Avançar para o conteúdo principal

T-1000 da vida real? Cientistas criam robô que vai do estado sólido para líquido


Foto: Reprodução/YouTube / Canaltech


 Um vídeo divulgado pela equipe mostra o robô à la T-1000 "derretendo" para atravessar grades e se solidificando do lado de fora


Gustavo Minari:


Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, desenvolveram um robô capaz de alternar entre estado sólido e líquido como se fosse um T-1000 — vilão do segundo filme da franquia Exterminador do Futuro, de James Cameron — feito de metal líquido.


Segundo os cientistas, longe dos filmes de ficção científica, esse robô em miniatura tem propriedades muito mais úteis do que atravessar as grades de uma prisão, podendo ser utilizado na medicina ou em outras aplicações, inclusive dentro do corpo humano.


"Nosso robô nada mais é do que uma máquina de transição de fase sólido-líquido magnetoativa que incorpora partículas magnéticas de gálio, um metal com ponto de fusão muito abaixo de 29,8 °C", explica o professor de engenharia mecânica Carmel Majidi, autor principal do estudo.


Escapando da "prisão"


Em um dos vídeos divulgados pela equipe do professor Majidi é possível ver o robô escapando de uma prisão em miniatura, simplesmente passando pelas grades. Para fazer isso, o bot vai do estado sólido para o líquido e, logo em seguida, retorna a sua forma sólida, já do lado de fora da cela.


Essa capacidade de alternar entre estado sólido e líquido ocorre graças ao uso de uma matriz metálica de gálio em conjunto com partículas de uma liga contendo outros três elementos — neodímio, ferro e boro — que ajudam a amplificar a resposta do dispositivo a campos magnéticos.


"As partículas magnéticas aqui têm duas funções. Uma é que elas tornam o material mais responsivo a um campo alternado, para que você possa, por indução, aquecer o material e causar a mudança de fase. Por outro lado, elas também dão mobilidade aos robôs e a capacidade de se moverem conforme o campo magnético", acrescenta Majidi.


Prova de conceito

O robozinho usado durante os testes de laboratório tem o tamanho e a aparência de um boneco de LEGO. Com aproximadamente cinco milímetros de largura e um centímetro de altura, os cientistas usaram um campo magnético para derretê-lo e tirá-lo de trás das grades.


Além da capacidade de derreter o material, esses campos magnéticos permitem que o robô salte 20 vezes a própria altura, gire sobre si mesmo a 1.500 rotações por minuto ou consiga se mover a uma velocidade impressionante de aproximadamente um metro por segundo.


"No futuro, esse robô poderá ser usado, por exemplo, para mover objetos estranhos dentro do estômago, ou como sistema de administração de medicamentos. Nós também demonstramos que o bot pode reparar circuitos, vazando para áreas difícil acesso e agindo como solda, ou como um parafuso que ocupa um orifício em sua forma líquida, selando-o após se solidificar", encerra o Majidi.


T-1000 da vida real? Cientistas criam robô que vai do estado sólido para líquido (terra.com.br)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Candidatura a empréstimos europeus inclui fragatas, investimento no Alfeite, blindados, satélites e drones

  O ministro da Defesa Nacional anunciou hoje que a candidatura portuguesa aos empréstimos europeus SAFE inclui a aquisição de fragatas, recuperação do Arsenal do Alfeite e a produção de blindados, munições, satélites e drones em Portugal. "Vamos investir em fragatas, em artilharia de campanha, em satélites, em veículos médios de combate, em viaturas estáticas, em munições, em sistemas antiaéreos e em drones, sendo que, no caso dos drones, o projeto do SAFE é liderado por Portugal", adiantou Nuno Melo, numa conferência de imprensa que decorreu no Instituto de Defesa Nacional (IDN), em Lisboa. No passado dia 28, o Conselho de Ministros aprovou a candidatura formal de Portugal ao programa europeu de empréstimos para a Defesa SAFE, no valor de 5,8 mil milhões de euros. Após a candidatura inicial, "abre-se agora um processo que é de contratação até ao final de fevereiro, quando então a Comissão Europeia confirmará em concreto tudo o que vai suceder", explicou Nuno Melo....

Alterações à lei laboral: um guia com as principais mudanças em causa

Contestação à reforma da lei do trabalho levou à convocação de greve geral para quinta-feira, dia 11 de dezembro. Luís Montenegro, primeiro-ministro, e Rosário Palma Ramalho, ministra do Trabalho   Getty images O Governo de Montenegro quer avançar com uma reforma "profunda" da  legislação laboral  que tem dado muito que falar. Trata-se de mais de 100 alterações ao Código do Trabalho, que incluem contratos, gestão do tempo de trabalho, parentalidade e despedimentos. A proposta de alteração à  lei do trabalho  tem sido tão contestada pelas centrais sindicais que levou mesmo à marcação de uma greve geral para esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, a primeira paralisação conjunta desde 2013. Explicamos tudo o que pode mudar na lei laboral já a partir de 2026. A proposta designada "Trabalho XXI" foi  apresentada  pelo Governo enquanto uma revisão "profunda" da legislação laboral por contemplar mudanças em "mais de uma centena" de artigos do  Código de...