Avançar para o conteúdo principal

Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora



 Embora sejam profissionais de áreas diferentes, há algo que têm em comum. Desde CEO e atletas olímpicos a empresários todos têm os mesmos hábitos saudáveis como parte da sua rotina matinal, de acordo com a Fast Company.


A forma como se começa a manhã tem efeito na produtividade e disposição nas horas seguintes. Se acordar de forma reactiva, dando prioridade a e-mails, chamadas e a sair o mais rapidamente possível de casa, provavelmente o resto do dia vai continuar a ser stressante e agitado.


Contudo, se optar por, em vez disso, dedicar tempo a hábitos saudáveis poderá ter mais energia e vitalidade, tornando os seus dias mais calmos, controlados e, consequentemente, propícios a bons resultados, avança a Fast Company.


Estas cinco dicas podem fazer a diferença:



Definir o ritmo do dia


É primeira regra para se ter sucesso. Ser organizado e estabelecer como pretende que seja o dia faz com que não se esqueça de fazer algo importante ou que gira mal o tempo, o que transmite uma sensação de calma e controlo.


Acordar à hora planeada é importante para aproveitar o tempo da melhor forma e não estar à pressa, o que fará com que se sinta mais tranquilo e relaxado. Respirar fundo e calmamente antes de começar o dia permite energizar o corpo enquanto oxigena o cérebro e controla o ritmo matinal. Uma respiração profunda não só acalma o sistema nervoso como inicia uma resposta de relaxamento.


 


Praticar actividade física


Fazer pelo menos 20 minutos de actividade física como uma caminhada rápida, corrida, ciclismo, natação, ioga ou qualquer outro exercício que ponha o corpo em movimento não só é bom para o sistema cardiovascular e para a saúde física, como também para a saúde mental. Este hábito ajuda ainda a ter uma boa noite de sono.


Não é necessário que seja exercício de alta intensidade, pode simplesmente ser um passeio matinal que permita mover o corpo e limpar a mente. Só o facto de apanhar ar fresco e luz já desencadeia a produção de serotonina e revigora os níveis de energia para o dia.


 


Encontrar tranquilidade


Após o exercício ou caminhada matinal, é necessário reencontrar um momento de calma, o que pode ser feito através de meditação consciente durante 2, 5 ou 10 minutos. Este momento pode ser a única oportunidade de introspecção durante o dia, o que vai ajudar a que ganhe clareza e permaneça calmo mesmo sob a pressão no trabalho.


O ideal será ancorar a mente na respiração e no corpo para se manter presente e consciente, o que também será favorável nos momentos que exigem concentração, dado que permite um melhor autoconhecimento.


 


Conectar com o cérebro de forma positiva


No final da prática da quietude, pode ser necessário redesenhar e estabelecer intenções positivas para o dia. Verificar a multiplicidade de tarefas é fundamental para que o cérebro fique a par das responsabilidades diárias. Assim, definir duas ou três tarefas-chave e estabelecer intenções positivas ajuda a que tudo corra melhor.


Por exemplo, pode dizer a si próprio: «Estou ansioso pela reunião de hoje com [nome]» ou «estou tão entusiasmado com a minha apresentação de equipa], dando instruções ao cérebro sobre o que se avizinha.


 


Nutrir o corpo e a mente com um pequeno-almoço saudável


Independentemente do local onde se toma o pequeno-almoço, este é um importante aspecto da rotina que não deve ser ignorado. Nutrir o corpo, em vez de beber apenas café antes de sair a correr pela porta também faz diferença no dia-a-dia. Não só o corpo precisa de energia como o cérebro, que consome 50% da glicose disponível.


Considerar acordar mais cedo para se preparar com harmonia e serenidade pode trazer consideráveis benefícios, o que por vezes é posto de lado por se argumentar que é importante dormir mais meia hora. No entanto, não fazer as primeiras tarefas diárias com pressa tem um grande impacto no nosso sistema ajudando a controlar o ritmo diário e da vida.


Não é fundamental que, caso não tenha estes hábitos, os adopte a todos em simultâneo, pode fazê-lo aos poucos e de forma consciente. Após conseguir fazer uma alteração pode então passar à próxima e assim sucessivamente, o importante é começar e conseguir incorporar hábitos saudáveis e agradáveis na rotina matinal porque se conseguir ganhar a manhã, ganha o dia.


Pessoas bem sucedidas têm estes cinco hábitos matinais em comum. Se não os tem, comece agora – Human Resources (sapo.pt)


Comentários

Notícias mais vistas:

Diarreia legislativa

© DR  As mais de 150 alterações ao Código do Trabalho, no âmbito da Agenda para o Trabalho Digno, foram aprovadas esta sexta-feira pelo Parlamento, em votação final. O texto global apenas contou com os votos favoráveis da maioria absoluta socialista. PCP, BE e IL votaram contra, PSD, Chega, Livre e PAN abstiveram-se. Esta diarréia legislativa não só "passaram ao lado da concertação Social", como também "terão um profundo impacto negativo na competitividade das empresas nacionais, caso venham a ser implementadas Patrões vão falar com Marcelo para travar Agenda para o Trabalho Digno (dinheirovivo.pt)

Dormir numa bagageira

José Soeiro  O aparato da tecnologia avançada organiza as mais indignas regressões sociais. Radical é uma bagageira ser o quarto de um trabalhador De visita a Lisboa, John chamou um Uber mal chegou ao aeroporto. O carro veio buscá-lo, conta-nos a última edição do Expresso, mas o motorista resistiu a pôr as malas do turista na bagageira. Insistência de um lado e renitência do outro, houve uma altercação, até que a PSP interveio e exigiu que o motorista abrisse a bagageira do carro. Dentro dela, estava um homem - um outro motorista, que faz daquela bagageira o seu quarto, recanto possível para repousar o corpo. Segundo o jornal, não é caso único. A situação é comum entre os migrantes do Indostão a trabalhar para a Uber. Eis a condição extrema dos trabalhadores da gig economy num país europeu do século XXI. Lisboa, paraíso dos nómadas digitais, capital da Web Summit, viveiro de “unicórnios”, sede do centro tecnológico europeu da Uber, “modelo de ouro” das plataformas: cidade sem teto ...

O filme de ficção científica mais assistido da Netflix: Quase 500 milhões de espectadores, mas seu diretor afirma que "os críticos e os guardiões da cultura o odiaram"

 Foi número 1 em 85 países e o centro de uma notável polêmica. Um dos maiores sucessos cinematográficos da Netflix até hoje foi Não Olhe Para Cima, um filme de ficção científica que ainda ocupa o segundo lugar na lista dos filmes de todos os tempos dessa plataforma. No entanto, a Netflix apenas compartilhou dados de visualizações dos primeiros 91 dias, mas agora seu diretor Adam McKay afirmou que na realidade o filme foi visto por quase 500 milhões de espectadores. Número 1 em 85 países McKay concedeu uma entrevista à NME por ocasião dos incêndios que Los Angeles sofreu para, entre outros temas, comentar sobre a importância da mensagem sobre mudanças climáticas que Não Olhe Para Cima traz. Além disso, ele destaca o enorme sucesso que o filme teve, mas também a má recepção por parte da imprensa especializada: "Diante dessas catástrofes dramáticas que continuam acontecendo, um filme parece realmente pequeno e ridículo. Mas o que foi inspirador e energizante foi a resposta popular a ...