Avançar para o conteúdo principal

Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora



 Embora sejam profissionais de áreas diferentes, há algo que têm em comum. Desde CEO e atletas olímpicos a empresários todos têm os mesmos hábitos saudáveis como parte da sua rotina matinal, de acordo com a Fast Company.


A forma como se começa a manhã tem efeito na produtividade e disposição nas horas seguintes. Se acordar de forma reactiva, dando prioridade a e-mails, chamadas e a sair o mais rapidamente possível de casa, provavelmente o resto do dia vai continuar a ser stressante e agitado.


Contudo, se optar por, em vez disso, dedicar tempo a hábitos saudáveis poderá ter mais energia e vitalidade, tornando os seus dias mais calmos, controlados e, consequentemente, propícios a bons resultados, avança a Fast Company.


Estas cinco dicas podem fazer a diferença:



Definir o ritmo do dia


É primeira regra para se ter sucesso. Ser organizado e estabelecer como pretende que seja o dia faz com que não se esqueça de fazer algo importante ou que gira mal o tempo, o que transmite uma sensação de calma e controlo.


Acordar à hora planeada é importante para aproveitar o tempo da melhor forma e não estar à pressa, o que fará com que se sinta mais tranquilo e relaxado. Respirar fundo e calmamente antes de começar o dia permite energizar o corpo enquanto oxigena o cérebro e controla o ritmo matinal. Uma respiração profunda não só acalma o sistema nervoso como inicia uma resposta de relaxamento.


 


Praticar actividade física


Fazer pelo menos 20 minutos de actividade física como uma caminhada rápida, corrida, ciclismo, natação, ioga ou qualquer outro exercício que ponha o corpo em movimento não só é bom para o sistema cardiovascular e para a saúde física, como também para a saúde mental. Este hábito ajuda ainda a ter uma boa noite de sono.


Não é necessário que seja exercício de alta intensidade, pode simplesmente ser um passeio matinal que permita mover o corpo e limpar a mente. Só o facto de apanhar ar fresco e luz já desencadeia a produção de serotonina e revigora os níveis de energia para o dia.


 


Encontrar tranquilidade


Após o exercício ou caminhada matinal, é necessário reencontrar um momento de calma, o que pode ser feito através de meditação consciente durante 2, 5 ou 10 minutos. Este momento pode ser a única oportunidade de introspecção durante o dia, o que vai ajudar a que ganhe clareza e permaneça calmo mesmo sob a pressão no trabalho.


O ideal será ancorar a mente na respiração e no corpo para se manter presente e consciente, o que também será favorável nos momentos que exigem concentração, dado que permite um melhor autoconhecimento.


 


Conectar com o cérebro de forma positiva


No final da prática da quietude, pode ser necessário redesenhar e estabelecer intenções positivas para o dia. Verificar a multiplicidade de tarefas é fundamental para que o cérebro fique a par das responsabilidades diárias. Assim, definir duas ou três tarefas-chave e estabelecer intenções positivas ajuda a que tudo corra melhor.


Por exemplo, pode dizer a si próprio: «Estou ansioso pela reunião de hoje com [nome]» ou «estou tão entusiasmado com a minha apresentação de equipa], dando instruções ao cérebro sobre o que se avizinha.


 


Nutrir o corpo e a mente com um pequeno-almoço saudável


Independentemente do local onde se toma o pequeno-almoço, este é um importante aspecto da rotina que não deve ser ignorado. Nutrir o corpo, em vez de beber apenas café antes de sair a correr pela porta também faz diferença no dia-a-dia. Não só o corpo precisa de energia como o cérebro, que consome 50% da glicose disponível.


Considerar acordar mais cedo para se preparar com harmonia e serenidade pode trazer consideráveis benefícios, o que por vezes é posto de lado por se argumentar que é importante dormir mais meia hora. No entanto, não fazer as primeiras tarefas diárias com pressa tem um grande impacto no nosso sistema ajudando a controlar o ritmo diário e da vida.


Não é fundamental que, caso não tenha estes hábitos, os adopte a todos em simultâneo, pode fazê-lo aos poucos e de forma consciente. Após conseguir fazer uma alteração pode então passar à próxima e assim sucessivamente, o importante é começar e conseguir incorporar hábitos saudáveis e agradáveis na rotina matinal porque se conseguir ganhar a manhã, ganha o dia.


Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Constância e Caima

  Fomos visitar Luís Vaz de Camões a Constância, ver a foz do Zêzere, e descobrimos que do outro lado do arvoredo estava escondida a Caima, Indústria de Celulose. https://www.youtube.com/watch?v=w4L07iwnI0M&list=PL7htBtEOa_bqy09z5TK-EW_D447F0qH1L&index=16

Novo passo na guerra: soldados norte-coreanos preparam tudo para entrar na Ucrânia

 A chegar às fileiras de Moscovo estão também mais armas e munições A guerra na Ucrânia pode estar prestes a entrar numa nova fase e a mudar de tom. Segundo a emissora alemã ZDF, a Rússia começou a transferir sistemas de artilharia de longo alcance fornecidos pela Coreia do Norte para a Crimeia, território ucraniano anexado pela Federação Russa em 2014. Trata-se de uma escalada significativa da colaboração militar entre Moscovo e Pyongyang, e um indício claro de que o envolvimento norte-coreano no conflito pode estar prestes a expandir-se dramaticamente. Imagens divulgadas online no dia 26 de março mostram canhões autopropulsados norte-coreanos Koksan a serem transportados por comboio através do norte da Crimeia. Estes canhões de 170 milímetros são considerados dos mais potentes do mundo em termos de alcance: conseguem atingir alvos a 40 quilómetros com munições convencionais e até 60 quilómetros com projéteis assistidos por foguete. Até agora, os militares norte-coreanos só tinham...

TAP: quo vadis?

 É um erro estratégico abismal decidir subvencionar uma vez mais a TAP e afirmar que essa é a única solução para garantir a conectividade e o emprego na aviação, hotelaria e turismo no país. É mentira! Nos últimos 20 anos assistiu-se à falência de inúmeras companhias aéreas. 11 de Setembro, SARS, preço do petróleo, crise financeira, guerras e concorrência das companhias de baixo custo, entre tantos outros fatores externos, serviram de pano de fundo para algo que faz parte das vicissitudes de qualquer empresa: má gestão e falta de liquidez para enfrentar a mudança. Concentremo-nos em três casos europeus recentes de companhias ditas “de bandeira” que fecharam as portas e no que, de facto, aconteceu. Poucos meses após a falência da Swissair, em 2001, constatou-se um fenómeno curioso: um número elevado de salões de beleza (manicure, pedicure, cabeleireiros) abriram igualmente falência. A razão é simples, mas só mais tarde seria compreendida: muitos desses salões sustentavam-se das assi...