Avançar para o conteúdo principal

Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR


A NUVIEW pretende lnaçar cerca de 20 satélites para realizar o mapeamento

Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR
Créditos: NUVIEW/Reprodução

Nosso mundo é limitado, conhecemos todas nossas fronteiras e agora estamos partindo para viagens espaciais, para novos horizontes. Mas, embora não pareça, ainda existe possibilidade para expansão em nosso planeta . Expansão digital, no caso.

Como disse acima, conhecemos nossas fronteiras, mas não do jeito que a empresa NUVIEW quer nos mostrar. A ideia deles é mapear todo o planeta Terra utilizando a tecnologia LiDAR. Isso mesmo, cada cantinho.

A Terra toda mapeada em 3D

A empreitada em que a NUVIEW quer se enfiar pretende modelar todo nosso planeta utilizando a tecnologia LiDAR. Através de maneiras “convencionais”, sem o uso deste novo recurso, talvez não fosse possível realizar tal feito, mas com a precisão da LiDAR, essa será uma realidade caso eles obtenham sucesso.

O LiDAR, ou Light Detection and Ranging (Detecção de Luz e Alcance) é uma tecnologia utilizada para medir a elevação do solo com luz com precisão milimétrica. Esse processo dispara um feixe de luz na superfície e, em seguida, formula métricas a partir da luz que retorna após ser refletida pelo solo. A tecnologia é tão precisa que pode detectar leves alterações feitas na luz se ela passar pela folhagem, como árvores ou arbustos.

Tudo que é coletado se torna dados que serão utilizados para criar mapas 3D com muitos detalhes. Isso possibilitará o mapeamento de estruturas complexas mundo afora. Isso pode ajudar de diversas maneiras, incluindo respostas rápidas a desastres naturais, emergências e mudanças climáticas.

Hoje isso é aplicado numa escala menor, por empresas especializadas que utilizam drones com sistema LiDAR, como os da DJISkydio Autel. Esses são drones automatizados que são capazes de mapear terrenos abertos, monitorar construções, usado inclusive em operações militares.

O que a NUVIEW quer é expandir isso para uma escala nunca antes vista, agora que a tecnologia alcançou a evolução necessária para tal. Ela irá lançar 20 satélites com a tecnologia LiDAR em órbita baixa da Terra para gerar o primeiro mapa 3D de todo o globo. São satélites menores com capacidade de suportar a energia necessária para a tecnologia LiDAR e com isso conseguirá coletar dados.

O projeto levará cerca de três anos para construir e lançar o seu primeiro satélite. Após a conclusão do primeiro, será possível lançar um novo a cada 18 meses. Com isso, ele poderá fornecer os dados que a NUVIEW utiliza para atualizar o mapa 3D do nosso planeta anualmente. 


Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR | Mundo Conectado


Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di