Avançar para o conteúdo principal

Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR


A NUVIEW pretende lnaçar cerca de 20 satélites para realizar o mapeamento

Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR
Créditos: NUVIEW/Reprodução

Nosso mundo é limitado, conhecemos todas nossas fronteiras e agora estamos partindo para viagens espaciais, para novos horizontes. Mas, embora não pareça, ainda existe possibilidade para expansão em nosso planeta . Expansão digital, no caso.

Como disse acima, conhecemos nossas fronteiras, mas não do jeito que a empresa NUVIEW quer nos mostrar. A ideia deles é mapear todo o planeta Terra utilizando a tecnologia LiDAR. Isso mesmo, cada cantinho.

A Terra toda mapeada em 3D

A empreitada em que a NUVIEW quer se enfiar pretende modelar todo nosso planeta utilizando a tecnologia LiDAR. Através de maneiras “convencionais”, sem o uso deste novo recurso, talvez não fosse possível realizar tal feito, mas com a precisão da LiDAR, essa será uma realidade caso eles obtenham sucesso.

O LiDAR, ou Light Detection and Ranging (Detecção de Luz e Alcance) é uma tecnologia utilizada para medir a elevação do solo com luz com precisão milimétrica. Esse processo dispara um feixe de luz na superfície e, em seguida, formula métricas a partir da luz que retorna após ser refletida pelo solo. A tecnologia é tão precisa que pode detectar leves alterações feitas na luz se ela passar pela folhagem, como árvores ou arbustos.

Tudo que é coletado se torna dados que serão utilizados para criar mapas 3D com muitos detalhes. Isso possibilitará o mapeamento de estruturas complexas mundo afora. Isso pode ajudar de diversas maneiras, incluindo respostas rápidas a desastres naturais, emergências e mudanças climáticas.

Hoje isso é aplicado numa escala menor, por empresas especializadas que utilizam drones com sistema LiDAR, como os da DJISkydio Autel. Esses são drones automatizados que são capazes de mapear terrenos abertos, monitorar construções, usado inclusive em operações militares.

O que a NUVIEW quer é expandir isso para uma escala nunca antes vista, agora que a tecnologia alcançou a evolução necessária para tal. Ela irá lançar 20 satélites com a tecnologia LiDAR em órbita baixa da Terra para gerar o primeiro mapa 3D de todo o globo. São satélites menores com capacidade de suportar a energia necessária para a tecnologia LiDAR e com isso conseguirá coletar dados.

O projeto levará cerca de três anos para construir e lançar o seu primeiro satélite. Após a conclusão do primeiro, será possível lançar um novo a cada 18 meses. Com isso, ele poderá fornecer os dados que a NUVIEW utiliza para atualizar o mapa 3D do nosso planeta anualmente. 


Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR | Mundo Conectado


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Alterações à lei laboral: um guia com as principais mudanças em causa

Contestação à reforma da lei do trabalho levou à convocação de greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro. Luís Montenegro, primeiro-ministro, e Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho   Getty images O Governo de Montenegro quer avançar com uma reforma "profunda" da  legislação laboral  que tem dado muito que falar. Trata-se de mais de 100 alterações ao Código do Trabalho, que incluem contratos, gestão do tempo de trabalho, parentalidade e despedimentos. A proposta de alteração à  lei do trabalho  tem sido tão contestada pelas centrais sindicais que levou mesmo à marcação de uma greve geral para esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a primeira paralisação conjunta desde 2013. Explicamos tudo o que pode mudar na lei laboral já a partir de 2026. A proposta designada "Trabalho XXI" foi  apresentada  pelo Governo enquanto uma revisão "profunda" da legislação laboral por contemplar mudanças em "mais de uma centena" de artigos do  Código de...