Avançar para o conteúdo principal

Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora



 Embora sejam profissionais de áreas diferentes, há algo que têm em comum. Desde CEO e atletas olímpicos a empresários todos têm os mesmos hábitos saudáveis como parte da sua rotina matinal, de acordo com a Fast Company.


A forma como se começa a manhã tem efeito na produtividade e disposição nas horas seguintes. Se acordar de forma reactiva, dando prioridade a e-mails, chamadas e a sair o mais rapidamente possível de casa, provavelmente o resto do dia vai continuar a ser stressante e agitado.


Contudo, se optar por, em vez disso, dedicar tempo a hábitos saudáveis poderá ter mais energia e vitalidade, tornando os seus dias mais calmos, controlados e, consequentemente, propícios a bons resultados, avança a Fast Company.


Estas cinco dicas podem fazer a diferença:



Definir o ritmo do dia


É primeira regra para se ter sucesso. Ser organizado e estabelecer como pretende que seja o dia faz com que não se esqueça de fazer algo importante ou que gira mal o tempo, o que transmite uma sensação de calma e controlo.


Acordar à hora planeada é importante para aproveitar o tempo da melhor forma e não estar à pressa, o que fará com que se sinta mais tranquilo e relaxado. Respirar fundo e calmamente antes de começar o dia permite energizar o corpo enquanto oxigena o cérebro e controla o ritmo matinal. Uma respiração profunda não só acalma o sistema nervoso como inicia uma resposta de relaxamento.


 


Praticar actividade física


Fazer pelo menos 20 minutos de actividade física como uma caminhada rápida, corrida, ciclismo, natação, ioga ou qualquer outro exercício que ponha o corpo em movimento não só é bom para o sistema cardiovascular e para a saúde física, como também para a saúde mental. Este hábito ajuda ainda a ter uma boa noite de sono.


Não é necessário que seja exercício de alta intensidade, pode simplesmente ser um passeio matinal que permita mover o corpo e limpar a mente. Só o facto de apanhar ar fresco e luz já desencadeia a produção de serotonina e revigora os níveis de energia para o dia.


 


Encontrar tranquilidade


Após o exercício ou caminhada matinal, é necessário reencontrar um momento de calma, o que pode ser feito através de meditação consciente durante 2, 5 ou 10 minutos. Este momento pode ser a única oportunidade de introspecção durante o dia, o que vai ajudar a que ganhe clareza e permaneça calmo mesmo sob a pressão no trabalho.


O ideal será ancorar a mente na respiração e no corpo para se manter presente e consciente, o que também será favorável nos momentos que exigem concentração, dado que permite um melhor autoconhecimento.


 


Conectar com o cérebro de forma positiva


No final da prática da quietude, pode ser necessário redesenhar e estabelecer intenções positivas para o dia. Verificar a multiplicidade de tarefas é fundamental para que o cérebro fique a par das responsabilidades diárias. Assim, definir duas ou três tarefas-chave e estabelecer intenções positivas ajuda a que tudo corra melhor.


Por exemplo, pode dizer a si próprio: «Estou ansioso pela reunião de hoje com [nome]» ou «estou tão entusiasmado com a minha apresentação de equipa], dando instruções ao cérebro sobre o que se avizinha.


 


Nutrir o corpo e a mente com um pequeno-almoço saudável


Independentemente do local onde se toma o pequeno-almoço, este é um importante aspecto da rotina que não deve ser ignorado. Nutrir o corpo, em vez de beber apenas café antes de sair a correr pela porta também faz diferença no dia-a-dia. Não só o corpo precisa de energia como o cérebro, que consome 50% da glicose disponível.


Considerar acordar mais cedo para se preparar com harmonia e serenidade pode trazer consideráveis benefícios, o que por vezes é posto de lado por se argumentar que é importante dormir mais meia hora. No entanto, não fazer as primeiras tarefas diárias com pressa tem um grande impacto no nosso sistema ajudando a controlar o ritmo diário e da vida.


Não é fundamental que, caso não tenha estes hábitos, os adopte a todos em simultâneo, pode fazê-lo aos poucos e de forma consciente. Após conseguir fazer uma alteração pode então passar à próxima e assim sucessivamente, o importante é começar e conseguir incorporar hábitos saudáveis e agradáveis na rotina matinal porque se conseguir ganhar a manhã, ganha o dia.


Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Esta cidade tem casas à venda por 12.000 euros, procura empreendedores e dá cheques bebé de 1.000 euros. Melhor, fica a duas horas de Portugal

 Herreruela de Oropesa, uma pequena cidade em Espanha, a apenas duas horas de carro da fronteira com Portugal, está à procura de novos moradores para impulsionar sua economia e mercado de trabalho. Com apenas 317 habitantes, a cidade está inscrita no Projeto Holapueblo, uma iniciativa promovida pela Ikea, Redeia e AlmaNatura, que visa incentivar a chegada de novos residentes por meio do empreendedorismo. Para atrair interessados, a autarquia local oferece benefícios como arrendamento acessível, com valores médios entre 200 e 300 euros por mês. Além disso, a aquisição de imóveis na região varia entre 12.000 e 40.000 euros. Novas famílias podem beneficiar de incentivos financeiros, como um cheque bebé de 1.000 euros para cada novo nascimento e um vale-creche que cobre os custos da educação infantil. Além das vantagens para famílias, Herreruela de Oropesa promove incentivos fiscais para novos moradores, incluindo descontos no Imposto Predial e Territorial Urbano (IBI) e benefícios par...

"A NATO morreu porque não há vínculo transatlântico"

 O general Luís Valença Pinto considera que “neste momento a NATO morreu” uma vez que “não há vínculo transatlântico” entre a atual administração norte-americana de Donald Trump e as nações europeias, que devem fazer “um planeamento de Defesa”. “Na minha opinião, neste momento, a menos que as coisas mudem drasticamente, a NATO morreu, porque não há vínculo transatlântico. Como é que há vínculo transatlântico com uma pessoa que diz as coisas que o senhor Trump diz? Que o senhor Vance veio aqui à Europa dizer? O que o secretário da Defesa veio aqui à Europa dizer? Não há”, defendeu o general Valença Pinto. Em declarações à agência Lusa, o antigo chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, entre 2006 e 2011, considerou que, atualmente, ninguém “pode assumir como tranquilo” que o artigo 5.º do Tratado do Atlântico Norte – que estabelece que um ataque contra um dos países-membros da NATO é um ataque contra todos - “está lá para ser acionado”. Este é um dos dois artigos que o gener...

Armazenamento holográfico

 Esta técnica de armazenamento de alta capacidade pode ser uma das respostas para a crescente produção de dados a nível mundial Quando pensa em hologramas provavelmente associa o conceito a uma forma futurista de comunicação e que irá permitir uma maior proximidade entre pessoas através da internet. Mas o conceito de holograma (que na prática é uma técnica de registo de padrões de interferência de luz) permite que seja explorado noutros segmentos, como o do armazenamento de dados de alta capacidade. A ideia de criar unidades de armazenamento holográficas não é nova – o conceito surgiu na década de 1960 –, mas está a ganhar nova vida graças aos avanços tecnológicos feitos em áreas como os sensores de imagem, lasers e algoritmos de Inteligência Artificial. Como se guardam dados num holograma? Primeiro, a informação que queremos preservar é codificada numa imagem 2D. Depois, é emitido um raio laser que é passado por um divisor, que cria um feixe de referência (no seu estado original) ...