Avançar para o conteúdo principal

Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR


A NUVIEW pretende lnaçar cerca de 20 satélites para realizar o mapeamento

Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR
Créditos: NUVIEW/Reprodução

Nosso mundo é limitado, conhecemos todas nossas fronteiras e agora estamos partindo para viagens espaciais, para novos horizontes. Mas, embora não pareça, ainda existe possibilidade para expansão em nosso planeta . Expansão digital, no caso.

Como disse acima, conhecemos nossas fronteiras, mas não do jeito que a empresa NUVIEW quer nos mostrar. A ideia deles é mapear todo o planeta Terra utilizando a tecnologia LiDAR. Isso mesmo, cada cantinho.

A Terra toda mapeada em 3D

A empreitada em que a NUVIEW quer se enfiar pretende modelar todo nosso planeta utilizando a tecnologia LiDAR. Através de maneiras “convencionais”, sem o uso deste novo recurso, talvez não fosse possível realizar tal feito, mas com a precisão da LiDAR, essa será uma realidade caso eles obtenham sucesso.

O LiDAR, ou Light Detection and Ranging (Detecção de Luz e Alcance) é uma tecnologia utilizada para medir a elevação do solo com luz com precisão milimétrica. Esse processo dispara um feixe de luz na superfície e, em seguida, formula métricas a partir da luz que retorna após ser refletida pelo solo. A tecnologia é tão precisa que pode detectar leves alterações feitas na luz se ela passar pela folhagem, como árvores ou arbustos.

Tudo que é coletado se torna dados que serão utilizados para criar mapas 3D com muitos detalhes. Isso possibilitará o mapeamento de estruturas complexas mundo afora. Isso pode ajudar de diversas maneiras, incluindo respostas rápidas a desastres naturais, emergências e mudanças climáticas.

Hoje isso é aplicado numa escala menor, por empresas especializadas que utilizam drones com sistema LiDAR, como os da DJISkydio Autel. Esses são drones automatizados que são capazes de mapear terrenos abertos, monitorar construções, usado inclusive em operações militares.

O que a NUVIEW quer é expandir isso para uma escala nunca antes vista, agora que a tecnologia alcançou a evolução necessária para tal. Ela irá lançar 20 satélites com a tecnologia LiDAR em órbita baixa da Terra para gerar o primeiro mapa 3D de todo o globo. São satélites menores com capacidade de suportar a energia necessária para a tecnologia LiDAR e com isso conseguirá coletar dados.

O projeto levará cerca de três anos para construir e lançar o seu primeiro satélite. Após a conclusão do primeiro, será possível lançar um novo a cada 18 meses. Com isso, ele poderá fornecer os dados que a NUVIEW utiliza para atualizar o mapa 3D do nosso planeta anualmente. 


Empresa quer mapear o planeta Terra inteiro com tecnologia LiDAR | Mundo Conectado


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Castelo de Leiria parece "um filme de terror"

 A quase totalidade das árvores do Castelo de Leiria foram destruídas pela depressão Kristin, que também fez cair um troço de muralha daquele monumento que, segundo a vice-presidente do município, "parece um filme de terror". "Perderam-se cerca de 90% das árvores e arbustos. Parece um filme de terror", disse à agência Lusa Anabela Graça, que assume os pelouros dos Equipamentos Culturais, Cultura e Educação. Monumento Nacional desde 1910, o Castelo de Leiria foi um dos equipamentos do património cultural do concelho mais afetados pela tempestade, tanto no interior como no exterior. Registam-se "danos consideráveis devido à queda de árvores", mantendo-se "uma preocupação muito grande, porque os solos estão muito desprotegidos com as chuvas". No edificado, as situações mais sensíveis são a Casa do Guarda, "recentemente reconstruída", atingida por uma árvore de grande porte, e a queda de um troço de muralha. "De imediato tivemos uma eq...

O que acontece se dormires sempre com a mesma almofada

 Dormir bem não depende apenas de ter um bom colchão ou de te deitares à hora certa. A tua almofada, aquela que usas todas as noites há meses ou até anos, pode estar a afetar o teu sono e a tua saúde de formas que nunca imaginaste. E não estamos a falar apenas de conforto: higiene, suporte e até a qualidade do ar que respiras entram nesta equação. Mas o que acontece se dormires sempre com a mesma almofada? O que acontece se dormires sempre com a mesma almofada Mesmo que laves a fronha com frequência, a almofada acumula suor, oleosidade da pele, células mortas, poeira e ácaros. Com o tempo, esta mistura cria um ambiente perfeito para microrganismos e alergénios que podem causar alergias respiratórias, agravar problemas como asma e provocar irritações na pele e nos olhos. O pior é que grande parte destes resíduos penetra no enchimento da almofada, onde a lavagem comum não chega. fita na boca para dormir, smartwatch dormir Perda de suporte e impacto na postura O desgaste também é inev...