Avançar para o conteúdo principal

Esta câmara “tira fotografias” através de Inteligência Artificial


Paragraphica_1Imagem - Bjørn Karmann


 Em vez de uma lente e de um sensor de imagem (ou filme), esta câmara usa Inteligência Artificial para gerar fotografias.

Esta câmara fotográfica, criada por Bjørn Karmann, não tem lente, obturador, sensor de imagem nem usa filme. A Paragraphica, usa Inteligência Artificial para gerar imagens que são baseadas nos dados de localização e de descrições dadas pelo utilizador, como a data e o ests do tempo.


O dispositivo em si parece-se muito com uma câmara tradicional. No entanto, tem uma peça no sítio onde a lente devia estar que foi inspirado no focinho de uma toupeira. O viewfinder é um ecrã que pode ser usado para ajustar as definições para gerar a fotografia. Também tem um conjunto de selectores que servem para ajustar grão da imagem e a nitidez para integrar na fotografia através da IA durante o processo de geração da imagem. Quando se prime o botão de captura, o sistema começa a gerar a fotografia, baseando-se nos parâmetros seleccionados pelo utilizador.


Os dados que são usados para gerar as imagens são recolhidos através de um conjunto de API. Estes dados incluem a localização, data, hora e pontos de referência próximos. A Paragraphica usa toda esta informação para criar a fotografia usando uma descrição que é dada pelo utilizador.


Paragraphica_2 Imagem – Bjørn Karmann


Para fazer funcionar a Paragraphica, Bjørn Karmann optou por usar uma Raspberry Pi 4. O computador está dentro de uma caixa impressa em 3D que alberga todos os componentes. O ecrã é sensível ao toque e pode ser usado para introdução de parâmetros. A localização da câmara e do utilizador é determinada através de GPS.


O software foi todo criado por Karmann espacialmente para este projecto. De acordo com o autor, foi criado em Python e usa a API do serviço de geração de imagens por Inteligência Artificial Stable Diffusion, que serve para criar a imagem final. 


Se tiver curiosidade em sabre como este projecto funciona, ou se o quiser recriar, veja o artigo publicado por Karmann no seu blogue, que explica tudo sobre o processo de construção da Paragraphica.


No site, também está disponível uma página onde pode experimentar o software.


Pedro Tróia:

https://www.pcguia.pt/2023/05/esta-camara-tira-fotografias-atraves-de-inteligencia-artificial/

Comentários

Notícias mais vistas:

Motores a gasolina da BMW vão ter um pouco de motores Diesel

Os próximos motores a gasolina da BMW prometem menos consumos e emissões, mas mais potência, graças a uma tecnologia usada em motores Diesel. © BMW O fim anunciado dos motores a combustão parece ter sido grandemente exagerado — as novidades têm sido mais que muitas. É certo que a maioria delas são estratosféricas:  V12 ,  V16  e um  V8 biturbo capaz de fazer 10 000 rpm … As novidades não vão ficar por aí. Recentemente, demos a conhecer  uma nova geração de motores de quatro cilindros da Toyota,  com 1,5 l e 2,0 l de capacidade, que vão equipar inúmeros modelos do grupo dentro de poucos anos. Hoje damos a conhecer os planos da Fábrica de Motores da Baviera — a BMW. Recordamos que o construtor foi dos poucos que não marcou no calendário um «dia» para acabar com os motores de combustão interna. Pelo contrário, comprometeu-se a continuar a investir no seu desenvolvimento. O que está a BMW a desenvolver? Agora, graças ao registo de patentes (reveladas pela  Auto Motor und Sport ), sabemos o

Saiba como uma pasta de dentes pode evitar a reprovação na inspeção automóvel

 Uma pasta de dentes pode evitar a reprovação do seu veículo na inspeção automóvel e pode ajudá-lo a poupar centenas de euros O dia da inspeção automóvel é um dos momentos mais temidos pelos condutores e há quem vá juntando algumas poupanças ao longo do ano para prevenir qualquer eventualidade. Os proprietários dos veículos que registam anomalias graves na inspeção já sabem que terão de pagar um valor avultado, mas há carros que reprovam na inspeção por força de pequenos problemas que podem ser resolvidos através de receitas caseiras, ajudando-o a poupar centenas de euros. São vários os carros que circulam na estrada com os faróis baços. A elevada exposição ao sol, as chuvas, as poeiras e a poluição são os principais fatores que contribuem para que os faróis dos automóveis fiquem amarelados. Para além de conferirem ao veículo um aspeto descuidado e envelhecido, podem pôr em causa a visibilidade durante a noite e comprometer a sua segurança. É devido a este último fator que os faróis ba

A falsa promessa dos híbridos plug-in

  Os veículos híbridos plug-in (PHEV) consomem mais combustível e emitem mais dióxido de carbono do que inicialmente previsto. Dados recolhidos por mais de 600 mil dispositivos em carros e carrinhas novos revelam um cenário real desfasado dos resultados padronizados obtidos em laboratório. À medida que as políticas da União Europeia se viram para alternativas de mobilidade suave e mais verde, impõe-se a questão: os veículos híbridos são, realmente, melhores para o ambiente? Por  Inês Moura Pinto No caminho para a neutralidade climática na União Europeia (UE) - apontada para 2050 - o Pacto Ecológico Europeu exige uma redução em 90% da emissão de Gases com Efeito de Estufa (GEE) dos transportes, em comparação com os valores de 1990. Neste momento, os transportes são responsáveis por cerca de um quinto destas emissões na UE. E dentro desta fração, cerca de 70% devem-se a veículos leves (de passageiros e comerciais). Uma das ferramentas para atingir esta meta é a regulação da emissão de di