Avançar para o conteúdo principal

Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora



 Embora sejam profissionais de áreas diferentes, há algo que têm em comum. Desde CEO e atletas olímpicos a empresários todos têm os mesmos hábitos saudáveis como parte da sua rotina matinal, de acordo com a Fast Company.


A forma como se começa a manhã tem efeito na produtividade e disposição nas horas seguintes. Se acordar de forma reactiva, dando prioridade a e-mails, chamadas e a sair o mais rapidamente possível de casa, provavelmente o resto do dia vai continuar a ser stressante e agitado.


Contudo, se optar por, em vez disso, dedicar tempo a hábitos saudáveis poderá ter mais energia e vitalidade, tornando os seus dias mais calmos, controlados e, consequentemente, propícios a bons resultados, avança a Fast Company.


Estas cinco dicas podem fazer a diferença:



Definir o ritmo do dia


É primeira regra para se ter sucesso. Ser organizado e estabelecer como pretende que seja o dia faz com que não se esqueça de fazer algo importante ou que gira mal o tempo, o que transmite uma sensação de calma e controlo.


Acordar à hora planeada é importante para aproveitar o tempo da melhor forma e não estar à pressa, o que fará com que se sinta mais tranquilo e relaxado. Respirar fundo e calmamente antes de começar o dia permite energizar o corpo enquanto oxigena o cérebro e controla o ritmo matinal. Uma respiração profunda não só acalma o sistema nervoso como inicia uma resposta de relaxamento.


 


Praticar actividade física


Fazer pelo menos 20 minutos de actividade física como uma caminhada rápida, corrida, ciclismo, natação, ioga ou qualquer outro exercício que ponha o corpo em movimento não só é bom para o sistema cardiovascular e para a saúde física, como também para a saúde mental. Este hábito ajuda ainda a ter uma boa noite de sono.


Não é necessário que seja exercício de alta intensidade, pode simplesmente ser um passeio matinal que permita mover o corpo e limpar a mente. Só o facto de apanhar ar fresco e luz já desencadeia a produção de serotonina e revigora os níveis de energia para o dia.


 


Encontrar tranquilidade


Após o exercício ou caminhada matinal, é necessário reencontrar um momento de calma, o que pode ser feito através de meditação consciente durante 2, 5 ou 10 minutos. Este momento pode ser a única oportunidade de introspecção durante o dia, o que vai ajudar a que ganhe clareza e permaneça calmo mesmo sob a pressão no trabalho.


O ideal será ancorar a mente na respiração e no corpo para se manter presente e consciente, o que também será favorável nos momentos que exigem concentração, dado que permite um melhor autoconhecimento.


 


Conectar com o cérebro de forma positiva


No final da prática da quietude, pode ser necessário redesenhar e estabelecer intenções positivas para o dia. Verificar a multiplicidade de tarefas é fundamental para que o cérebro fique a par das responsabilidades diárias. Assim, definir duas ou três tarefas-chave e estabelecer intenções positivas ajuda a que tudo corra melhor.


Por exemplo, pode dizer a si próprio: «Estou ansioso pela reunião de hoje com [nome]» ou «estou tão entusiasmado com a minha apresentação de equipa], dando instruções ao cérebro sobre o que se avizinha.


 


Nutrir o corpo e a mente com um pequeno-almoço saudável


Independentemente do local onde se toma o pequeno-almoço, este é um importante aspecto da rotina que não deve ser ignorado. Nutrir o corpo, em vez de beber apenas café antes de sair a correr pela porta também faz diferença no dia-a-dia. Não só o corpo precisa de energia como o cérebro, que consome 50% da glicose disponível.


Considerar acordar mais cedo para se preparar com harmonia e serenidade pode trazer consideráveis benefícios, o que por vezes é posto de lado por se argumentar que é importante dormir mais meia hora. No entanto, não fazer as primeiras tarefas diárias com pressa tem um grande impacto no nosso sistema ajudando a controlar o ritmo diário e da vida.


Não é fundamental que, caso não tenha estes hábitos, os adopte a todos em simultâneo, pode fazê-lo aos poucos e de forma consciente. Após conseguir fazer uma alteração pode então passar à próxima e assim sucessivamente, o importante é começar e conseguir incorporar hábitos saudáveis e agradáveis na rotina matinal porque se conseguir ganhar a manhã, ganha o dia.


Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

OE2026: 10 medidas com impacto (in)direto na carteira dos portugueses

  O Governo entregou e apresentou a proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano, mas com poucas surpresas. As mudanças nos escalões de IRS já tinham sido anunciadas, bem como o aumento nas pensões. Ainda assim, há novidades nos impostos, alargamento de isenções, fim de contribuições extraordinárias e mais despesa com Defesa, 2026 vai ser “um ano orçamental exigente” e a margem disponível para deslizes está “próxima de zero”. A afirmação em jeito de aviso pertence ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e foi proferida na  apresentação da proposta de Orçamento do Estado  para o próximo ano. O excedente é de cerca de 230 milhões de euros, pelo que se o país não quer voltar a entrar num défice, a margem para mais medidas é "próxima de zero". "Os números são o que são, se não tivéssemos os empréstimos do PRR não estaríamos a fazer alguns projetos", apontou, acrescentando que não vai discutir o mérito da decisão tomada relativamente à 'bazuca europ...

Governo altera regras de ISV para híbridos plug-in

  Híbridos plug-in vão continuar a pagar menos ISV, mas o Governo alterou as regras para evitar agravamento fiscal. Saiba o que está em causa. Atualmente, os  híbridos  plug-in  (que ligam à tomada) têm uma redução de 75% no ISV (Imposto Sobre Veículos), caso tenham uma autonomia mínima elétrica de 50 km e emissões de dióxido de carbono oficiais inferiores a 50 g/km. A partir de 2026, o Governo mantém a redução de 75% do ISV, mas vai aumentar o limite de 50 g/km de CO 2  para 80 g/km, de acordo com o que foi divulgado pela ACAP (Associação Automóvel de Portugal) ao  Expresso . © Volvo A razão para elevar o limite mínimo de emissões deve-se à entrada em vigor, a partir de janeiro de 2026, da norma Euro 6e-bis. Entre várias alterações, a norma vai alterar também a forma como são certificados os consumos e emissões dos híbridos  plug-in , refletindo melhor o uso real destes veículos. Resultado? A maioria dos valores de CO 2  homologados vão subir. Ca...