo é limitado, conhecemos todas nossas fronteiras e agora estamos partindo para viagens espaciais, para novos horizontes. Mas, embora não pareça, ainda existe possibilidade para expansão em nosso planeta . Expansão digital, no caso.
Como disse acima, conhecemos nossas fronteiras, mas não do jeito que a empresa NUVIEW quer nos mostrar. A ideia deles é mapear todo o planeta Terra utilizando a tecnologia LiDAR. Isso mesmo, cada cantinho.
A Terra toda mapeada em 3D
A empreitada em que a NUVIEW quer se enfiar pretende modelar todo nosso planeta utilizando a tecnologia LiDAR. Através de maneiras “convencionais”, sem o uso deste novo recurso, talvez não fosse possível realizar tal feito, mas com a precisão da LiDAR, essa será uma realidade caso eles obtenham sucesso.
O LiDAR, ou Light Detection and Ranging (Detecção de Luz e Alcance) é uma tecnologia utilizada para medir a elevação do solo com luz com precisão milimétrica. Esse processo dispara um feixe de luz na superfície e, em seguida, formula métricas a partir da luz que retorna após ser refletida pelo solo. A tecnologia é tão precisa que pode detectar leves alterações feitas na luz se ela passar pela folhagem, como árvores ou arbustos.
Tudo que é coletado se torna dados que serão utilizados para criar mapas 3D com muitos detalhes. Isso possibilitará o mapeamento de estruturas complexas mundo afora. Isso pode ajudar de diversas maneiras, incluindo respostas rápidas a desastres naturais, emergências e mudanças climáticas.
Hoje isso é aplicado numa escala menor, por empresas especializadas que utilizam drones com sistema LiDAR, como os da DJI, Skydio e Autel. Esses são drones automatizados que são capazes de mapear terrenos abertos, monitorar construções, usado inclusive em operações militares.
O que a NUVIEW quer é expandir isso para uma escala nunca antes vista, agora que a tecnologia alcançou a evolução necessária para tal. Ela irá lançar 20 satélites com a tecnologia LiDAR em órbita baixa da Terra para gerar o primeiro mapa 3D de todo o globo. São satélites menores com capacidade de suportar a energia necessária para a tecnologia LiDAR e com isso conseguirá coletar dados.
O projeto levará cerca de três anos para construir e lançar o seu primeiro satélite. Após a conclusão do primeiro, será possível lançar um novo a cada 18 meses. Com isso, ele poderá fornecer os dados que a NUVIEW utiliza para atualizar o mapa 3D do nosso planeta anualmente.
Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR | Mundo Conectado
Comentários
Enviar um comentário